PENSAR "GRANDE":

***************************************************
[NÃO TEMOS A PRESUNÇÃO DE FAZER DESTE BLOGUE O TEU ''BLOGUE DE CABECEIRA'' MAS, O DE APENAS TE SUGERIR UM ''PENSAR GRANDE''].
***************************************************


“Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...” (Abraham Lincoln).=>> A MÁSCARA CAIU DIA 18/06/2012 COM A ALIANÇA POLÍTICA ENTRE O PT E O PP.

----

''Os Economistas e os artistas não morrem..." (NHMedeiros).

"O Economista não pode saber tudo. Mas também não pode excluir nada" (J.K.Galbraith, 1987).

"Ranking'' dos políticos brasileiros: www.politicos.org.br

=========
# 38 RÉUS DO MENSALÃO. Veja nomes nos ''links'' abaixo:
1Radio 1455824919 nhm...

valor ...ria...nine

folha gmail df1lkrha

***

terça-feira, maio 06, 2014

QUEM LÊ TANTA NOTICIA?

SINOPSES - RESUMO DOS JORNAIS

Sinopses anteriores:  
06 de maio de 2014
Correio Braziliense

Manchete: Um país à flor da pele
Sequência de crimes bárbaros cometidos em Brasília, Recife e Guarujá (SP) estarrece o Brasil

O enterro "do professor Guilherme, assassinado com tiro na cabeça ao reagir a assalto, provocou revolta em Brasília e se transformou em ato público pela redução da maioridade penal. O autor do disparo seria um garoto de 11 anos, que está foragido. Em São Paulo, moradora do Guarujá linchada, após ser confundida com seqüestradora de crianças para uso em rituais satânicos, não resistiu ao espancamento e morreu. Ela é a 20ª vítima, só neste ano, da onda de “justiçamentos” que se espalha pelo país. No Recife, suspeito de jogar, do alto da arquibancada, vaso sanitário que matou torcedor na saída do estádio do Arruda foi preso, admitiu o crime e apontou mais dois envolvidos. O caso, que teve forte repercussão internacional, ocorre a pouco mais de um mês da Copa e atinge em cheio a imagem do Brasil no exterior. (Págs. 1, 7, 22, Superesportes, capa e Visão do Correio, 12)

Compra de aplauso será investigada
Analisar imagens do pagamento a falsos militantes, na Câmara dos Deputados, deve ser o primeiro passo da apuração que pode apontar a quebra de decoro de Nelson Marquezelli (PTB-SP). (Págs. 1 e 3)
CPI mista da Petrobras a caminho
Renan Calheiros deve anunciar hoje a instalação de comissão formada por deputados e senadores para apurar denúncias relativas à Petrobras. O Planalto está preocupado com as investigações. (Págs. 1 e 2)
Prepare a agenda da sua emoção
Dilma Rousseff inaugura hoje o Itaquerão, palco de abertura do Mundial. Amanhã, o Brasil conhece o time que tentará o hexa. Confira o calendário da Copa até 12 de junho, quando a bola começa a rolar. (Págs. 1 e Superesportes, 2)
O aeroporto é logo ali
O trajeto entre o centro da cidade e o terminal de voos ficou, em média, 40 minutos mais rápido após a inauguração do túnel sob o Balão Sarah Kubitschek. (Págs. 1 e 21)
Seu bolso: Ficou simples migrar dívidas
Agora, o consumidor pode buscar juros mais em conta em outros bancos sem muita burocracia. (Págs. 1 e 10)
Família: Dupla maternidade de papel passado
A Certidão de Nascimento da pequena Helena atesta que ela é fruto do amor entre duas mulheres. (Págs. 1 e 19)
Poder de compra minguado já afeta o varejo (Págs. 1 e 9)

------------------------------------------------------------------------------------
Zero Hora

Manchete: E aí, decola?
Pista não se enxerga. Avião não se vê nem decola. Maio começou sob mau tempo no aeroporto da Capital. A um mês da Copa, ainda falta equipamento esperado desde 1997 e agora prometido para junho. (Págs. 1 e Notícias 10 e 11)
Os remédios chegam, o paciente não retira
35,9% dos medicamentos fornecidos por decisão judicial em 2013 ficaram nas prateleiras do Estado. Falha no poder público alimenta o desperdício. (Págs. 1 e Notícias 18)
Irresistível, mas perigoso
Alheios à lei e ao risco, motoristas usam celular ao volante, gerando 30% mais multas no RS em 2014. (Págs. 1 e SuaVida 26 e 27)
O último teste para o mundial
Inter e Atlético-PR, no sábado, simulará funcionamento do Beira-Rio nas cinco partidas da Copa.(Págs. 1 e Esporte 37)
------------------------------------------------------------------------------------
Brasil Econômico

Manchete: Consumo de etanol cai para 24% da frota de veículos flex
Apesar do aumento nas vendas no primeiro trimestre, a indústria do etanol atinge este ano sua pior participação no mercado de combustível desde 2008, quando abasteceu 90% da frota nacional. O represamento do preço da gasolina é apontado como a principal causa da perda de competitividade. O setor quer ampliar a mistura do biocombustível à gasolina. (Págs. 1, 4 e 5)
eBay com sotaque brasileiro
O site americano de comércio eletrônico lançou ontem a versão em português, reforçando a estratégia de investir nos países emergentes. “No Brasil, o setor é muito mais competitivo: as dez principais companhias dominam 80% do mercado”, explica Wendy Jones, diretora de expansão internacional do eBay. (Págs. 1, 12 e 13)
Exportações: Pauta do país tem perfil dos anos 40
Em 2014, as vendas do Brasil no exterior são lideradas por commodities na mesma intensidade do período de pré-industrialização. Especialistas atribuem o cenário ao câmbio e à política fiscal equivocada. (Págs. 1 e 6)
Confusão: IBGE decide retomar Pnad Contínua
Pouco mais de um mês após suspender a pesquisa, a diretoria do órgão voltou atrás e anunciou a próxima divulgação para 3 de junho. A presidente do IBGE, Wasmália Bivar, não garantiu que o cronograma trimestral deste ano será mantido. (Págs. 1 e 8)
Indústria: Motos vendem mais, mesmo sem crédito
Um esforço de venda entre montadoras e redes de concessionárias fez a indústria de motocicletas subir 3,7% no primeiro trimestre. O setor se mobilizou para enfrentar a queda de vendas esperada para a Copa. (Págs. 1 e 10)
Rogerio Studart: As mazelas políticas, ambientais e econômicas do crescimento da China (Págs. 1 e 7)

