CNBB pede aos católicos que votem no candidato com respeito 'incondicional à vida'
DE BRASÍLIA/FOLHA.
A CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) lançou uma nota nesta sexta-feira afirmando que não indica candidatos na disputa presidencial, mas estimula os fiéis a votarem em quem apresenta "respeito incondicional à vida".
"Reafirmamos, ainda, que a CNBB não indica nenhum candidato, e recordamos que a escolha é um ato livre e consciente de cada cidadão. Diante de tão grande responsabilidade, exortamos os fiéis católicos a terem presentes critérios éticos, entre os quais se incluem especialmente o respeito incondicional à vida, à família, à liberdade religiosa e à dignidade humana", declarou, em nota.
A CNBB afirmou também que é direito e "dever" de cada bispo orientar os fiéis de suas dioceses "sobretudo em assuntos que dizem respeito à fé e à moral cristã".
A manifestação da entidade chega no momento em que o aborto virou um dos principais temas da campanha presidencial.
Estrategistas da campanha da candidata Dilma Rousseff (PT) avaliam que a petista não venceu no primeiro turno, entre outros motivos, devido a controvérsia sobre a posição dela. Em 2007, Dilma declarou-se a favor da descriminalização e agora afirma ser pessoalmente contra o aborto.
Na volta da propaganda eleitoral na TV, nesta sexta-feira, Dilma reforçou seu discurso de defesa à vida. Seu opositor, José Serra (PSDB), afirmou na TV que sempre condenou o aborto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário