PENSAR "GRANDE":

***************************************************
[NÃO TEMOS A PRESUNÇÃO DE FAZER DESTE BLOGUE O TEU ''BLOGUE DE CABECEIRA'' MAS, O DE APENAS TE SUGERIR UM ''PENSAR GRANDE''].
***************************************************


“Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...” (Abraham Lincoln).=>> A MÁSCARA CAIU DIA 18/06/2012 COM A ALIANÇA POLÍTICA ENTRE O PT E O PP.

----

''Os Economistas e os artistas não morrem..." (NHMedeiros).

"O Economista não pode saber tudo. Mas também não pode excluir nada" (J.K.Galbraith, 1987).

"Ranking'' dos políticos brasileiros: www.politicos.org.br

=========
# 38 RÉUS DO MENSALÃO. Veja nomes nos ''links'' abaixo:
1Radio 1455824919 nhm...

valor ...ria...nine

folha gmail df1lkrha

***

quarta-feira, maio 19, 2010

ELEIÇÕES 2O1O [In:] FICHA LIMPA ou ''FAIR PLAY'' ?

...

Jogadas da coluna

Roberto Damatta/Estadão.


* * * *

O projeto Ficha Limpa é da mesma linhagem do Plano Real. Trata-se de uma norma preliminar, sem a qual o jogo se torna impossível. O dado mais importante de uma economia capitalista é o valor do dinheiro; de uma democracia liberal é a figura da representação, quando alguns são transformados pelo simbolismo político moderno fundado na escolha e na quantidade, numa pessoa única. O representar é uma incorporação livre e voluntária, como queria o bíblico Hobbes.

É uma delegação dada a um outro cidadão, de decidir sobre assuntos que o "nosso" grupo concorda. Como, pois, se deixar representar por canalhas e criminosos? O que representa um bandido com ficha na polícia, mas protegido pelo Parlamento?

Esse projeto tem repercussões entre os partidos e, como toda lei, não resolve nada enquanto não for honrada com sua aplicação ao real, punindo tanto os outros quantos os nossos. Isenção, sem a qual, as virtudes cívicas do altruísmo ? que Rousseau queria transformar em religião ? não superam o jogo da politicagem rasteira como rotina, como testemunhamos neste fim de governo.

* * * *

O ilustre líder do governo no Senado, Romero Jucá, traduziu esplendidamente a ética governista. Como o projeto Ficha Limpa é da sociedade, o governo não tem obrigação de apoiá-lo. A prioridade é o pré-sal que vai salvar o Brasil, transformando todo mundo em funcionário público, como na Grécia e em Portugal. Parece que o senador entrou na minha obra. O que ele disse confirma a separação radical entre Estado e sociedade vigente no Brasil. Nós, com uma carga tributária fenomenal, trabalhando para a máquina de barganhas e ineficiências que constitui o Estado nacional. É um retrato brilhante deste governo, sempre dividido entre "nós" e "vocês", como diz reiteradamente a candidata-Lula.
-----------

Nenhum comentário: