Se Marina disputar, é prejuízo para Dilma
Palavra de especialista, Marcelo Simas
"O PT tem escolhido como adversário preferencial o PSDB. É uma briga que o PT já conhece e que, no plano simbólico, ele consegue vencer;
é uma polarização que ele já ganhou. PT e PSDB são distinguíveis no
plano simbólico, um é a política social, o outro, a privatização.
O que atrapalhou o PT na eleição de 2010 foi a novidade de uma terceira opção, vinda com a candidatura da Marina Silva. Por isso, a mais prejudicada, caso ; Marina vá para a disputa, é a presidente Dilma Rousseff. Na última eleição presidencial, 20 milhões de eleitores, que foram os votos para Marina, mostraram que não estavam mais interessados nesse debate polarizado.
Agora, não fica claro qual será o maior favorecido se Marina disputar. É uma incógnita para a estratégia da oposição—tanto da candidatura do Aécio Neves quanto do Eduardo Campos—o efeito que Marina terá. Um efeito positivo seria levar a eleição ao 2o turno, mas não vai ser positivo para o Aécio se quem for para o segundo turno for Marina, não ele. Não é clara a natureza do eleitorado da Marina, mesmo os votos dela tendo ido mais para Dilma no segundo turno em 2010 do que para José Serra".
 |
Nenhum comentário:
Postar um comentário