###
A proposta deste blogue é incentivar boas discussões sobre o mundo econômico em todos os seus aspectos: econômicos, políticos, sociais, demográficos, ambientais (Acesse Comentários). Nele inserimos as colunas "XÔ ESTRESSE" ; "Editorial" e "A Hora do Ângelus"; um espaço ecumênico de reflexão. (... postagens aos sábados e domingos quando possíveis). As postagens aqui, são desprovidas de quaisquer ideologia, crença ou preconceito por parte do administrador deste blogue.
sexta-feira, agosto 02, 2013
CLAMOR DAS RUAS: ''VOCÊS NÃO ENTENDERAM NADA, NADA..." (Caetano Veloso)
###
02/08/2013 - 03h27
PT acerta candidatura de Padilha em São Paulo
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva definiu, ao lado de outros petistas da cúpula do partido, a candidatura do ministro Alexandre Padilha (Saúde) para o governo paulista no ano que vem.
O martelo foi batido em reuniões do ministro em São Paulo na terça-feira, conforme revelou ontem a coluna "Painel". Segundo a Folha apurou, ficou acertado que Padilha só se assumirá na disputa após concluir a tramitação da medida provisória que assegura a "importação" de médicos estrangeiros para o país --o programa Mais Médicos.
Ministro da Saúde vai ao Congresso em busca de apoio
Ministro da Saúde diz estar 'otimista' com aprovação da MP dos médicos
Ministro da Saúde diz estar 'otimista' com aprovação da MP dos médicos
No cronograma do titular da Saúde, o Congresso finaliza a votação em novembro, abrindo caminho para seu lançamento no mês seguinte. Padilha não quer contaminar o projeto de Dilma Rousseff com o debate eleitoral, e resistiu aos apelos de aliados para que formalizasse a decisão antes desse prazo.
Pela estratégia combinada na última terça-feira, após ter almoçado com Lula e se reunido com a cúpula estadual da legenda, todos dirão que ele é o candidato, mas o ministro negará a decisão.
O plano já rendeu gracejos. Nos bastidores, brinca-se que Padilha "é um candidato dentro do armário".
Consultado, ele refuta a ideia. "Quem pensa em 2014 agora está fora da casinha."
O acordo fechado inclui ainda a desaceleração de seus compromissos públicos no Estado para evitar acusações de uso da máquina ministerial e campanha antecipada. No lugar de agendas oficiais, apostará nos encontros privados, incluindo conversas com potenciais aliados.
Petistas gostariam de uma formalização da candidatura já em agosto. O objetivo era aproveitar o que o partido vê como momento de maior desgaste do governador Geraldo Alckmin (PSDB).
Antes, Lula não considerava o correligionário a melhor opção justamente pela ausência de uma marca forte na gestão do ministério. Os ministros Aloizio Mercadante (Educação) e Marta Suplicy (Cultura) recusaram. O prefeito Luiz Marinho (São Bernardo) diz que concluirá o mandato.
-------------
#############
DENGOSA!
###
Estado de saúde de Sarney é estável
Senador continua internado na UTI, mas respira sem ajuda de aparelhos, de acordo com boletim médico divulgado nesta sexta, 2
02 de agosto de 2013 | 14h 17
Isadora Peron - O Estado de S.Paulo - Agência Estado
O senador José Sarney (PMDB-AP) continua internado na UTI do hospital Sírio-Libanês, mas apresenta um quadro estável, de acordo com o boletim médico divulgado às 13h45 desta sexta-feira. Segundo o hospital, Sarney está "consciente, lúcido e respirando sem a ajuda de aparelhos".
O ex-presidente da República apresenta uma infecção pulmonar, cuja causa ainda é investigada. Na quinta-feira, 1º, o deputado Zequinha, filho de Sarney, disse que não estava descartada a possibilidade de ele ter contraído dengue.
O ex-presidente da República começou a se sentir mal no último domingo, 28, em São Luís (MA), quando teve febre e calafrios. Ele foi transferido para São Paulo a pedido da família na quarta-feira, 31.
Visitas. O ministro da Pesca, Marcelo Crivella, visitou o Sarney. Ao deixar o hospital, disse que o encontrou "bem", "corado" e sem febre. Evangélico, Crivella relatou ter feito uma oração com o senador e que deixava o hospital confiante de que o ex-presidente voltará em breve ao Senado.
O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) também esteve no hospital nesta sexta, 2, mas não conseguiu ver o ex-presidente, que passava por uma bateria de exames naquele momento. O petista contou que Sarney está acompanhado pela mulher e dois de seus filhos, a governadora do Maranhão Roseana Sarney (PMDB) e o deputado Zequinha Sarney (PV-MA).
