
[Chargista: JoãoBosco]
A proposta deste blogue é incentivar boas discussões sobre o mundo econômico em todos os seus aspectos: econômicos, políticos, sociais, demográficos, ambientais (Acesse Comentários). Nele inserimos as colunas "XÔ ESTRESSE" ; "Editorial" e "A Hora do Ângelus"; um espaço ecumênico de reflexão. (... postagens aos sábados e domingos quando possíveis). As postagens aqui, são desprovidas de quaisquer ideologia, crença ou preconceito por parte do administrador deste blogue.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/esporte/ult92u341099.shtml
Fiscalização ineficiente atrapalha exportação de leite, diz fazendeiro. A fiscalização mais rigorosa do leite é apontada por fazendeiros como um dos fatores para que o produto consiga ampliar a participação no mercado fora do país, além de beneficiar os consumidores locais, que ficariam sujeitos a menos riscos. “A exportação é incipiente no Brasil. Se as produtoras passassem por um rigor maior na avaliação, acredito que teríamos chance de aumentar as vendas para os outros países”, afirma Aníbal Eugênio Vercesi Filho, um dos proprietários da Fazenda Morro D'Água e diretor técnico da Associação Brasileira de Criadores de Gir Leiteiro (Abcgil). G1, SP.
Na Itália, burro vira coletor de lixo. Palermo resolveu trocar caminhões por burros. Gari levam os bichos pelas ruas de cidade. Segundo informações das autoridades, os caminhões foram substituídos pelos burros porque emitem gás carbônico em excesso. Da AFP, G1.
SÃO PAULO - A Vigilância Sanitária retirou 286 litros de leite de quatro grandes supermercados de Brasília, nesta terça-feira, 30, segundo reportagem do jornal DFTV, da TV Globo. Os lotes recolhidos foram condenados pela Polícia Federal por suspeitas de contaminação com soda cáustica e água oxigenada.
Lotes das marcas de leite Calu, Centenário e Parmalat estão sendo retirados do mercado. Na última semana, a PF desmontou uma quadrilha que adulterava leite em duas cooperativas mineiras adicionando substâncias químicas irregulares ao produto com o objetivo de aumentar seu prazo de validade. No Distrito Federal, a Vigilância Sanitária só encontrou rastro de fraude, até agora, em alguns produtos da marca Parmalat. Os lotes interditados são LCZL 01 e LCZL 06. O diretor da Vigilância Sanitária do DF, Laércio Cardoso, lembra que o número do lote, a data de fabricação e a da validade têm que estar visíveis na embalagem. O lote é um conjunto de números, letras ou os dois juntos, que identifica os produtos fabricados pela empresa em determinado dia. Caso haja alguma desconfiança sobre a mercadoria, fica mais fácil identificar e retirar do mercado apenas os lotes com problema. Na última segunda-feira, foi publicada no Diário Oficial da União resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que determina a interdição cautelar de lotes de leite tipo longa-vida comercializados pelas empresas Parmalat, Calu e Centenário. Os lotes de leite que foram interditados não devem ser consumidos. Porém, até este momento, não há restrição de consumo e comercialização para outros lotes do produto. Os estoques de leite cujos lotes estão interditados não podem ser comercializados nem devem estar acessíveis à população nos pontos de venda, locais sujeitos à fiscalização sanitária. Desde quinta-feira, as Vigilâncias Sanitárias dos Estados e municípios estão orientadas a interditar preventivamente os lotes de leite que "não estão em conformidade", isto é, apresentaram acidez ou alcalinidade em desacordo com a legislação do Ministério da Agricultura. O consumidor que tiver adquirido leite cujo lote está interditado não deve, por precaução, consumir o produto. A população pode apresentar o leite (cujo lote está interditado) ao estabelecimento comercial em que o produto foi adquirido e ainda informar ou encaminhar o leite à Vigilância estadual ou municipal. A Anvisa orienta ainda que, em caso de verificação de qualquer aspecto diferente no produto - como a cor, o cheiro ou o paladar - o consumidor também comunique o fato à autoridade sanitária local. Estadão, 3010. Duke.
