deu na folha de s.paulo
Projeto de Niemeyer para Brasília é ilegal, diz Iphan
De Mario Cesar Carvalho:
Começou a dar chabu a ideia do arquiteto Oscar Niemeyer, 101, de presentear Brasília com uma praça e um obelisco no aniversário de 50 anos da cidade, a serem completados no ano que vem. O Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) do Distrito Federal considerou o projeto ilegal, por ferir, na avaliação do órgão, um dos artigos do tombamento da cidade: o que proíbe edificação nos canteiros centrais do Eixo Monumental.
Brasília foi tombada pelo governo distrital em 1987 e pelo governo federal em 1994. Os dois tombamentos vetam construções no canteiro central do Eixo Monumental.
A praça e o obelisco, que pode ter até cem metros de altura, seriam a maior intervenção em Brasília desde a sua inauguração em 1960, diz Niemeyer.
A praça ficaria a cerca de 400 metros da rodoviária de Brasília e seria o elo entre o complexo cultural norte, onde fica o Teatro Nacional, e o complexo cultural sul, cujo principal prédio é o da Biblioteca Nacional.
"Não se pode jogar no lixo o projeto de Lucio Costa", diz Alfredo Gaspal, superintendente do Iphan no Distrito Federal, referindo-se ao plano urbanístico sobre o qual foram construídos os prédios e monumentos de Niemeyer. "Esse plano tem um significado para a história do urbanismo que não pode ser alterada." Assinante do jornal leia mais em: Projeto de praça de Niemeyer para Brasília é ilegal, diz Iphan
------------------(*) VACA PROFANA (Caetano Veloso).
Respeito muito minhas lágrimas
Mas ainda mais minha risada
Inscrevo, assim, minhas palavras
Na voz de uma mulher sagrada
Vaca profana, põe teus cornos
Pra fora e acima da manada
Vaca profana, põe teus cornos
Pra fora e acima da man...
Ê, ê, ê, ê, ê,
Dona das divinas tetas
Derrama o leite bom na minha cara
E o leite mau na cara dos caretas (...)
>
>
http://vacaprofana.caetanoveloso.letrasdemusicas.com.br/
---------------
Nenhum comentário:
Postar um comentário