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terça-feira, junho 16, 2009

AIR FRANCE: FRANÇA vs. BRASIL (SARKOZY vs. LULA)

França desmente declaração de Lula
Desentendimento sobre indenizações


Jornal do Brasil - 16/06/2009

O governo da França apressou-se em desmentir a declaração do presidente Lula de que seu colega francês, Nicolas Sarkozy, havia garantido indenização aos parentes das vítimas do voo 447. Lula esteve com Sarkozy em Genebra, em um encontro da OIT, onde pediu que sindicatos e trabalhadores ajudem a formar uma nova ordem econômica.

Governo francês nega que se responsabilizará por pagamentos, como declarou Lula ontem


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva protagonizou, ontem, em Genebra, na Suíça, juntamente com o governo da França, um pequeno desentendimento em relação à maneira como as indenizações de parentes de vítimas do voo 447 da Air France serão conduzidas. Lula disse, após encontro com o presidente francês, Nicolas Sarkozy, que o governo da França havia se responsabilizado por todas as indenizações a serem pagas a familiares, no que foi desmentido pelas autoridades francesas.

De acordo com um porta-voz do Ministério dos Transportes francês, as indenizações ficarão por conta da companhia aérea. A própria Air France confirmou à agência de notícias Associated Press que seria o seguro da empresa, e não o governo, que se ocuparia das indenizações.

Ontem, as equipes de buscas da Marinha e da Aeronáutica informam que militares a bordo das aeronaves avistaram destroços a cerca de 950 quilômetros de Fernando de Noronha, em área próxima ao local onde materiais foram encontrados anteriormente. Não foram avistados novos corpos. A Fragata Bosísio está em deslocamento para Fernando de Noronha com os seis corpos anteriormente encontrados pela Marinha Francesa e transferidos para o navio brasileiro. A previsão é de que a embarcação chegue hoje à costa brasileira.

Substituição

A Air France informou ontem que substituiu todos os sensores externos que medem a velocidade da aeronave, o pitot, em sua frota de aviões Airbus A330 e A340, por modelos de nova geração. A afirmação foi feita à agência France Presse pelo porta-voz do SNPL, sindicato majoritário da companhia aérea, Erick Derivry. O porta-voz disse ter sido informado no fim de semana pela direção da Air France sobre a substituição de todas as peças nos aviões de longo percurso por modelos de nova geração. Estes sensores, que permitem medir a velocidade durante o voo, foram citados como possível causa do acidente com o voo 447 por causa dos dados contraditórios enviados.

– A Air France acelerou a substituição dos sensores em relação ao calendário inicial – explicou Derivry. A companhia já havia trocado "pelo menos duas sondas" das três normalmente instaladas nas aeronaves destes modelos, depois da ameaça feita na semana passada pelos pilotos "de não voar até que a substituição fosse concluída". A Air France havia se comprometido a substituir o terceiro sensor antes do dia 5 de julho.

O diretor geral da Air France-KLM, Pierre-Henri Gourgeon, havia confirmado na última quinta-feira a aceleração do programa de substituição dos sensores Pitot nos Airbus A330 e A340, apesar de se declarar "não convencido" de que o instrumento tenha sido responsável pela tragédia do voo AF 447.

– Nosso programa foi acelerado porque sabemos que, neste acidente, houve um problema na medição da velocidade – afirmou à imprensa Pierre-Henri Gourgeon. No dia 27 de abril, depois de ter constatado incidentes nestes sensores, a companhia lançou um programa de substituição em toda a sua frota de A330 e A340 – 15 aparelhos A330 e 19 do tipo A340.

As conclusões do Escritório de Investigação e Análise da França (BEA), encarregado da investigações, indicam uma "incoerência das velocidades medidas" por estes sensores. O presidente da Air France informou que os primeiros carregamentos de novos sensores "pitot" para os A330 e A340 solicitados pela companhia chegaram à empresa no dia 29 de maio, três dias antes do acidente do AF 447.

Familiares

A Air France informou ontem que desmontou o centro de hospedagem para os parentes das vítimas do voo 447, no hotel Guanabara, no centro do Rio. Segundo a companhia, apenas um posto de informações exclusivo para as famílias dos passageiros permanecerá no local.

Ainda de acordo com a Air France, a estrutura foi cancelada porque os dados necessários para as investigações do acidente já foram coletados pela Policia Federal, pela companhia e sua seguradora. De acordo com a gerência do hotel, todos os parentes das vítimas deixaram o centro de hospedagem no domingo, assim como os psicólogos, médicos e voluntários que prestavam atendimento para a companhia.

Os integrantes da Marinha e da Aeronáutica, que estavam hospedados no mesmo lugar também já deixaram o hotel. Eles eram responsáveis por passar as informações sobre as buscas para os parentes das vítimas. A Air France ofereceu desde o dia 2 hospedagem aos parentes das vítimas. Até o dia 9, as famílias ficaram hospedadas no hotel Windsor, na Barra da Tijuca, sendo transferidas para o hotel Guanabara devido ao término do período de reserva em seguida. (Com agências)

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