Brasil pode pagar mais por gás da Bolívia, afirma Morales:
O presidente boliviano Evo Morales disse nesta sexta-feira (19), no Rio de Janeiro, que a Bolívia precisa renegociar o preço do gás com o Brasil.
Segundo o presidente, que está no Rio para participar da Cúpula de Líderes do Mercosul, certos contratos que seu país mantém com o Brasil podem ser classificados como “solidários”. “Para a cidade de Cuiabá, fornecemos gás a US$ 1,90 por milhão de BTUs”, ressaltou.
O objetivo de Morales é aumentar o preço do gás fornecido ao Brasil para US$ 5 (por BTU - a unidade de medida usada para gás), preço praticado na Argentina. “Precisamos buscar um equilíbrio”, disse. Um reajuste do gás boliviano, segundo o presidente, não teria um impacto muito grande nas contas da Petrobras ou do governo brasileiro. “Precisamos buscar um certo equilíbrio”, explica.
Evo Morales disse não estar incomodado com o acordo entre Brasil e Venezuela para construir um gasoduto para abastecer o Norte e o Nordeste brasileiros com gás venezuelano. Morales afirma que conversou com o Hugo Chávez sobre o assunto e que a relação entre os dois não ficou estremecida. “Todos os países têm o direito de buscar mercados, desde que sem egoísmo”, ressaltou.
[:. Título e grifos nossos].
(Globo.com).
Nenhum comentário:
Postar um comentário