Nelson Vasconcelos: Banda larga fixa cede cada vez mais o lugar para a internet móvel (Págs. 1 e 14)

------------------------------------------------------------------------------------
Folha de S. Paulo

Manchete: Diretor da Petrobras omitiu riscos sobre aquisição no Japão
Compra de refinaria em Okinawa repetiu procedimento da controversa aquisição de empresa de Pasadena (EUA).

A aquisição da refinaria Nansei, no Japão, pela Petrobras, em 2008, foi aprovada pelo conselho de administração da empresa sem que ele fosse informado dos riscos do negócio identificados pelas áreas técnicas da estatal.

O caso é similar ao que ocorrera antes em outra aquisição controversa da Petrobras, a da refinaria de Pasadena, nos EUA, em 2006.

O resumo executivo que pedia aval à compra, de US$ 311 milhões, não informou que Nansei só se tornaria rentável se fosse adaptada para refinar o petróleo brasileiro, mais pesado, e se dobrasse sua capacidade de produção para 100 mil barris por dia. Restrições ambientais impediram essa ampliação, e a refinaria até hoje produz só 45 mil barris por dia.

O documento que embasou o negócio no Japão foi elaborado por Nestor Cerveró, então diretor da área internacional da Petrobras. Ele também preparou o resumo que sustentou a compra de Pasadena, considerado “falho” pela presidente Dilma.

A Petrobras afirmou que a aquisição da refinaria “estava alinhada ao planejamento da época”. (Págs. 1 e Poder A4)

Mauro Zafalon: China ampliará dependência de alimentos que o Brasil produz
O mundo receia a desaceleração chinesa. O país asiático poderá comprar menos minério, mas manterá o seu apetite por alimentos que o Brasil produz com destaque.

O governo dos EUA prevê que a importação chinesa de milho triplique e que a de soja cresça 62% em dez anos. 0 cenário também é promissor para as carnes. (Págs. 1 e Mercado B5)

Após crise, IBGE volta atrás e retoma pesquisa de emprego
Após crise institucional, a direção do IBGE voltou atrás e decidiu retomar a divulgação da pesquisa nacional de emprego, que havia sido contestada por senadores.

A suspensão havia levado duas diretoras a pedirem exoneração. A presidente do órgão, Wasmália Bivar, disse que a repercussão negativa pesou na decisão. “Seria bobagem [negar].” (Págs. 1 e Mercado B1)

Planalto muda de estratégia e defende a CPI mista da estatal
Apesar dos esforços para limitar a CPI da Petrobras ao Senado, o Planalto mudou de estratégia e fala agora em aceitar investigação mais ampla, com deputados. Para o governo, a CPI mista é inevitável porque os “deputados não querem ficar de fora do caso”. Para evitar duas CPIs, a saída será negociar a substituição da do Senado por uma conjunta. (Págs. 1 e Poder A4)
PSB deve mudar seu manifesto até junho, diz Campos
0 manifesto de 1947 sobre os princípios do PSB, que incluem limites à propriedade privada, será mudado até 10 de junho, data da convenção para oficializar a chapa da sigla à Presidência da República, disse o pré-candidato Eduardo Campos. A mudança não é consenso no partido. Líderes consideram o texto “histórico”. (Págs. 1 e Poder A6)
Polícia prende suspeito de jogar privada que matou torcedor (Págs. 1 e Esporte D3)

Cantareira, 10% 
Sistema bate recorde de baixa; para especialistas, solo trincado e ressecado atua como "esponja", o que deve atrasar a recuperação dos mananciais. (Págs. 1 e cotidiano C5)
Prefeito admite regularizar área invadida perto do ltaquerão
O prefeito Fernando Haddad (PT) comprometeu-se a analisar a possibilidade de regularizar o terreno invadido no sábado por famílias sem-teto a cerca de três quilômetros do estádio de abertura da Copa, o Itaquerão, zona leste de São Paulo.

Em março, Haddad prometeu regularizar ocupação na zona sul. Para o vereador oposicionista Andrea Matarazzo (PSDB), há “estímulo às invasões”. Sem-terra fazem hoje marcha de apoio aos sem-teto. (Págs. 1 e cotidiano C4)

Mulher espancada após boato de magia negra morre em SP
Uma dona de casa de 33 anos, mãe de dois filhos, morreu em Guarujá (SP), após ser espancada por moradores sob acusação de sequestrar crianças para rituais de magia negra. Segundo a família, a mulher foi confundida com um retrato falado difundido na internet. A polícia diz que não há registro de desaparecimento de crianças. (Págs. 1 e cotidiano C1)
Rosely Sayão: Demanda da sociedade é que deveria guiar as universidades (Págs. 1 e Cotidiano C2)

Editoriais: Leia “Racionamento afastado”, a respeito de descarte de rodízio de água, e “Ceticismo à iraniana”, sobre declarações de porta-voz do aiatolá. (Págs. 1 e Opinião A2) 

------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: