
Fita confirma erro de americanos do Legacy:
Brasília - Pilotos disseram ontem que a análise de diálogos dos americanos Joseph Lepore e Jan Paladino mostra que eram despreparados e não sabiam operar equipamentos do jato Legacy que se chocou com o Boeing da Gol em 29 de setembro, causando 154 mortes. A transcrição da caixa-preta do Legacy foi publicada ontem pelo jornal Folha de S. Paulo. Com base nela, pilotos acreditam que Lepore e Paladino não “plotaram” - digitaram - corretamente o plano de vôo no Flight Management System (FMS), equipamento que gerencia todos os dados do trajeto.
“Não souberam nem configurar o plano de vôo”, disse um comandante de aviões comerciais. O plano previa três altitudes diferentes de São José dos Campos (SP) a Manaus, mas o Legacy voou o tempo todo a 37 mil pés. Quanto bateu no Boeing, no Pará, o jato voava na contramão - deveria estar a 38 mil.
Nos diálogos, um dos americanos admite que estava com problemas para manejar o FMS. (Fonte: Paraná Online).
“Não souberam nem configurar o plano de vôo”, disse um comandante de aviões comerciais. O plano previa três altitudes diferentes de São José dos Campos (SP) a Manaus, mas o Legacy voou o tempo todo a 37 mil pés. Quanto bateu no Boeing, no Pará, o jato voava na contramão - deveria estar a 38 mil.
Nos diálogos, um dos americanos admite que estava com problemas para manejar o FMS. (Fonte: Paraná Online).
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N.B.: O ministro da Defesa, Valdir Pires, negou que o jato executivo Legacy, que teria colidido com o Boeing da Gol, era irregular e usado por traficantes. Segundo o ministro, o avião estava indo para os EUA e faria escala para reabastecimento em Manaus. (Fonte: NotíciasTerra; de 30/09/2006).
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