A proposta deste blogue é incentivar boas discussões sobre o mundo econômico em todos os seus aspectos: econômicos, políticos, sociais, demográficos, ambientais (Acesse Comentários). Nele inserimos as colunas "XÔ ESTRESSE" ; "Editorial" e "A Hora do Ângelus"; um espaço ecumênico de reflexão. (... postagens aos sábados e domingos quando possíveis). As postagens aqui, são desprovidas de quaisquer ideologia, crença ou preconceito por parte do administrador deste blogue.
PENSAR "GRANDE":
[NÃO TEMOS A PRESUNÇÃO DE FAZER DESTE BLOGUE O TEU ''BLOGUE DE CABECEIRA'' MAS, O DE APENAS TE SUGERIR UM ''PENSAR GRANDE''].
***************************************************
“Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...” (Abraham Lincoln).=>> A MÁSCARA CAIU DIA 18/06/2012 COM A ALIANÇA POLÍTICA ENTRE O PT E O PP.
----
''Os Economistas e os artistas não morrem..." (NHMedeiros).
"O Economista não pode saber tudo. Mas também não pode excluir nada" (J.K.Galbraith, 1987).
"Ranking'' dos políticos brasileiros: www.politicos.org.br
=========valor ...ria...nine
folha gmail df1lkrha
***
segunda-feira, maio 11, 2009
UEM: PARABÉNS AOS COLEGAS QUE CONTRIBUIRAM E CONTRIBUEM PARA O SUCESSO DESTA INSTITUIÇÃO PÚBLICA
11 de maio de 2009
Hoje, a Universidade Estadual de Maringá completa 33 anos de reconhecimento, referendado pelo Decreto nº 77.583, assinado em 11 de maio de 1976, pelo então presidente, Ernesto Geisel. Atualmente, a UEM oferece 46 cursos de graduação presenciais, sete a distância, além de 93 cursos de especialização, 28 de mestrado e 12 de doutorado. É a primeira entre as universidades do Paraná, pela avaliação do MEC e está entre as 20 instituições com maior produção científica e tecnológica do País, com aproximadamente 700 projetos em andamento, 1.100 pesquisadores e 318 grupos cadastrados no CNPq. Com 93% dos docentes trabalhando em tempo integral e dedicação exclusiva, se desponta na graduação, na pós-graduação e nas parcerias com prefeituras, empresas dos setores público e privado.
A Universidade está organizada entre os câmpus de Maringá, Umuarama, Cianorte, Goioerê, Diamante do Norte e Cidade Gaúcha, além da Fazenda Experimental de Iguatemi, da Base Avançada de Pesquisa em Porto Rico e do Centro de Pesquisa em Piscicultura em Floriano.
Com reconhecimento comprovado, a UEM já graduou, aproximadamente 39 mil profissionais. A integração com a comunidade está assegurada por seus projetos de extensão, com intervenções na área da saúde, no exercício da cidadania, nas atividades recreativas e culturais.
No que diz respeito às políticas de inclusão, destacam-se a formação de cooperativas de economia solidária por meio da Rede Unitrabalho; as assessorias prestadas aos municípios pelo Observatório das Metrópoles; a isenção da inscrição do vestibular para alunos de escolas públicas; o programa “Universidade Sem Fronteiras”, que atende aos municípios de baixo Índice de Desenvolvimento Humano; as vagas exclusivas para indígenas, o investimento nos cursos a distância. Também a implantação do sistema de cotas sociais e do processo de avaliação seriada - PAS.
A Instituição ainda oferece atendimento jurídico gratuito à comunidade carente da Comarca de Maringá, além de cursos técnicos em música e de línguas estrangeiras pelo Instituto de Línguas - ILG - e Instituto de Estudos Japoneses – IEJ. Conta, também um Centro de Educação Infantil, e um Colégio de Aplicação Pedagógica.
A Universidade conta, também, com o Hospital Universitário, que está inserido em vários programas de saúde pública no País e é detentor do título de Hospital Amigo da Criança. Está certificado como Hospital de Ensino e hoje também presta atendimento de urgência e emergência à comunidade como hospital público regional. Juntos, HUM, Laboratório de Análises Clínicas, Hemocentro, e Clínicas Odontológica e de Psicologia, atendem mais de 160 mil pessoas anualmente. Além disso, a UEM realiza mais de 100 tipos de exames laboratoriais, atendendo 130 municípios, e produz medicamentos que são distribuídos aos postos de saúde. Mantém uma rede de laboratórios que analisa desde a taxa de penetração de produtos na pele humana até a qualidade da água, do solo, de grãos ou a resistência de materiais; o Centro de Controle de Intoxicações – CCI, que é referência em intoxicações e faz parte da rede nacional de informações da área; a Farmácia Ensino, que é referência na orientação do uso de medicamentos.
É preciso registrar, ainda, que a UEM encontra-se em plena expansão em sua estrutura física, na qualificação de seu corpo docente, na ampliação do acervo bibliográfico, na divulgação de sua produção científica e nos laços com a sociedade, sempre em busca de uma Universidade de excelência.
--------------
http://www.uem.br/index.php?option=com_content&task=view&id=1213&Itemid=1
------------
Nenhum comentário:
Postar um comentário