A proposta deste blogue é incentivar boas discussões sobre o mundo econômico em todos os seus aspectos: econômicos, políticos, sociais, demográficos, ambientais (Acesse Comentários). Nele inserimos as colunas "XÔ ESTRESSE" ; "Editorial" e "A Hora do Ângelus"; um espaço ecumênico de reflexão. (... postagens aos sábados e domingos quando possíveis). As postagens aqui, são desprovidas de quaisquer ideologia, crença ou preconceito por parte do administrador deste blogue.
PENSAR "GRANDE":
[NÃO TEMOS A PRESUNÇÃO DE FAZER DESTE BLOGUE O TEU ''BLOGUE DE CABECEIRA'' MAS, O DE APENAS TE SUGERIR UM ''PENSAR GRANDE''].
***************************************************
“Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...” (Abraham Lincoln).=>> A MÁSCARA CAIU DIA 18/06/2012 COM A ALIANÇA POLÍTICA ENTRE O PT E O PP.
----
''Os Economistas e os artistas não morrem..." (NHMedeiros).
"O Economista não pode saber tudo. Mas também não pode excluir nada" (J.K.Galbraith, 1987).
"Ranking'' dos políticos brasileiros: www.politicos.org.br
=========valor ...ria...nine
folha gmail df1lkrha
***
sexta-feira, dezembro 04, 2009
04 de dezembro de 2009
O Globo
Manchete: Senador vira réu no STF por mensalão do PSDB de MG
Por cinco votos a três, o Supremo Tribunal Federal (STF) abriu ontem ação penal para investigar denúncias de participação do senador Eduardo Azeredo (PSDB) no mensalão mineiro, um esquema de desvio de dinheiro público para políticos aliados na campanha de 1998, quando o tucano disputou a reeleição para o governo do estado. Azeredo, que agora é réu no STF como os quase 40 do mensalão do PT, responderá por peculato e lavagem de dinheiro. Um dos operadores do escândalo, também chamado de valerioduto mineiro, é o mesmo Marcos Valério que, em 2005, foi peça-chave na distribuição de dinheiro para aliados do governo Lula. Em nota, Azeredo disse que a ação será uma oportunidade para provar inocência e que não houve mensalão em Minas. (págs. 1, 3 e 4)
Processo contra Arruda para na Câmara do DF
Sem quórum, a Câmara Legislativa do DF não conseguiu abrir a sessão que discutiria os pedidos de impeachment do governador José Roberto Arruda (DEM), acusado de comandar um mensalão no governo. Os governistas, maioria na Casa, alegaram falta de segurança e não compareceram. A Câmara está ocupada por manifestantes que pedem o afastamento de Arruda. Também não foi criada a CPI para investigar o governo do DF. O relator do processo disciplinar contra Arruda no DEM, José Thomaz Nonô, disse que fará uma análise política e não jurídica do caso. (págs. 1 e 4 a 11)
Lula: EUA não têm moral para criticar Irã
Clima: Brasil levará 700 a Copenhague
Foto legenda: Um caminhão no meio do caminho
Giuliani, consultor do Rio
------------------------------------------------------------------------------------
Folha de S. Paulo
Manchete: STF abre ação contra senador tucano
O senador Eduardo Azeredo (PSDB), ex-governador de Minas, virou réu no STF e vai responder penalmente pela sua suposta participação no valerioduto mineiro.
Após 15 horas de julgamento, o Supremo entendeu, por 5 votos a 3, que há "indícios suficientes" na denúncia do Ministério Público Federal contra o tucano.
Azeredo é acusado dos crimes de peculato (uso de cargo público em benefício próprio) e de lavagem de dinheiro na campanha de reeleição ao governo, em 1998.
O ministro José Antonio Dias Toffoli, ex-advogado do PT e indicado pelo presidente Lula para o STF, foi um dos votos contrários a transformar Azeredo em réu.
Para ele, ocupar a chefia do Executivo não significa envolver-se com irregularidades de subordinados - argumento usado por petistas no mensalão do partido.
O senador tucano afirmou que é inocente, negou que tenha existido mensalão durante seu governo e voltou a dizer que as provas apresentadas são falsas. (págs. 1, A12 e A13)
PF apura se pacote com dinheiro era para Arruda
Segundo Barbosa, o pacote contém R$ 63 mil. A CTIS doou para as campanhas de Arruda e do presidente Lula.
O presidente da empresa, Avaldir Oliveira, negou envolvimento na caso e disse ter ficado "bastante surpreso": "Não sabemos quem e o que está por trás disso". O governador não comentou.
