
SÍRIA envia tropas para a fronteira com ISRAEL:
O Exército sírio movimentou tropas em direção à fronteira com Israel nas colinas do Golã, segundo informações publicadas nesta quinta-feira no jornal israelense "Haaretz". A publicação informa ainda que Síria entrou em uma corrida armamentista com a ajuda do Irã. "Nos últimos tempos, o Exército sírio se reforça em todas as áreas com a ajuda financeira do Irã de uma forma sem precedentes", diz o jornal, acrescentando que a corrida armamentista se concentra sobretudo em mísseis e foguetes de longo alcance.
"Parece que tropas sírias se movimentaram para instalar-se nas imediações da fronteira em Golã", diz Zeev Schiff, correspondente de assuntos militares do jornal. Segundo ele, movimentos similares foram o prelúdio da ofensiva síria nesta região na guerra árabe-israelense do Iom Kippur, em outubro de 1973 [o conflito começou com ataques coordenados de Exércitos árabes na península do Sinai --tomada por Israel do Egito, em 1967-- e nas colinas do Golã --tomadas da Síria também em 1967].
(...) Nesta quarta-feira, o Exército israelense executou importantes manobras nas colinas do Golã, com unidades de infantaria blindadas, artilharia e aviação. O ministro israelense da Defesa, Amir Peretz, afirmou que o exercício não estava vinculado a um eventual conflito.
No final de 2006, Peretz desmentiu categoricamente informações divulgadas pela imprensa israelense sobre a eventualidade de uma guerra com a Síria em meados de 2007, após declarações de autoridades sírias sobre uma eventual opção militar para recuperar Golã. As negociações entre Israel e Síria estão suspensas desde 2000. Damasco exige a restituição das colinas do Golã, conquistadas em 1967 por Israel e anexadas em 1981. Mais de 15 mil israelenses permanecem na região. (Fonte: Folha Online).
Nenhum comentário:
Postar um comentário