A proposta deste blogue é incentivar boas discussões sobre o mundo econômico em todos os seus aspectos: econômicos, políticos, sociais, demográficos, ambientais (Acesse Comentários). Nele inserimos as colunas "XÔ ESTRESSE" ; "Editorial" e "A Hora do Ângelus"; um espaço ecumênico de reflexão. (... postagens aos sábados e domingos quando possíveis). As postagens aqui, são desprovidas de quaisquer ideologia, crença ou preconceito por parte do administrador deste blogue.
PENSAR "GRANDE":
[NÃO TEMOS A PRESUNÇÃO DE FAZER DESTE BLOGUE O TEU ''BLOGUE DE CABECEIRA'' MAS, O DE APENAS TE SUGERIR UM ''PENSAR GRANDE''].
***************************************************
“Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...” (Abraham Lincoln).=>> A MÁSCARA CAIU DIA 18/06/2012 COM A ALIANÇA POLÍTICA ENTRE O PT E O PP.
----
''Os Economistas e os artistas não morrem..." (NHMedeiros).
"O Economista não pode saber tudo. Mas também não pode excluir nada" (J.K.Galbraith, 1987).
"Ranking'' dos políticos brasileiros: www.politicos.org.br
=========valor ...ria...nine
folha gmail df1lkrha
***
quarta-feira, setembro 09, 2009
''QUEM LÊ TANTA NOTÍCIA?"
09 de setembro de 2009
O Globo
Manchete: Lula decidiu comprar caças franceses sem parecer da FAB
O presidente Lula anunciou a negociação para comprar os caças Rafale, da empresa francesa Dassault, antes de receber o relatório da Força Aérea Brasileira sobre as propostas das três interessadas no negócio. O relatório seria entregue a Lula no fim deste mês pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim. Em nota, Jobim ratificou o interesse pela oferta francesa, mas, em aparente e inusitado desmentido, disse que o governo não fechou questão e que as negociações prosseguem com as três fornecedoras. Na véspera, o chanceler Celso Amorim deixara claro que a decisão foi política:
"Não vou entrar em aspectos legais. Há decisão de iniciar negociação com um fornecedor e não há a mesma decisão em relação aos demais." Para a imprensa francesa, o negócio salvou a Dassault, pois seria a primeira venda internacional do Rafale. (págs. 1, 3 e 4)
Gasto militar sobe 90% na América do Sul em 5 anos
Os países da Unasul aumentaram os seus gastos militares nos últimos cinco anos. Segundo o jornal "Le Monde", o orçamento militar sul-americano subiu 91% entre 2003 e 2008. A organização Centro de Estudos Nova Maioria, da Argentina, aponta aumento de 30% no ano passado. (págs. 1 e 4)
Charge Chico
Entreouvido entre tapetes vermelhos (da Venezuela em Veneza para a França no Brasil)
- R$ 31,1 bi? Por que no te casas?
Só 10% dos brasileiros têm curso superior
Pré-sal: PMDB e oposição tentam acordo
Patriotismo em alta
Vendaval mata na Argentina e em SC
Temporal mata, corta telefones e para SP
Pelo menos três pessoas morreram em consequência do temporal na Grande São Paulo. O trânsito parou, o aeroporto de Congonhas fechou e os telefones entraram em pane. (págs. 1 e 9)
Ventos fortes e falta de luz no Rio
Ventos de até 91 quilômetros por hora atingiram ontem o Rio. Ruas de seis bairros ficaram sem luz por causa da ventania, provocada pela chegada de uma frente fria. (págs. 1 e 11)
ONU ordena recontagem no Afeganistão
------------------------------------------------------------------------------------
Folha de S. Paulo
Manchete: Chuva recorde mata e paralisa SP
Fortes temporais causaram a morte de pelo menos sete pessoas em São Paulo e no Sul do país. A capital paulista registrou o maior volume de chuva num período de 24 horas desde 1963.