Fifa oficializa Brasil como sede da Copa do Mundo-2014.
Candidato único, o Brasil foi confirmado na tarde desta terça-feira pela Fifa como sede da Copa do Mundo de 2014. Apesar de não ter concorrentes, o país poderia ser vetado se não cumprisse as exigências da entidade máxima do futebol. Nesta terça, a candidatura brasileira fez sua última apresentação, em Zurique, na Suíça, e foi elogiada pelo presidente da Fifa, Joseph Blatter. O Brasil mandou uma delegação de peso para apoiar a candidatura, incluindo o presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, 12 governadores estaduais, o ministro do Esporte, Orlando Silva, o senador Marconi Perillo, representando o Congresso Nacional, o escritor Paulo Coelho, o atacante Romário e o técnico da seleção brasileira, Dunga.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/esporte/ult92u341044.shtml
Eleita, Cristina Kirchner ainda precisa conquistar Buenos Aires. Primeira mulher eleita presidente da Argentina, Cristina Fernández de Kirchner conquistou mais de 8 milhões de votos -ou 45% do eleitorado- e venceu em quase todo o país. Mas perdeu justamente na cidade mais rica, mais populosa e mais importante da Argentina, a capital Buenos Aires. Foi uma derrota localizada já esperada, mas doída para a atual primeira-dama. Tanto que horas depois de confirmada sua vitória nas urnas o chefe de gabinete de seu marido pediu aos portenhos (habitantes de capital federal) que "deixem de votar como uma ilha". "Peço-lhes que a cidade [de Buenos Aires] seja parte do país, e deixem de pensar nela como uma ilha dentro da Argentina", afirmou Alberto Fernández, um dos homens fortes do governo de Néstor Kirchner, o atual presidente e marido de Cristina. Em Buenos Aires, Cristina foi a segunda colocada na eleição presidencial, com cerca de 23,6% dos votos. A vencedora na capital federal foi Elisa Carrió, com 37,6% dos votos. Fabio Schivartche do G1, em Buenos Aires. 3010.
Enterro de estudante é marcado por protesto no PR. Parentes e amigos de Amanda Rossi fizeram nesta terça-feira (30) um protesto contra a violência depois do enterro da estudante, em Londrina (PR). Amanda, de 22 anos, que estava desaparecida desde sábado (27), foi encontrada morta segunda-feira (29) no campus da universidade onde estudava educação física. (...) Amanda desapareceu sábado à noite de um festival de dança que ajudou a organizar em um ginásio. Foi vista pela última vez saindo sozinha, por volta das 23h. O corpo só foi achado na segunda de manhã, por um zelador, na casa de máquinas da piscina da universidade. Segundo a polícia, Amanda levou uma pancada na cabeça e depois foi estrangulada. A polícia já começou a ouvir amigos que estavam no festival. Agora, espera as fitas do sistema de segurança do campus para tentar esclarecer o crime. Do G1, com informações do Jornal Hoje.
Pré-candidato do PMDB quer Romário para vice-prefeito no Rio.
ZURIQUE, Suíça - Eduardo Paes, secretário de Turismo do Rio e recém-filiado ao PMDB, afirmou nesta terça-feira, 30, que iria convidar Romário para ser vice em sua chapa para prefeitura do Rio em 2008. A revelação foi feita em Zurique, na Suíça, onde governadores e políticos participaram da cerimônia na sede da Fifa que confirmou o Brasil como sede da Copa do Mundo em 2014. "Achávamos que era brincadeira, mas tudo indica que não é", contou Jaques Wagner (PT), governador da Bahia. Questionado pelo Estado, o atacante e técnico apenas riu e deixou a Fifa sem responder à pergunta. JAMIL CHADE E LEONENCIO NOSSA - Agencia Estado. Foto AP. 3010.