Jogadas da coluna
* * * *
O projeto Ficha Limpa é da mesma linhagem do Plano Real. Trata-se de uma norma preliminar, sem a qual o jogo se torna impossível. O dado mais importante de uma economia capitalista é o valor do dinheiro; de uma democracia liberal é a figura da representação, quando alguns são transformados pelo simbolismo político moderno fundado na escolha e na quantidade, numa pessoa única. O representar é uma incorporação livre e voluntária, como queria o bíblico Hobbes.
É uma delegação dada a um outro cidadão, de decidir sobre assuntos que o "nosso" grupo concorda. Como, pois, se deixar representar por canalhas e criminosos? O que representa um bandido com ficha na polícia, mas protegido pelo Parlamento?
Esse projeto tem repercussões entre os partidos e, como toda lei, não resolve nada enquanto não for honrada com sua aplicação ao real, punindo tanto os outros quantos os nossos. Isenção, sem a qual, as virtudes cívicas do altruísmo ? que Rousseau queria transformar em religião ? não superam o jogo da politicagem rasteira como rotina, como testemunhamos neste fim de governo.
* * * *
-----------
Nenhum comentário:
Postar um comentário