segunda-feira, outubro 15, 2012

BRASIL: EDUCAÇÃO E INFRAESTRUTURA



Desafios Brasileiros

Corrida para chegar entre os primeiros


O Estado de S. Paulo - 15/10/2012
 

Corrida para chegar entre os primeiros
Pela primeira vez, o Brasil está entre os 50 países mais competitivos, segundo relatório do Fórum Econômico Mundial. Mas ocupa o 48º lugar entre 144 analisados. Melhorar os níveis educacionais, investir em infraestrutura e reduzir a mão forte do Estado são alguns gargalos apontados no 1° caderno da série "Desafios Brasileiros", uma iniciativa de O Estado de S. Paulo e O Globo, que aborda competitividade.

Pela primeira vez, o Brasil passa a figurar entre os 50 países mais competitivos, de acordo com relatório do Fórum Eco­nômico Mundial. Mas o País não ficou bem na foto: ocupa o 48° lugar, entre 144 analisados. 
Considerando que despon­tou como a sexta economia do mundo - tirando o posto do Reino Unido -, os números parecem, no entanto, um boca­do desanimadores. 
Afinal, é esse mesmo Brasil que tem ape­nas 1,4% do comércio mundial e ainda depende, excessiva­mente, da venda de produtos básicos (como soja, minério de ferro e café) para somar divisas. Melhorar os níveis edu­cacionais, investir mais pesadamente em portos, aeropor­tos, ferrovias e estradas e reduzir a mão forte do Estado são algumas das premissas para ser competitivo e avançar posi­ções. Esses gargalos são apontados por técnicos de diversos setores no primeiro caderno da série "Desafios Brasilei­ros", uma iniciativa de O Estado de S. Paulo e O Globo, que aborda o tema da competitividade.
Mas o Brasil também reúne bons exemplos de em­presas e institutos de pesquisa que fazem bonito: in­vestem, geram conhecimento de ponta e colocam o País no mapa da inovação e do desenvolvimen­to de tecnologias. Não são poucos os desafios do governo - que precisa apostar alto na aprovação de reformas, como a tributária e a traba­lhista da sociedade e da iniciativa privada.
Tudo para reduzir a distância entre o Brasil e as outras grandes nações que buscam o progresso e a geração da riqueza. O próxi­mo caderno, no dia 22, tratará de Merca­do de Trabalho e Educação.

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