
Gautama tem ao menos 36 obras sob suspeita.
Levantamento do G1 mostra que pelo menos 36 obras da construtora Gautama estão sob suspeita em 11 estados e no Distrito Federal. São obras paradas, suspensas e até mesmo interrompidas devido ao cancelamento dos contratos. A Operação Navalha, deflagrada em 17 de maio, lançou suspeitas sobre a atuação da empresa ao desmontar um esquema de superfaturamento de obras públicas e fraude em licitações. O proprietário da Gautama, Zuleido Soares Veras, foi preso pela Polícia Federal junto com outros 16 funcionários da empresa, entre diretores e engenheiros. Os problemas com obras da empreiteira não começaram com as investigações da Navalha. Em muitos casos, os processos e indícios de irregularidades são antigos. Já em outros, a operação levantou suspeitas e gerou novas investigações, como no caso da Companhia Energética do Piauí (Cepisa), que suspendeu o contrato da construtora para obras do Programa Luz para Todos. A divulgação das suspeitas pode ter conseqüências ainda maiores para a Gautama. Recentemente, a Controladoria-Geral da União (CGU) recomendou ao Ministério da Integração Nacional que a construtora seja declarada sem idoneidade para participar de concorrências da administração pública. O advogado Luiz Fernando Pacheco, que cuida da defesa de Zuleido e dos funcionários da Gautama na esfera criminal, disse que a empresa não comentará eventuais irregularidades em obras sob suspeita. Ele afirmou que a Gautama ainda contratará um escritório de advocacia para cuidar das questões administrativas da empresa. Por ora, informou, a Gautama não se manifestará.
Confira as obras da Gautama com algum tipo de problema em cada estado: (ver parte II). G1, Maria Angélica Oliveira, foto matéria.
Confira as obras da Gautama com algum tipo de problema em cada estado: (ver parte II). G1, Maria Angélica Oliveira, foto matéria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário