A proposta deste blogue é incentivar boas discussões sobre o mundo econômico em todos os seus aspectos: econômicos, políticos, sociais, demográficos, ambientais (Acesse Comentários). Nele inserimos as colunas "XÔ ESTRESSE" ; "Editorial" e "A Hora do Ângelus"; um espaço ecumênico de reflexão. (... postagens aos sábados e domingos quando possíveis). As postagens aqui, são desprovidas de quaisquer ideologia, crença ou preconceito por parte do administrador deste blogue.
PENSAR "GRANDE":
[NÃO TEMOS A PRESUNÇÃO DE FAZER DESTE BLOGUE O TEU ''BLOGUE DE CABECEIRA'' MAS, O DE APENAS TE SUGERIR UM ''PENSAR GRANDE''].
***************************************************
“Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...” (Abraham Lincoln).=>> A MÁSCARA CAIU DIA 18/06/2012 COM A ALIANÇA POLÍTICA ENTRE O PT E O PP.
----
''Os Economistas e os artistas não morrem..." (NHMedeiros).
"O Economista não pode saber tudo. Mas também não pode excluir nada" (J.K.Galbraith, 1987).
"Ranking'' dos políticos brasileiros: www.politicos.org.br
=========valor ...ria...nine
folha gmail df1lkrha
***
sexta-feira, dezembro 18, 2009
''QUEM LÊ TANTA NOTÍCIA?"
18 de dezembro de 2009
O Globo
Manchete: O dia D do planeta
Depois do fracasso de ministros e diplomatas, que não chegaram a um consenso após 11 dias de intensas discussões, líderes mundiais passaram a madrugada reunidos, em busca, até o último instante, de um plano de combate às mudanças climáticas. Ontem, Brasil e China acertaram uma posição comum para pressionar os países ricos a aceitar um acordo com poder de lei. Em troca, permitiriam inspeções dos cortes de emissões financiados pela comunidade internacional. Brasil e França convocaram os 25 maiores emissores para fechar um acordo, que precisa ser assinado ainda hoje. (págs. 1, 48 e 49 e Míriam Leitão)
Entre opostos
Licença para desmatar
Aécio desiste de disputar Presidência
O governador de Minas, Aécio Neves, anunciou ontem que desistiu de disputar a Presidência da República em 2010 pelo PSDB. Com isso, o único pré-candidato do partido passa a ser o governador José Serra, de São Paulo. Mesmo que demore a assumir oficialmente sua candidatura, Serra estará mais exposto a partir de agora; mais livre, porém, para negociar alianças. Ao ler a carta de desistência, Aécio não mencionou Serra, mas se disse disposto a colaborar com seu "esforço e lealdade para a construção da social-democracia brasileira". Para aliados, deixou a porta aberta para integrar a chapa como vice ou candidato, caso Serra desista mais à frente. O tucano paulista elogiou "o desprendimento" de Aécio. Aliados pressionarão o mineiro para ser o vice. (págs. 1, 3 a 8 e Merval Pereira)
Em 2010, déficit externo deve dobrar
Vereador é preso por chefiar milícia
Uma defesa da educação na 1ª infância
Hotel Nacional é arrematado em leilão (págs. 1 e 24)
Confecom aprova mais de 600 propostas
------------------------------------------------------------------------------------
Folha de S. Paulo
Manchete: Aécio sai e amplia pressão sobre SerraO governador de Minas Gerais, Aécio Neves, anunciou a retirada de sua pré-candidatura à Presidência pelo PSDB. Mesmo sem citar José Serra em seu pronunciamento de sete minutos, Aécio lançou a responsabilidade pela definição da candidatura tucana para o governador de São Paulo.
A decisão de Aécio foi comunicada, antes do pronunciamento, ao próprio Serra e ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Em nota, Serra manifestou “afinidade de valores” com Aécio.
Apesar da desistência, a possibilidade de recuo permanece. “O governador José Serra não anunciando sua candidatura, nós teremos que conversar com o governador Aécio”, afirmou o deputado Rodrigo de Castro, secretário-geral do PSDB.
Assessores do presidente Lula disseram que foi uma “boa notícia” o anúncio da desistência de Aécio. Eles afirmaram que, embora esteja atrás nas pesquisas, o mineiro teria mais potencial para crescer até a eleição do ano que vêm. (págs. 1 e A4 a A7))
Foto-legenda: Observado por Sérgio Guerra, presidente nacional do PSDB, Aécio Neves anuncia a retirada da pré-candidatura à sucessão de Lula
Líderes tentam salvar cúpula do clima
"Os que quiserem um fracasso, que assumam isso", afirmou o francês Nicolas Sarkozy, autor da ideia da reunião de emergência.
"Corremos o risco de sermos fotografados como os dirigentes incompetentes para tratar do planeta", disse o presidente Lula.
