A proposta deste blogue é incentivar boas discussões sobre o mundo econômico em todos os seus aspectos: econômicos, políticos, sociais, demográficos, ambientais (Acesse Comentários). Nele inserimos as colunas "XÔ ESTRESSE" ; "Editorial" e "A Hora do Ângelus"; um espaço ecumênico de reflexão. (... postagens aos sábados e domingos quando possíveis). As postagens aqui, são desprovidas de quaisquer ideologia, crença ou preconceito por parte do administrador deste blogue.
PENSAR "GRANDE":
[NÃO TEMOS A PRESUNÇÃO DE FAZER DESTE BLOGUE O TEU ''BLOGUE DE CABECEIRA'' MAS, O DE APENAS TE SUGERIR UM ''PENSAR GRANDE''].
***************************************************
“Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...” (Abraham Lincoln).=>> A MÁSCARA CAIU DIA 18/06/2012 COM A ALIANÇA POLÍTICA ENTRE O PT E O PP.
----
''Os Economistas e os artistas não morrem..." (NHMedeiros).
"O Economista não pode saber tudo. Mas também não pode excluir nada" (J.K.Galbraith, 1987).
"Ranking'' dos políticos brasileiros: www.politicos.org.br
=========valor ...ria...nine
folha gmail df1lkrha
***
segunda-feira, março 01, 2010
''QUEM LÊ TANTA NOTÍCIA?"
01 de março de 2010
O Globo
Manchete: Tsunami devasta costa do Chile, que já tem 708 mortos
Ainda sob o choque do devastador terremoto de sábado, o Chile descobriu ontem que a fúria das tsunamis provocadas pelo tremor arrasou a região litorânea perto do epicentro, 320 quilômetros ao sul de Santiago, conta o enviado especial Flávio Freire. As ondas gigantes, de até 10 metros, avançaram terra adentro, deixando um rastro de destruição e mortes. Ontem, o número oficial de mortes aumentou para 708, a maioria na região costeira. Somente na cidade portuária de Constitución, 350 pessoas morreram. O governo decretou toque de recolher nas áreas mais afetadas para conter saques a supermercados, mas a presidente Michelle Bachelet anunciou acordo com donos dos estabelecimentos para que gêneros de primeira necessidade sejam fornecidos de graça à população. (págs. 1 e 26 a 28)
Temporal mata 55 na Europa
Fortes chuvas, inundações e ventos de até 200km/h, desencadeados pela tempestade Xynthia, deixaram um rastro de destruição no fim de semana entre Portugal e Alemanha. A França foi o país mais atingido, com 45 das 55 mortes registradas. (págs. 1 e 29)
Foto legenda: do alto de um telhado, um cachorro observa a destruição causada pela tsunami que atingiu a localidade de Dichato, povoado que teve 80% de sua área destruídos
Foto legenda: Uma mulher carrega mercadorias saqueadas dentro de um supermercado em Concepción
Uma vida pelos livros
Foto legenda: José Mindlin: morte aos 95 anos
Pressão sobre Serra aumenta após pesquisa
TJ da Bahia tem salários de até R$ 52 mil
------------------------------------------------------------------------------------
Folha de S. Paulo
Manchete: Tremor de 8,8 graus atinge o Chile
O sismo que atingiu o Chile na madrugada de ontem destruiu edifícios e estradas e interrompeu comunicações e fornecimento de energia na costa central.
No início da tarde, já eram contabilizados mais de cem mortos. Não havia estimativa de feridos. A presidente Michelle Bachelet declarou estado de catástrofe.
Foi o quinto maior tremor já registrado no mundo. O mais forte, de 9,5 graus na escala Richter, também atingiu o Chile, em 1960.
A destruição se concentrou em Concepción, a 120 km do epicentro, localizado no mar, a 35 km de profundidade. Na capital, Santiago, o aeroporto internacional foi fechado e não havia previsão de reabertura hoje.
O tremor também foi sentido no Brasil e na Argentina. Após o sismo, abalos secundários de até 6,9 graus na escala Richter - o que atingiu o Haiti, em janeiro, chegou a 7 - provocaram alertas de tsunami na costa do oceano Pacífico. (págs. 1 e Mundo)
Após alertas de tsunami, países evacuam costa
Alertas para tsunamis na costa do Pacífico levaram países a esvaziar regiões costeiras. No Havaí, a Defesa Civil pediu à população para se afastar das praias. Regiões dos EUA, como Califórnia e Alasca, estão em alerta. As costas asiática, australiana e da Nova Zelândia também podem ser afetadas. (págs. 1 e A15)
Turista diz que terra tremeu por duas horas
A estudante Julia Spina Bueno, 21, que mora no 12° andar de um prédio em Santiago, teve de ir ao térreo por motivos de segurança. A turista Giovanna Vendrasco, 23, aguardou no saguão do hotel enquanto sentia os tremores secundários, que duraram cerca de duas horas, conta. (págs. 1 e A16)
Foto legenda: Viaduto destruído em Santiago devido ao terremoto; o tremor causou alertas de tsunami em diversos pontos da costa do Pacífico
Dilma cresce e já encosta em Serra
Dilma e Serra só estariam empatados tecnicamente em 30% na rara hipótese de o tucano estar no limite mínimo, e a petista, no máximo, segundo o Datafolha.
A margem de erro da pesquisa é de dois pontos, para mais ou para menos.
O crescimento da ministra da Casa Civil, porém, é verificado em todos os cenários do levantamento, que revela ainda estagnação nos índices de Ciro Gomes (PSB) e Marina Silva (PV). Os números devem aumentar especulações sobre a desistência de Serra, relata o Painel.
