A proposta deste blogue é incentivar boas discussões sobre o mundo econômico em todos os seus aspectos: econômicos, políticos, sociais, demográficos, ambientais (Acesse Comentários). Nele inserimos as colunas "XÔ ESTRESSE" ; "Editorial" e "A Hora do Ângelus"; um espaço ecumênico de reflexão. (... postagens aos sábados e domingos quando possíveis). As postagens aqui, são desprovidas de quaisquer ideologia, crença ou preconceito por parte do administrador deste blogue.
PENSAR "GRANDE":
[NÃO TEMOS A PRESUNÇÃO DE FAZER DESTE BLOGUE O TEU ''BLOGUE DE CABECEIRA'' MAS, O DE APENAS TE SUGERIR UM ''PENSAR GRANDE''].
***************************************************
“Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...” (Abraham Lincoln).=>> A MÁSCARA CAIU DIA 18/06/2012 COM A ALIANÇA POLÍTICA ENTRE O PT E O PP.
----
''Os Economistas e os artistas não morrem..." (NHMedeiros).
"O Economista não pode saber tudo. Mas também não pode excluir nada" (J.K.Galbraith, 1987).
"Ranking'' dos políticos brasileiros: www.politicos.org.br
=========valor ...ria...nine
folha gmail df1lkrha
***
quinta-feira, agosto 20, 2009
''QUEM LÊ TANTA NOTÍCIA?" (...ruim)
20 de agosto de 2009
O Globo
Manchete: Absolvição de Sarney e saída de Marina estremecem o PT
No mesmo dia em que ajudou a enterrar as investigações contra o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), o PT sofreu uma baixa importante para 2010: a senadora Marina Silva, ex-ministra do Meio Ambiente de Lula, deixou o partido. Marina alegou insatisfação com a política ambiental do PT e do governo e estuda disputar a Presidência da República pelo PV. No Conselho de Ética do Senado, por ordem do Planalto, os petistas Ideli Salvatti, Delcídio Amaral e João Pedro declararam, em voz quase inaudível, o "não" que ajudou a salvar o aliado Sarney. A votação terminou 9 a 6 e desautorizou o líder petista, Aloizio Mercadante, que se recusou a ler a carta do presidente do PT, Ricardo Berzoini, orientando o voto pró-Sarney. Em protesto, o senador Flávio Arns (PR) anunciou que deixará o partido: "O PT jogou a ética no lixo, eu me envergonho de estar hoje no PT." As saídas de Marina, evangélica, e de Arns, ligado à Igreja Católica, representam também um baque no eleitorado petista religioso. (págs. 1, 3 a 11, Merval Pereira e Míriam Leitão)
'Oriento os senadores do PT que votem pela manutenção do arquivamento das representações, como forma de repelir essa tática da oposição, que deseja estabelecer um ambiente de conflito e confusão política.'
Ricardo Berzoini, presidente do PT, em nota
'O PT jogou a ética no 1ixo. Vai ter de achar outra bandeira. O partido deu as costas para a sociedade, o povo e a bandeiras que sempre foram tão caras a tantas pessoas. Posso dizer que me envergonho de estar no PT'
Flávio Arns, senador pelo PT do Paraná.
'Minha vontade verdadeira era de sair da liderança. Só não fiz isso para não agravar a crise na bancada. Mas o meu cargo está à disposição.'
