A proposta deste blogue é incentivar boas discussões sobre o mundo econômico em todos os seus aspectos: econômicos, políticos, sociais, demográficos, ambientais (Acesse Comentários). Nele inserimos as colunas "XÔ ESTRESSE" ; "Editorial" e "A Hora do Ângelus"; um espaço ecumênico de reflexão. (... postagens aos sábados e domingos quando possíveis). As postagens aqui, são desprovidas de quaisquer ideologia, crença ou preconceito por parte do administrador deste blogue.
PENSAR "GRANDE":
[NÃO TEMOS A PRESUNÇÃO DE FAZER DESTE BLOGUE O TEU ''BLOGUE DE CABECEIRA'' MAS, O DE APENAS TE SUGERIR UM ''PENSAR GRANDE''].
***************************************************
“Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...” (Abraham Lincoln).=>> A MÁSCARA CAIU DIA 18/06/2012 COM A ALIANÇA POLÍTICA ENTRE O PT E O PP.
----
''Os Economistas e os artistas não morrem..." (NHMedeiros).
"O Economista não pode saber tudo. Mas também não pode excluir nada" (J.K.Galbraith, 1987).
"Ranking'' dos políticos brasileiros: www.politicos.org.br
=========valor ...ria...nine
folha gmail df1lkrha
***
terça-feira, setembro 15, 2009
''QUEM LÊ TANTA NOTÍCIA?''
15 de setembro de 2009
O Globo
Manchete: STF suspende cassações de governadores no TSE
Liminar concedida pelo ministro Eros Grau, do Supremo Tribunal Federal, suspendeu pelo menos 77 processos em tramitação no Tribunal Superior Eleitoral que pedem a cassação de governadores, senadores e deputados federais. A decisão vale apenas para os processos iniciados diretamente no TSE, sem passagem pelos tribunais regionais eleitorais. Entre os processos suspensos - muitos envolvendo políticos que disputarão eleições no ano que vem - estão três contra a governadora do Maranhão, Roseana Sarney, e um contra o governador de Sergipe, Marcelo Déda. A liminar resulta de uma ação movida por cinco partidos: PDT, PMDB, PRTB, PPS e PR. Se o plenário do STF confirmar a liminar, governadores já cassados pelo TSE, como Jackson Lago, do Maranhão, e Marcelo Miranda, de Tocantins, poderão contestar o resultado do julgamento anterior. O presidente do TSE, Ayres Britto, disse não estar preocupado com um possível atraso nos processos, por acreditar que o caso será levado ao plenário do STF nos próximos dias. (págs. 1 e 3)
Lula: 'Proibir internet é loucura'
O presidente Lula defendeu a liberação do uso da internet nas eleições de 2010 e disse que a rede fugiu ao controle de seu criador: "Tentar proibir isso é uma loucura." No Blog do Planalto, porém, comentários são proibidos. (págs. 1 e 4)
Charge Chico: Blog Lula da Silva: como fazer?
- É simples, é só pensar: o que o Cesar Maia diria se tivesse em meu lugar?
Foto legenda: Enquanto isso, no Rio Grande do Sul...
Foto legenda: Chutando a PF
Governo quer taxar só novas poupanças
Carga tributária cai com queda da arrecadação
Depressão eleva morte por câncer
Argentina muda artigo da lei da mídia
------------------------------------------------------------------------------------
Folha de S. Paulo
Manchete: Projeto de lei limita venda de terra para estrangeiros
A soma de terras nas mãos de estrangeiros não poderá ultrapassar 10% das superfícies dos municípios da Amazônia Legal, segundo projeto de lei finalizado pelo governo, informa Eduardo Scolese. Hoje, o limite é de 25% em todo o país.
O novo limite valeria para a compra, por estrangeiros, de áreas ruraís nos Estados do Norte, Mato Grosso e parte do Maranhão. A proposta que o governo deverá encaminhar ao Congresso mantém os 25% para as outras regiões do país. (págs. 1 e A4)
MARCELO LEITE
Regras não contemplam testas de ferro
É possível reconhecer que ajustar os limites para a posse de terras não é de todo descabido. Faz sentido aumentar o controle sobre esse território estratégico.