Nos bastidores, havia ceticismo. Segundo um importante negociador, a cúpula tende a se limitar a uma "declaração robusta". (págs. 1 e A18)
Chuvas matam mais 6 em SP; mortes chegam a 29 em 17 dias
Inundada desde o dia 8, a rua Capachos (zona leste de SP) valorizou-se em até 187% na planta genérica que será usada para calcular o IPTU de 2010. A prefeitura começou a cadastrar ontem as famílias afetadas. (págs. 1 e C1)
Receita quer fiscal dentro de empresa que deve impostos
Neder não citou o total de empresas que poderão ser atingidas nem o tamanho das dívidas. Segundo ele, a medida é “dura” e será usada “com parcimônia”. (págs. 1 e B1)
Liminar do STF faz Sean Goldman, 9, ficar no Brasil
Foto- legenda: De volta para casa
Fernando de Barros e Silva: Se governador paulista desistir, terá de pagar caro
Ex-vereador morre depois de se dizer ‘laranja’ de igreja
Abrão, 81, morreu oito dias depois, após ter sido achado ferido em seu prédio. A polícia investiga. A Universal não falou. (págs. 1 e A10)
Editoriais
------------------------------------------------------------------------------------
O Estado de S. Paulo
Manchete: Aécio sai da disputa e abre espaço para chapa com SerraO governador de Minas, Aécio Neves, anunciou que desistiu da candidatura à Presidência pelo PSDB. A decisão deixa o governador de São Paulo, José Serra, como único nome tucano para a disputa. Pressionado a aceitar a vaga de vice de Serra, Aécio não disse o que fará nas eleições. O mineiro chegou a convidar o paulista para participar de seu pronunciamento, mas Serra declinou, alegando compromissos. No texto que leu, Aécio disse que sua intenção era obter "um perfil mais amplo" de alianças e deixou claro que a decisão de Serra de só se definir sobre a candidatura em março minaria esse esforço. Ele advertiu ainda que o partido deve evitar o "confronto plebiscitário", em alusão à estratégia petista de opor o presidente Lula ao ex-presidente FHC. Em nota, Serra disse que concorda com Aécio e afirmou: "Não somos semeadores da discórdia". (págs. 1 e A4 a A8)
Frase
Aécio Neves
Governador de Minas
"(Defendi) um perfil de alianças mais amplo do que o que se insinua em 2010"
Foto-legenda: Oficial - Aécio Neves anuncia no Palácio da Liberdade, ao lado do presidente do PSDB, Sérgio Guerra, a desistência da candidatura
Análises: Dora Kramer
O anúncio da "desistência" de Aécio Neves torna desnecessário o ritual da escolha: José Serra é o candidato. Desta vez, o PSDB cumpre o roteiro original. (págs. 1 e A8)
Análises: João Bosco Rabello
A crise do DEM explica, em parte, a antecipação do anúncio de Aécio. Outro fator é o atrito entre o PMDB e o presidente Lula. Decisivo, Aécio pode ser vice com mais poder. (págs. 1 e A7)
Receita põe fiscal dentro de empresas devedoras
Frase
Marcos Neder
Subsecretário da Receita
"Estão vindo algumas maldades por aí. Aos poucos, vocês vão ver"
BC prevê déficit externo de US$ 40 bi no ano que vem
Conferência do Clima acaba hoje sob risco de fracasso
Relatório cita 36 panes iguais à do voo da Air France
Supremo mantém o garoto S. no Brasil
Justiça aceita denúncia no caso da fraude do Enem
Itália: Berlusconi pede 'calma' na política
Chuvas em SP: Mortos chegam a 29 em dezembro
Foto- legenda/ Litoral de SP: esgoto no mar
Notas e Informações: A exumação de uma ameaça
------------------------------------------------------------------------------------
Jornal do Brasil
Manchete: Aécio desiste e abre campanhaA principal definição para a sucessão presidencial foi dada com a desistência do governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), de concorrer, em favor do colega de São Paulo, José Serra. Aécio, que queria propor prévias internas, alegou falta de tempo hábil para cooptar partidos da base governista. Para cientistas políticos ouvidos pelo JB, o anúncio abre, de fato, a campanha por forçar Serra a assumir que será o rival de Dilma Rousseff. O PT considerou a desistência "previsível" e anunciou que não pretende rever sua estratégia para as eleições. (págs. 1 e País A6)
Lula pede mais ação dos ricos na COP 15
Maracanã terá mudança radical
Proposta limita capital na mídia
Liminar do STF mantém menino Sean no Brasil
Coisas da política
Informe JB
Editorial
Sociedade Aberta
Professor e jurista
Extradição sob a ilegalidade. (págs. 1 e A11)
Sociedade Aberta
Arquiteto
Pisos contra as enchentes. (págs. 1 e A11)
-------------------------
http://clipping.radiobras.gov.br/clipping/novo/Construtor.php?Opcao=Sinopses&Tarefa=Exibir
-------------------
Nenhum comentário:
Postar um comentário