Aloizio Mercadante, líder do PT no Senado
Motorista confirma ida à Casa Civil
Warley Soares, motorista que atendia Lina Vieira, ex-secretária na Receita Federal, disse ontem que levou Lina diversas vezes ao Palácio do Planalto e, em determinadas ocasiões, recebeu instruções específicas para conduzi-la a reuniões na Casa Civil da Presidência da República. Assustado, ele não soube informar as datas das reuniões nem revelou detalhes que poderiam confirmar o suposto encontro de Lina com a ministra Dilma Rousseff. Mas confirmou que a entrada do carro oficial no Planalto é registrada na segurança da Presidência. (págs. 1 e 9)
Foto-legenda: O motorista Warley Soares durante a entrevista em Brasília
Agenda móvel
Site da Casa Civil mostra reuniões de Dilma que não ocorreram
A agenda oficial da ministra Dilma Rousseff, da Casa Civil, divulgada no site da Presidência na internet, registra nos dias 17, 18 e 19 de dezembro de 2008 reuniões e eventos dos quais ela não participou. No dia 19, por exemplo, a agenda divulga um encontro com empresários que não ocorreu e uma reunião com o presidente Lula às 18h - horário em que, de acordo com sua própria agenda, o presidente estava com o ministro Nelson Jobim (Defesa). Dezenove de dezembro seria a data em que Lina Vieira, ex-secretária da Receita Federal, diz ter se encontrado com Dilma e ouvido o pedido de que a Receita agilizasse as investigações sobre empresas da família Sarney, encontro que foi negado por Dilma. Na véspera, dia 18, a agenda de Dilma registra duas reuniões com o ministro Alflredo Nascimento (Transportes) que também não existiram. A Casa Civil atribuiu o problema a um erro "durante a migração de dados do portal antigo para o atual" - embora a falha apareça só nestes três dias de dezembro -, e informou que os dados serão corrigidos hoje. (págs. 1 e 8)
PIB: bancos estão mais otimistas que Mantega
Editorial
Caracas, a mais cara do continente
Afegãos votam sob a violência e a miséria
Magistrados criticam TV Record
------------------------------------------------------------------------------------
Folha de S. Paulo
Manchete: PT obedece a Lula e salva Sarney
Após determinação direta do presidente Lula, senadores petistas deram os votos necessários para que fossem arquivados no Conselho de Ética todos os processos contra o presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP).
Com apoio dos três petistas - Ideli Salvatti (SC), Delcídio Amaral (MS) e João Pedro (AM)-, as 11 ações movidas contra Sarney foram enterradas pelo placar de 9 a 6 em duas votações. Visivelmente constrangidos, muitos senadores optaram por votar fora do microfone.
Em seguida, foi arquivado o processo contra o líder do PSDB, Arthur Virgilio (AM).
A votação petista expôs um racha da legenda no Senado. O senador Flávio Arns (PR) afirmou que a sigla "jogou a ética no lixo". "Tenho vergonha de estar no PT."
Em nota, Ricardo Berzoini, presidente do partido, disse que o Conselho de Ética não era isento para julgar Sarney e Virgílio e que as ações pretendiam minar a base governista. (págs. 1, A4 e A6)
Foi um dia esmagador para o PT e para o governismo, opina Janio de Freitas. (págs. 1 e A11)
Marina sai do partido e diz não ter mais ilusão
A senadora não confirmou a filiação ao PV para disputar a eleição ao Planalto, mas tem tempo para isso.
Em carta encaminhada ao presidente do PT, a ex-ministra do Meio Ambiente afirma não ver mais espaço no partido para suas ideias.
Marina evitou comentários sobre Dilma Rousseff, mas deixou claras as diferenças entre elas. (págs. 1, A8 e A9)
Foto legenda: A senadora Marina Silva anuncia sua saída do PT, no qual militou por quase 30 anos, no Senado
KENNEDY ALENCAR
Dia do adeus mostra astúcia da senadora
Com impiedoso senso de oportunidade; Marina Silva decidiu anunciar a saída do PT no dia em que o antigo partido da ética enterrava as acusações contra Sarney.
Foi um gesto de inteligência política que demonstra o potencial da provável candidatura ao Palácio do Planalto pelo PV. Errará quem subestimar Marina. (págs. 1 e A8)
Base governista quer aprovar nova CPMF até o próximo mês
O discurso oficial do PMDB é que a saúde precisa de mais recursos devido à gripe suína. O compromisso do partido, junto do PT; é votar a proposta até setembro na Câmara. (págs. 1 e B1)
Ataque conjunto mata 95 no Iraque
O maior ataque ocorreu perto da Zona Verde, região mais protegida da capital iraquiana. O governo atribuiu a ação a insurgentes sunitas com ajuda da Al Qaeda. (págs. 1 e A12)
Foto legenda: Ferido caminha entre destroços de explosão diante do Ministério das Relações Exteriores do Iraque
Medo marca a 2ª eleição afegã para presidente
Há medo de atos violentos do Taleban, de fraudes no pleito, de dificuldades na apuração de votos e de disputas sectárias entre vencedores e perdedores. (págs. 1 e A14)