MORTALIDADE INFANTIL E EXPECTATIVA DE VIDA
###
################
http://www.estadao.com.br/noticias/cidades,mortalidade-infantil-no-brasil-tem-reducao-de-758-em-tres-decadas,1059894,0.htm
Mortalidade infantil no Brasil tem redução de 75,8% em três décadas
Taxa teve redução de 69,1 para 16,7 por mil nascidos vivos; o melhor índice é de Santa Catarina e o pior, de Alagoas
02 de agosto de 2013 | 11h 12
Wilson Tosta - O Estado de S. Paulo
RIO - A taxa de mortalidade infantil (zero a um ano de idade) teve forte queda no Brasil entre 1980 e 2010, segundo trabalho divulgado nesta sexta-feira, 2, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Nessas três décadas, o número caiu de 69,1 para 16,7 por mil nascidos vivos, redução de 75,8%.
Veja também:
A menor taxa de 2010 foi a de Santa Catarina, 9,2 por 1000, e a maior foi a de Alagoas, 30,2. No período examinado, a região que obteve maiores declínios foi o Nordeste. Ainda assim, mantém a maior taxa, 23 por 1000 nascidos vivos.
Na mortalidade da infância (até cinco anos) ocorreu o mesmo fenômeno. Em 1980, era 84 por mil, passando a 19,4 por mil em 2010. Isso significou uma queda de 65 mortes para cada 1000 nascidos vivos e levou o País a bater, com cinco anos de antecedência, o quarto Objetivo do Milênio - reduzir em 2/3, até 2015, esse indicador, em relação a 1990.
Maranhão é a unidade da federação com menor expectativa de vida do Brasil
Nascidos no Estado chegavam, em média, aos 68 anos em 2010, contra 73 anos considerando-se os brasileiros como um todo
Wilson Tosta - O Estado de S. Paulo
A unidade da federação do Brasil com menor expectativa de vida ao nascer em 2010 era o Maranhão, com 68 anos, oito meses e sete dias, na média de ambos os sexos. Na média do País, a expectativa verificada no mesmo ano foi de 73 anos, nove meses e três dias, segundo pesquisa divulgada nesta sexta-feira, 2, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Veja também:
Expectativa de vida no Brasil cresce 11 anos entre 1980 e 2010
Mortalidade infantil no Brasil tem redução de 75,8% em três décadas
O levantamento mostra que o Maranhão sofreu uma queda: em 1980, os maranhenses estavam em 23º lugar, com 54 anos e seis meses. Apesar do aumento de quatorze anos e seis dias, outros Estados avançaram mais. O maior acréscimo no indicador de 1980 a 2010 foi no Rio Grande do Norte, que passou do 22º para 9º lugar no ranking. O indicador potiguar avançou 14 anos, sete meses e 24 dias, para os homens, e 17 anos e nove dias, para as mulheres.
Em 1980, Alagoas era a unidade da Federação com menos esperança de vida ao nascer, 55 anos, oito meses e oito dias, mas foi a 69 anos, dois meses e cinco dias em 2010,quando ficou em penúltimo. Essa mudança se deveu sobretudo ao acréscimo de 15 anos, três meses e 27 dias na expectativa de vida das mulheres, que no período foi de 58 anos, dez meses e dois dias para 73 anos, onze meses e 19 dias, enquanto o Maranhão passou a ter a menor expectativa de vida feminina do País, 72 anos nove meses e sete dias.
http://www.estadao.com.br/noticias/cidades,mortalidade-infantil-no-brasil-tem-reducao-de-758-em-tres-decadas,1059894,0.htm
''NAU SEM RUMO'' (nome fantasia de um vinho suave, anos 60)
02/08/2013 | |
''PEDRO CAROÇO/ FILHO DE ZEFA GAMELA/ PASSA O DIA NA ESQUINA/ FAZENDO ACENO PARA ELA..." (Genival Lacerda)
02/08/2013 | |
''O ENTERRO DA CAFETINA'' (Título de filme; ficção)
02/08/2013 | |
SAÚDE PÚBLICA E SUSto
02/08/2013 | |
''O REI MORREU! VIDA LONGA PARA O NOVO REI!''
02/08/2013 | |
''CAI O REIS DE ESPADA... CAI NÃO FICA NADA'' (Ivan Lins)
02/08/2013 | |
IDH-EDUCAÇÃO (II): A ESPERA DE UM MILAGRE (Título de filme)
02/08/2013 | |
IDH-EDUCAÇÃO. AS '''HPs'' NÃO QUALIFICARAM O ''ÁBACO''
02/08/2013 | |