Os advogados de Arruda preparam um recurso para apresentar à Justiça e evitar que ele seja expulso do DEM na próxima quinta. (págs. 1 e Brasil)
Ruy Castro
É possível alguém ignorar que é filmado?
Arruda e assessores talvez não imaginassem estar sendo filmados. Mas será possível que ainda haja alguém tão inocente nesse quesito?
Qualquer cidadão honesto, hoje, sente-se suspeito ao entrar num elevador. (págs. 1 e A2)
RUY CASTRO passa a escrever em Opinião também às sextas.
Temporal mata; previsão para hoje é de mais chuvas em SP
O volume de água na tarde de ontem em São Paulo correspondeu a 20% da precipitação prevista para dezembro. Segundo a meteorologia, chove hoje. (págs. 1 e Pág. Esp. C1)
Foto legenda: Mulher enfrenta a forte chuva às 15h40 de ontem na esquina da Brigadeiro Faria Lima com a Rebouças; congestionamento às 19h30 passou de 200 quilômetros
Vereador quer dar '14º salário' para servidores
Editoriais
------------------------------------------------------------------------------------
O Estado de S. Paulo
Manchete: STF abre ação contra 'mensalão tucano'
O Supremo Tribunal Federal abriu ontem um processo criminal contra Eduardo Azeredo (PSDB-MG). A partir de agora, o senador será julgado por sua suposta ligação com o caso que ficou conhecido como
"mensalão tucano". Azeredo é acusado de participar de um esquema de desvio de recursos públicos e de caixa 2 na campanha de 1998, quando tentou se reeleger governador de Minas, mas perdeu a disputa para Itamar Franco. “Não há a menor dúvida de que ocorreram desvios das estatais. Não há a menor dúvida de que houve aparentemente uma lavagem de dinheiro", disse o ministro-relator, Joaquim Barbosa.
O ministro José Antonio Dias Toffoli, ex-advogado do PT em campanhas eleitorais, votou contra a abertura do processo. Segundo ele, não há na denúncia indícios da participação de Azeredo. (págs. 1 e A8)
Frase
Marco Aurélio Mello, Ministro do STF
"O Supremo não é cemitério de inquéritos e ações penais contra quem quer que seja"
Planilha detalha doações para caixa 2 de Arruda
Uma planilha manuscrita, preparada por Márcio Machado, presidente do PSDB do Distrito Federal, revela que na campanha de 2006, o então candidato ao governo do DF, José Roberto Arruda (DEM), abordou pelo menos 41 empresas para arrecadar doações e engordar o caixa 2 em R$ 11 milhões. Das 20 construtoras citadas na planilha, pelo menos nove fecharam contrato com o governo que tomou posse em 2007. Apenas duas empresas aparecem na prestação de contas de Arruda à Justiça Eleitoral, mas com valores diferentes. (págs. 1 e A4)
Lula e Merkel divergem em público sobre o Irã
O programa nuclear do Irã motivou divergência pública, em Berlim, entre o presidente Lula e a chanceler alemã, Angela Merkel. Em entrevista coletiva, Merkel disse que a tolerância com o Irã estava acabando e falou em novas sanções; a seu lado, em seguida, Lula pediu "muita paciência" com o país. No mesmo dia, o chanceler Celso Amorim se reuniu com o presidente Mahmoud Ahmadinejad em Teerã. (págs. 1, A12 e A13)
Foto legenda: Temporal: enchentes e morte em SP
Técnico vê 'açodamento' para liberar hidrelétrica
Petrobras cria barreira contra equipamentos importados
Casa própria: Caixa tem recorde de empréstimos
Notas e Informações: O falso patrono da reforma
------------------------------------------------------------------------------------
Jornal do Brasil
Manchete: Rio com risco de 'apagão' médico
PMDB vai à Justiça para se defender
Por nova estratégia no Afeganistão
The New York Times
A educação tem sido a única força capaz de estabilizar as sociedades. Não é uma fórmula mágica, mas reduz taxas de natalidade, aumenta padrões de vida e diminui conflitos. Se Obama quisesse ser bem-sucedido no Afeganistão, teria mais chances com 30 mil escolas do que com 30 mil tropas. (págs. 1 e Internacional A21)
Foto legenda: Trânsito assassino
Conferência debate inclusão
Coisas da política
Informe JB
Anna Ramalho
Editorial
Sociedade Aberta
Sociedade Aberta
Professora e pesquisadora
Os múltiplos saberes da arte circense. (págs. 1 e A3)
---------------------------
http://clipping.radiobras.gov.br/clipping/novo/Construtor.php?Opcao=Sinopses&Tarefa=Exibir
-----------
Nenhum comentário:
Postar um comentário