Editoriais
------------------------------------------------------------------------------------
O Estado de S. Paulo
Manchete: PT ajuda a engavetar caso Sarney e entra em crise
Com os votos dos três integrantes petistas, o Conselho de Ética arquivou ontem as denúncias contra o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), e o tucano Arthur Virgílio (AM). A decisão, que integrou o “acordão" selado entre líderes governistas e a oposição, abriu uma crise sem precedentes na bancada petista. Flávio Arns (SC) anunciou que vai deixar o partido, horas depois da saída de Marina Silva (AC), que deve ir para o PV disputar a Presidência. "O PT jogou a ética no lixo e vai ter de achar outra bandeira", discursou Arns. A posição do PT, submissa à orientação do Planalto, que mandou votar a favor de Sarney para preservar a aliança com o PMDB para 2010, foi o destaque da sessão do conselho. O líder petista, Aloizio Mercadante (SP), queria reabrir pelo menos uma denúncia, mas não teve sucesso - Renan Calheiros (PMDB-AL) havia dito ao presidente Lula que não aceitaria “jogo para a plateia" e queria todos os votos do PT. Ontem, Renan defendeu a "parceria" em nome da “defesa da governabilidade".(págs. 1, A4 e A6)
Artigo
Demétrio Magnoli
Dilma e Lina, duas subversivas
No passado, Dilma Rousseff, ao ser torturada, usou a mentira factual para combater a verdade de um poder ilegítimo. Hoje, Lina Vieira usa a verdade factual para desmascarar a mentira de um poder abusado. (págs. 1 e A2)
Marina deixa o partido após 30 anos
Foto legenda: Adeus - A senadora Marina Silva abraça Eduardo Suplicy depois que o senador leu para ela um poema
TCU aponta sobrepreço em obra da Petrobras
PAC deixará R$ 115 bi a pagar
Estudo mostra que o sucessor de Lula terá R$ 115 bilhões do PAC não gastos no setor de logística. O cálculo indica que só 10% dos recursos previstos foram usados. Mantido esse ritmo, o PAC só se encerra em 2034. (págs. 1 e B3)
Alta do mínimo faz déficit da Previdência saltar 35,5%
'Estado' sob censura há 20 dias: Magistrado vê exceção
Terror mata 95 e revela Iraque vulnerável após saída dos EUA
Farmácias: Anvisa proíbe caixa eletrônico
Notas e Informações: O grito não mudou a verdade
------------------------------------------------------------------------------------
Jornal do Brasil
Manchete: Economia global já está de volta à estabilização
Depois da turbulência, a calmaria. É o que informam dados, pesquisas e projeções sobre a recuperação da crise financeira global. Para o Fundo Monetário Internacional, a recuperação já começou. Segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, a economia dos países que a integram se estabilizou no segundo trimestre. E a fundação Getúlio Vargas e o instituto Ifo registram que a América Latina tem posição de destaque na retomada - na região, o Brasil só perde em desempenho para o Peru. (págs. 1 e Tema do dia A2 e A3)
Marina Silva deixa PT para se candidatar a presidente
Foto legenda: Prudente - Marina optou pela cautela ao falar sobre seu futuro
Suco de laranja opõe Brasil aos EUA na OMC
Pipoca diminui risco de câncer
Alerta sobre DST virá pela internet
Sarney perto da absolvição
Coisas da Política
Informe JB
------------------------------------------------------------------------------------
Correio Braziliense
Manchete: A estrela estilhaçada
Nas palavras de Pedro Simon, o 19 de agosto será lembrado como o “dia em que o PT abraçou Sarney e Fernando Collor, e Marina Silva saiu”. Constrangida pela determinação passada horas antes pelo núcleo palaciano, a bancada petista livrou o presidente do Senado, José Sarney, de todas as ações apresentadas no Conselho de Ética. A decisão esfacelou a unidade partidária — Delcídio Amaral e Ideli Salvatti não disfarçavam a insatisfação —, desmoralizou Aloizio Mercadante como líder do PT e causou profundas decepções. “O PT tem de buscar outra bandeira, porque a ética foi jogada no lixo”, lamentou o senador Flávio Arns (PR). No mesmo Senado, uma petista histórica anunciou o fim de uma parceria de 30 anos. Marina Silva oficializou a saída do partido e abriu caminho para a filiação ao PV. Enquanto o PT naufraga no Senado, o marqueteiro de Lula, João Santana, coordena a estratégia da nova imagem de Dilma Rousseff. A mãe do PAC agora deverá ser vista como a mãe da casa própria. (págs. 1 e 2 a 6)
“Cheque especial” ajudará brasileiros e argentinos
Gripe Suína: Escolas particulares não liberam grávidas do trabalho
Concursos: Planejamento abrirá inscrição para 566 vagas
Furnas faz seleção de 1.685 profissionais (págs. 1 e 23)
http://clipping.radiobras.gov.br/clipping/novo/Construtor.php?Opcao=Sinopses&Tarefa=Exibir
----------
Nenhum comentário:
Postar um comentário