O presidente Lula manteve aprovação recorde, com 73% de ótimo/bom. (págs. 1 e Brasil)
Desgaste do rival tucano também favorece petista
A ascensão de Dilma reflete não só a transferência de popularidade de Lula. O desgaste de Serra em estratos importantes do eleitorado também ajuda. (págs. 1 e A9)
Editoriais
------------------------------------------------------------------------------------
O Estado de S. Paulo
Manchete: Mortos passam de 700 no Chile
O governo do Chile elevou para pelo menos 708 o número de mortos em decorrência do terremoto de 8,8 graus na escala Richter registrado na madrugada de sábado. Ontem de manhã, um tremor de 6,1 graus voltou a assustar o país. Dois milhões de chilenos estão desabrigados. Em Concepción, cidade mais atingida, houve saques a lojas e supermercados. “Eu vim com a intenção de comprar, mas as caixas não estavam. Tive de agir como ladra", disse uma aposentada. O caos generalizado levou a presidente Michelle Bachelet a decretar estado de exceção de catástrofe e toque de recolher na região. (págs. 1 e A8 a A14)
Sob prédio partido, até 80 moradores
Bombeiros tentam resgatar entre 60 e 80 pessoas soterradas num prédio de 14 andares em Concepción. O terremoto fez o edifício de 80 apartamentos e recém-inaugurado se quebrar em dois e cair horizontalmente. (págs. 1 e A9)
Foto legenda: Caos - Supermercado é saqueado em Concepción, que fica a 500 km de Santiago: prefeita diz que a situação está fora de controle na cidade e pede ajuda do Exército
José Mindlin morre aos 95
O bibliófilo e empresário José Mindlin morreu ontem aos 95 anos em São Paulo. Ele foi o responsável pela organização da maior e mais relevante biblioteca privada do Brasil, doada à USP em 2006. Seu legado mais notável é a coleção Brasiliana, composta por 17 mil títulos - ou 40 mil volumes - de literatura e manuscritos históricos. "Ele era muito mais que um bibliófilo, era uma pessoa preocupada com o futuro do País", disse o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. O primeiro emprego de Mindlin foi no Estado, onde começou como redator aos 15 anos e ajudou a driblar a censura imposta pela Revolução de 1930. Na atividade empresarial, dirigiu até 1996 a Metal Leve, uma das mais importantes fabricantes de autopeças do Brasil. Depois, dedicou-se aos livros e à participação em instituições como a Sociedade de Cultura Artística. Era membro das Academias Paulista e Brasileira de Letras. (págs. 1, e A18 a A20)
Artigo
Lilia Schwarcz
Professora e escritora
A generosidade do 'livreiro mor'
Dr. Mindlin era o mais generoso e dadivoso dos "bibliotecários". Sua casa era uma ilha perdida, um oásis da cultura. Não havia documento que não pudesse ser pesquisado, obra que estivesse impedida de ser consultada. (págs. 1 e A20)
Foto legenda: Lema - 'Não faço nada sem alegria', diz selo que colocou nos livros
Fundos de pensão já acumulam 17% do PIB
Aeronáutica tem cartas inéditas de Lamarca
Remédios: Venda fracionada fica só no papel
Negócios: Brasil cada vez mais cobiçado
Fato Relevante
Clayton Netz
Grifes como Adidas disputam espaço em shopping popular. (págs. 1 e N2)
Notas e Informações: Direitos desprezados
------------------------------------------------------------------------------------
Jornal do Brasil
Manchete: Tremor no Chile: Recomeço com sustos
Foto legenda: E agora? - Chileno observa, desolado, os efeitos devastadores do tsunami na cidade de Pueco, a dez quilômetros de Concepción
Twitter incentiva a negociar ações
Brasil perde José Mindlin
Coisas da política
Outras páginas
Editorial
Sociedade Aberta
Sociólogo
Por quem chora Hillary Clinton? (págs. 1 e A12)
------------------------------------------------------------------------------------
Correio Braziliense
Manchete: Luta dramática para salvar vidas no Chile
Foto legenda: Destruição
Na região de Maule, onde mais de 540 pessoas morreram, o cenário era devastador: construções vieram abaixo e tudo virou escombro
Foto legenda: Violência
Temendo ficar sem água e alimento, chilenos saquearam supermercados e lojas em Concepción: comércio não funciona desde a tragédia
Foto legenda: Desabrigo
Em Santiago, muitos moradores dormiram ao relento, em barracas improvisadas: medo de voltar aos prédios danificados após o tremor
Foto legenda: Resgate
Bombeiros trabalham intensamente na tentativa de encontrar sobreviventes: em Concepción, um prédio com 15 andares caiu e deixou pelo menos 100 pessoas soterradas
Governo admite ter subestimado ação de tsunami
Brasileiros buscam ajuda, mas só 12 voltam para casa
Em Concepción, destruição e saque a supermercados
(págs. 1 e 12 a 15)
Caixa de Pandora: Impeachment de Arruda nas mãos dos suplentes
O adeus ao amigo dos livros
Criador da mais importante biblioteca privada do país, o bibliófilo, empresário, advogado e escritor José Mindlin morre aos 95 anos, em São Paulo. (págs. 1 e 6)
-------------------------------------
http://clipping.radiobras.gov.br/clipping/novo/Construtor.php?Opcao=Sinopses&Tarefa=Exibir
------------
Nenhum comentário:
Postar um comentário