Em Osasco (Grande SP), um deslizamento matou uma mulher. No início da noite, os bombeiros e a Defesa Civil ainda procuravam, nos escombros, outras três pessoas desaparecidas. (págs. 1 e Cotidiano)
Foto legenda: Carros passam pela Marginal Tietê, na zona leste, que voltou a ficar alagada
Foto legenda: Bombeiros procuram sobreviventes de deslizamento que matou dois meninos na zona leste de SP
Panes deixam telefones de emergência mudos
Os telefones 190 (polícia) e 193 (incêndio, busca e salvamento) ficaram inoperantes por mais de uma hora. Ao menos três ocorrências graves foram informadas com atraso. (págs. 1, C6 e C7)
Viagem de duas horas dura oito
Lixo acumulado agrava problema
Governador de Tocantins perde mandato no TSE
Editoriais
------------------------------------------------------------------------------------
O Estado de S. Paulo
Manchete: Chuva causa 7 mortes no Sul e em SP
As regiões Sul e o Sudeste do País enfrentaram ontem dificuldades típicas de verão, com enchentes em quatro Estados, alagamentos e sete mortes - três na Grande São Paulo e quatro em Guaraciaba (SC). A capital paulista registrou o dia de setembro mais chuvoso da história, com 62,6 mm de precipitação até as l5h. Um fenômeno climático raro causou as tempestades - na Argentina, foram pelo menos dez os mortos. A Marginal do Tietê ficou alagada em vários pontos, o que não ocorria desde maio de 2005. O pico de lentidão na cidade ocorreu às 19h, com 160 km. Entre às 10h30 e às 14 horas, houve pane na telefonia fixa da Telefônica, afetando até mesmo serviços essenciais, como bombeiros e polícia. Os aeroportos de Cumbica e Congonhas registraram mais de 40% de atrasos nos voos. Num dia normal, o índice gira em torno de 5%. Nas próximas 24 horas as chuvas intensas devem continuar. (págs. 1 e C1 a C6)
Foto legenda: Números de caos em SP
160 km de lentidão
Foi o pico registrado às 19 horas
86 pontos de alagamento
Entre eles, 24 intransitáveis
Ventos de 100 km/h em SC
A cidade de Guaraciaba (SC), onde morreram quatro pessoas, foi atingida por um temporal com ventos de 100 km/h. Ao menos 70% das residências ficaram danificadas. Outras 36 cidades catarinenses foram afetadas pelas chuvas. (págs. 1 e C5)
Eleitores com mais estudo fazem índice de Lula cair
Emprego industrial cresce após nove quedas
Obama tenta hoje defender sua reforma para saúde
'Estado' sob censura há 40 dias. (Pág. 1)
Agrícola: Macadâmia cada vez mais brasileira (Pág. 1)
------------------------------------------------------------------------------------
Jornal do Brasil
Manchete: Solução para os royalties
A bancada de deputados e senadores do Rio acertou com os secretários de Desenvolvimento Econômico e de Fazenda, Julio Bueno e Joaquim Levy, uma proposta a ser incluída nos projetos do pré-sal, em tramitação no Congresso, que satisfaz tanto aos estados produtores quanto aos não produtores de petróleo. A ideia é elevar dos atuais 10% para 13% os royalties sobre a receita dos campos de extração e, ao mesmo tempo, fazer com que a União ceda uma parte dos seus ganhos com esta taxação - que são 50% do total - para os estados não produtores, que hoje têm apenas 10%. Os produtores continuam com os 40%. Aécio Neves, governador de Minas, já concordou com a solução. (págs. 1 e Economia A17)
Bomba é tema também da Câmara
Clima provoca sete mortos
Os fortes ventos que atingiram o Sul do país e o Rio, somados à tempestade que caiu sobre São Paulo, provocaram o caos nessas regiões. Quatro pessoas morreram em Santa Catarina e outras três em São Paulo, até o início da noite de ontem. No Rio, além de alguns telhados arrancados pela ventania, o maior transtorno foi no Aeroporto Santos Dumont, que teve de adiar ou cancelar voos, deixando milhares de pessoas nas filas ao longo da terça-feira. (págs. 1 e Tema do dia A2 e A6)
Foto legenda: Filas – O atraso ou cancelamento de 47% dos vôos entre 0h e 17h transformou o Santos Dumont num pandemônio
Emprego na indústria volta a crescer
Emergentes são os novos vilões
Editorial
Coisas da Política
Anna Ramalho
Sociedade Aberta
Engenheiro
Copacabana está uma vergonha. É assim que o Rio quer sediar a Olimpíada? (págs. 1 e A9)
Sociedade Aberta
Advogado
Receitas para financiar as obras para a Copa do Mundo de 2014. (págs. 1 e A9)
-----------------------------
http://clipping.radiobras.gov.br/clipping/novo/Construtor.php?Opcao=Sinopses&Tarefa=Exibir
------------
Nenhum comentário:
Postar um comentário