CRISE AÉREA. Não basta denunciar irregularidades;
A manchete da Folha de S.Paulo de domingo (8/4 – "Entidade alertou Lula de falhas no controle aéreo") [ver matéria no "site"] deve dar o que falar. Apesar de escondida pelo carnaval de fotos e oferta de brindes, a reportagem desmente uma incrível coleção de inverdades que as autoridades vêm oferecendo desde outubro passado. O relatório da Federação Internacional das Associações de Controladores de Tráfego Aéreo, feito em seguida à tragédia com o vôo 1907, foi categórico: nossos controladores estavam despreparados, os equipamentos eram obsoletos, a cobertura de rádio foi imperfeita e os sistemas operacionais eram inadequados. A conclusão foi encaminhada à presidência da República em novembro passado. A Polícia Federal já indiciou os pilotos do jato executivo Legacy, mas o governo ainda não revelou as demais providências técnicas ou legais cabíveis. A matéria da Folha deixa claro que o apagão aéreo poderia ter sido contornado, minimizado ou mesmo evitado ainda em novembro se as autoridades civis e militares tivessem examinado o relatório. Nenhuma das conclusões do relatório da Federação Internacional de Controladores constitui novidade. Alguns jornalistas mais rigorosos e persistentes têm publicado periodicamente avaliações semelhantes. E nada acontece. Por quê? Porque não basta denunciar uma irregularidade, é preciso insistir, martelar, desdobrar. A manchete de domingo na Folha, embora arrasadora, pode cair no vazio se nos dias seguintes jornais, rádios e TVs a ignorarem. Por Alberto Dines, Observatório da imprensa.
A manchete da Folha de S.Paulo de domingo (8/4 – "Entidade alertou Lula de falhas no controle aéreo") [ver matéria no "site"] deve dar o que falar. Apesar de escondida pelo carnaval de fotos e oferta de brindes, a reportagem desmente uma incrível coleção de inverdades que as autoridades vêm oferecendo desde outubro passado. O relatório da Federação Internacional das Associações de Controladores de Tráfego Aéreo, feito em seguida à tragédia com o vôo 1907, foi categórico: nossos controladores estavam despreparados, os equipamentos eram obsoletos, a cobertura de rádio foi imperfeita e os sistemas operacionais eram inadequados. A conclusão foi encaminhada à presidência da República em novembro passado. A Polícia Federal já indiciou os pilotos do jato executivo Legacy, mas o governo ainda não revelou as demais providências técnicas ou legais cabíveis. A matéria da Folha deixa claro que o apagão aéreo poderia ter sido contornado, minimizado ou mesmo evitado ainda em novembro se as autoridades civis e militares tivessem examinado o relatório. Nenhuma das conclusões do relatório da Federação Internacional de Controladores constitui novidade. Alguns jornalistas mais rigorosos e persistentes têm publicado periodicamente avaliações semelhantes. E nada acontece. Por quê? Porque não basta denunciar uma irregularidade, é preciso insistir, martelar, desdobrar. A manchete de domingo na Folha, embora arrasadora, pode cair no vazio se nos dias seguintes jornais, rádios e TVs a ignorarem. Por Alberto Dines, Observatório da imprensa.
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