
A proposta deste blogue é incentivar boas discussões sobre o mundo econômico em todos os seus aspectos: econômicos, políticos, sociais, demográficos, ambientais (Acesse Comentários). Nele inserimos as colunas "XÔ ESTRESSE" ; "Editorial" e "A Hora do Ângelus"; um espaço ecumênico de reflexão. (... postagens aos sábados e domingos quando possíveis). As postagens aqui, são desprovidas de quaisquer ideologia, crença ou preconceito por parte do administrador deste blogue.
sexta-feira, fevereiro 02, 2007
REFORMA MINISTERIAL: "TÔ ME GUARDANDO P´RÁ QUANDO O CARNAVAL CHEGAR..."
(*) ... Eu tô só vendo, sabendo, sentindo, escutando e não posso falar. Tô me guardando pra quando o carnaval chegar
... (Quando o Carnaval chegar; Chico Buarque).
*********************
Lula diz que não tem pressa para trocar ministros e minimiza racha na base:
Essa é a quarta vez que o presidente Lula adia o anúncio da reforma ministerial. Passada a eleição, ele havia prometido anunciar a nova equipe até meados de dezembro. O anúncio ficou para o Natal e foi adiado para depois das eleições no Congresso. (Fonte: Folha Online).

*********************
Lula diz que não tem pressa para trocar ministros e minimiza racha na base:
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva admitiu nesta sexta-feira que a reforma ministerial não começará tão cedo. O Planalto vinha afirmando que o troca-troca de ministros seria iniciado logo depois das eleições no Congresso, realizadas ontem.
Hoje, Lula disse que não tem pressa para começar a reforma ministerial. "A reforma ministerial não começa na segunda-feira porque eu não estou com pressa de começar a reforma", afirmou o presidente durante inauguração de uma estação de tratamento de esgoto em Campinas.
Sem dar prazo para as articulações, Lula afirmou que "em algum momento" vai negociar a indicação de nomes para os cargos de primeiro escalão. "Em algum momento eu vou começar a chamar os partidos políticos e discutir as mudanças que tenho de fazer no governo", disse.
Essa é a quarta vez que o presidente Lula adia o anúncio da reforma ministerial. Passada a eleição, ele havia prometido anunciar a nova equipe até meados de dezembro. O anúncio ficou para o Natal e foi adiado para depois das eleições no Congresso. (Fonte: Folha Online).
CÂMARA: ANISTIA (Fundos de campanha ...)

Poucos políticos festejaram tanto o triunfo do petista Arlindo Chinaglia quanto o deputado cassado José Dirceu (PT-SP). Embalado pela acomodação do companheiro de partido na cadeira de presidente da Câmara, Dirceu programa para o início de março o lançamento de uma campanha para tentar reaver os seus direitos políticos, anulados até o ano de 2014.
Em reserva, Dirceu revelou a petistas que privam de sua intimidade detalhes de sua estratégia. Para difundir a causa, levará à internet um sítio pró-anistia. Ali, será retratado como vítima de uma vendeta política. Venderá a tese de que seu mandato foi passado na lâmina sem provas de que tenha delinqüido. (Fonte: Blog do Josias).
AQUECIMENTO GLOBAL: ("... no longo prazo todos estaremos mortos", by J. M. Keynes)

Temperatura do planeta aumentará até 4ºC até 2100, diz ONU:
A temperatura média do planeta subirá de 1,8ºC a 4ºC até 2100, provocando um aumento do nível dos oceanos de 18 a 59 centímetros, inundações e ondas de calor mais freqüentes, além de ciclones mais violentos durante mais de um milênio.
A temperatura média do planeta subirá de 1,8ºC a 4ºC até 2100, provocando um aumento do nível dos oceanos de 18 a 59 centímetros, inundações e ondas de calor mais freqüentes, além de ciclones mais violentos durante mais de um milênio.
As conclusões foram anunciadas nesta sexta-feira em Paris pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, em inglês), da ONU (Organização das Nações Unidas). O comitê do IPCC engloba centenas de cientistas e representantes de 113 países.
O IPCC afirmou ainda que as emissões passadas e futuras de CO2 continuarão contribuindo para o aquecimento global e a elevação do nível dos mares durante mais de um milênio, levando em consideração sua permanência na atmosfera.
Se os países não adotarem os meios para reduzir a poluição da atmosfera, a temperatura média pode aumentar até 6,4%.
Este desajuste modificará totalmente as condições climáticas: provocará ondas de forte calor, as inundações serão cada vez mais freqüentes, os ciclones tropicais, tufões e furacões provavelmente serão mais intensos, os recursos de água potável diminuirão e a elevação do nível do mar pode provocar o desaparecimento de algumas ilhas e superfícies férteis. (Fonte Folha Online)
CÂMARA: "BASE ALIADA" (´Pero no mucho!´)