Parcela desconhecida das terras estaria nas mãos de laranjas. Resta saber se o governo conseguirá extinguir a tão brasileira instituição dos testas de ferro. (págs. 1 e A4)
Foto legenda: Tempo quente
Lula defende uso "livre" da internet nas campanhas
Em entrevista a rádios, Lula disse que seria "loucura" proibir o uso da web.
Na primeira visita do presidente a Roraima desde 2003, protestos de arrozeiros deixaram quatro feridos. Houve confronto com a PM quando um grupo quis bloquear acesso ao parque onde Lula discursaria. (págs. 1, A6 e A8)
Kirchner recua e veta abertura de TV a cabo para telefônica
A entrada das telefônicas feria os interesses do Grupo Clarín, líder no mercado da TV a cabo. Blitz da Receita na sede do jornal "Clarín" na quinta passada foi vista como tentativa de intimidação e enfraqueceu o apoio ao projeto do governo. (págs. 1 e A12)
Ação fiscal do governo federal ajudou Estados
Segundo o IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário), os Estados não fizeram nada para diminuir a carga de impostos e foram os maiores beneficiados pelas medidas federais. (págs. 1 e B1)
Bovespa sobe 100% desde seu pior momento na crise global
Para analistas, a economia global está apenas no começo de um longo processo de recuperação, e novos dados negativos poderão fazer o mercado se retrair. (págs. 1 e B11)
Editoriais
"Violência na Bahia", acerca de ataques criminosos. (págs. 1 e A2)
------------------------------------------------------------------------------------
O Estado de S. Paulo
Manchete: Obama adverte bancos que 'era de excessos' não voltará
No primeiro aniversário da quebra do banco Lehman Brothers, marco da atual crise global, o presidente Barack Obama advertiu Wall Street:
"Alguns no setor financeiro estão ignorando as lições do Lehman Brothers" e voltando aos maus hábitos do passado. "Nós não vamos voltar à era de comportamento irresponsável e excessos que originaram essa crise", disse Obama, que exortou os bancos a se unir à Casa Branca e ao Congresso nos esforços de aprovar uma reforma regulatória. "Wall Street não pode voltar a assumir riscos sem se importar com as consequências e esperar que o contribuinte americano resgate os bancos de novo”. Muitas instituições voltaram a oferecer investimentos de alto risco, mesmo as que receberam bilhões do governo para sair da crise causada por esses instrumentos. (págs. 1, B1 e B3)
China acusa EUA na OMC
A China entrou com queixa na OMC contra os EUA por causa da decisão de sobretaxar pneus chineses. Pequim anunciou que vai investigar os americanos por suspeita de dumplng com frango e autopeças. O Brasil pode sair ganhando se a China barrar produtos americanos que concorrem com os brasileiros. (págs. 1 e B4)
Venezuela será cobrada por acordo com Rússia
Análise: Dora Kramer
O Congresso defende que a criação de 7 mil vagas de vereador entre em vigor já. Para o presidente do STF, Gilmar Mendes, um sinal, entre muitos, de que reina a desordem no modelo eleitoral. Simplesmente pelo absurdo contido no texto: vereadores com mandato serão cassados. (págs. 1 e A9)
Foto legenda: Roraima: Protesto dos arrozeiros
"Estamos aqui lutando para não entregar nosso Estado aos indígenas", disse. De volta às viagens para melhorar sua posição nas pesquisas eleitorais, a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) acompanhou Lula em inauguração em Boa Vista. (págs. 1 e A4)
Brasil gasta com enchentes mais que com prevenção
'Estado' sob censura há 46 dias (págs. 1 e A9)
Liberado manejo florestal em reserva legal
Gripe suína: Rio fecha 3 centros de referência
Notas e Informações: Rumo à centralização
------------------------------
http://clipping.radiobras.gov.br/clipping/novo/Construtor.php?Opcao=Sinopses&Tarefa=Exibir
---------------
Nenhum comentário:
Postar um comentário