Ciro disse que a disputa no segundo turno só serviu para "sangrar um pouco mais a base aliada". "É algo abaixo da sensatez", afirmou o ex-ministro da Integração de Lula.
O desgaste na base ficou evidente nesta semana durante debate promovido pela TV Câmara, quando Aldo afirmou que não "julga prudente nem equilibrado a concentração de poder" nas mãos de um só partido. "Não creio que se deva dar mais força a um único partido. Não julgo prudente para o próprio PT a concentração de poder", disse.
**********
Na primeira entrevista após a eleição, o presidente da Câmara, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), minimizou a disputa na base pelo comando da Casa. Chinaglia disse que não vê com 'tanta dramaticidade' o racha que colocou de um lado o PT e PMDB e de outro tradicionais aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, como PC do B, PSB e PDT. Sobre a disputa, Chinaglia disse que a grande surpresa ficou por conta do PSDB. O partido foi decisivo para garantir a vitória do petista no segundo turno. "O PSDB me chamou a atenção, não só a minha mas a quase totalidade do povo brasileiro", afirmou. (Fonte: Folha Online).
CÂMARA: CHINAGLIA (PT-SP) ELEITO !

CHINAGLIA é o presidente da CÂMARA:
Apoiado por um megabloco partidário, o petista Arlindo Chinaglia (SP) venceu a eleição para a presidência da Câmara. Com 261 votos, Chinaglia superou Aldo Rebelo (PC do B-SP) no segundo turno da eleição. Foram contabilizados ainda 6 votos em branco.
O megabloco de Chinaglia é formado por PMDB, PT, PP, PR, PTB, PSC, PTC e PT do B. Essa costura foi criticada por tradicionais aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, como o deputado Beto Albuquerque (PSB-RS). "O presidente Lula disse que queria um eixo de centro-esquerda no seu governo. Nós levamos isso a sério. O PT não fez eixo de centro-esquerda, mas de centro-direita", afirmou ele ontem.O racha na base aliada foi criticado por aliados fiéis de Lula. O deputado Ciro Gomes (PSB-CE), ex-ministro de Lula, rebateu a declaração do presidente sobre o racha na base aliada provocado pela disputa de Aldo e Chinaglia (PT-SP) à presidência da Câmara.
*******(Hoje) de manhã, Lula minimizou as feridas provocadas pelo embate entre dois candidatos da base. "Um pouco de mercúrio resolve todo o problema", disse o presidente ao ser questionado sobre como curaria as feridas políticas deixadas pelo racha provocado pelas duas candidaturas da base aliada.
"QUEM LÊ TANTA NOTÎCIA" ???
"Considerando que nossas férias trabalhistas estão acabando, estamos estreiando (hoje, 02/02) a coluna QUEM LÊ TANTA NOTÍCIA, inspirada na letra Alegria, Alegria, de Caetano Veloso (ver abaixo).
Nela, os leitores terão uma indicação das manchetes nacionais e internacionais do dia, publicadas na mídia, como SUGESTÃO para leitura extra-blog.
Esta coluna será postada pouco antes do happy-hour".
***************************
Alegria, Alegria
Caetano Veloso Composição: Caetano Veloso
'Caminhando contra o vento Sem lenço, sem documento. No sol de quase dezembro Eu vou O sol se reparte em crimes, Espaçonaves, guerrilhas Em cardinales bonitas Eu vou Em caras de presidentes Em grandes beijos de amor Em dentes, pernas, bandeiras, bomba e Brigitte Bardot
O sol nas bancas de revista Me enche de alegria e preguiça Quem lê tanta notícia
Eu vou Por entre fotos e nomes Os olhos cheios de cores O peito cheio de amores vãos Eu vou Por que não, por que não Ela pensa em casamento E eu nunca mais fui à escola Sem lenço, sem documento, Eu vou Eu tomo uma coca-cola Ela pensa em casamento E uma canção me consola Eu vou Por entre fotos e nomes Sem livros e sem fuzil Sem fome sem telefone No coração do brasil Ela nem sabe até pensei Em cantar na televisão O sol é tão bonito Eu vou Sem lenço, sem documento Nada no bolso ou nas mãos Eu quero seguir vivendo, amor Eu vou Por que não, por que não... '
(*) Há boatos (on line) que esta estátua foi roubada (!?).