A proposta deste blogue é incentivar boas discussões sobre o mundo econômico em todos os seus aspectos: econômicos, políticos, sociais, demográficos, ambientais (Acesse Comentários). Nele inserimos as colunas "XÔ ESTRESSE" ; "Editorial" e "A Hora do Ângelus"; um espaço ecumênico de reflexão. (... postagens aos sábados e domingos quando possíveis). As postagens aqui, são desprovidas de quaisquer ideologia, crença ou preconceito por parte do administrador deste blogue.
PENSAR "GRANDE":
[NÃO TEMOS A PRESUNÇÃO DE FAZER DESTE BLOGUE O TEU ''BLOGUE DE CABECEIRA'' MAS, O DE APENAS TE SUGERIR UM ''PENSAR GRANDE''].
***************************************************
“Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...” (Abraham Lincoln).=>> A MÁSCARA CAIU DIA 18/06/2012 COM A ALIANÇA POLÍTICA ENTRE O PT E O PP.
----
''Os Economistas e os artistas não morrem..." (NHMedeiros).
"O Economista não pode saber tudo. Mas também não pode excluir nada" (J.K.Galbraith, 1987).
"Ranking'' dos políticos brasileiros: www.politicos.org.br
=========valor ...ria...nine
folha gmail df1lkrha
***
quarta-feira, maio 12, 2010
''QUEM LÊ TANTA NOTÍCIA?"
12 de maio de 2010
O Globo
Manchete: Acusado, Tuma JR. ignora ministro e sai só de férias
Onze dias após a divulgação das denúncias de envolvimento do secretário nacional de Justiça, Romeu Tuma Júnior, com o chinês Li Kwok Kwen, preso pela PF por contrabando, o Palácio do Planalto enfim começou a pressioná-lo para que se afaste do cargo. Ontem, o Ministério da Justiça chegou a divulgar que Tuma Jr. se afastaria do cargo por 30 dias, para permitir o avanço das investigações. Mas o secretário, irritado, negou a informação. "Não tem essa história de licença. Eu jamais vou pedir licença. Isso não existe", protestou. De início, Tuma Jr. só aceitou sair de férias por dez dias, mas à noite concordou em tirar os 30 dias. "Vou pegar um sol. Volto quando estiver moreninho", ironizou. Além da PF e do Conselho de Ética Pública, a Controladoria Geral da União (CGU) também decidiu investigar as suspeitas contra o secretário. (págs. 1 e 3)
Zuenir Ventura
Ou o Tuma Jr. é muito forte ou o governo é muito fraco. Ou as duas coisas. (págs. 1 e 7)
Conservador assume no Reino Unido
Papa: 'Perdão não substitui a Justiça'
Grupos de mídia na mira de associações
Socorro divide países europeus. EUA cobram ação rápida (págs. 1 e 21)
------------------------------------------------------------------------------------
Folha de S. Paulo
Manchete: Reino Unido tem premiê conservador depois de 13 anos
Após 13 anos de governo trabalhista, os conservadores retornaram ao poder no Reino Unido. O novo primeiro-ministro é David Cameron, 43, o mais jovem a ocupar o cargo desde 1812.
Os conservadores chegaram ao poder graças ao que o próprio Cameron chamou, no primeiro discurso como premiê, de "coalizão plena" com os liberais-democratas.
Seu partido tem 306 das 650 cadeiras do Parlamento. Os liberais, 57. A soma (363) dá a maioria para governar.
Pela primeira vez em três décadas, uma coalizão definiu o primeiro-ministro no país. O líder liberal, Nick Clegg, será vice-premiê.
Para Cameron, será preciso tomar "decisões difíceis" - entre elas sobre o déficit público em alta e a respeito de questões sociais. (págs. 1 e A12)
Para presidente, é 'muito difícil' Tuma Jr. seguir em secretaria
A Folha apurou que, para Lula, não há prova de crime, mas as conversas de Tuma Jr. com um acusado de contrabando tornam a situação quase "insustentável". Na TV, Tuma Jr. disse que vai se defender. (págs. 1 e A9)
Chacina debaixo de viaduto mata 5 moradores de rua na capital
As vítimas - viciadas em crack, segundo a polícia - dormiam quando quatro pessoas em duas motos dispararam. Neste ano, já houve oito chacinas no Estado, com 27 mortes. (págs. 1, C1 e C3)
Líder supremo do Irã receberá Lula em visita
Cotidiano: Cabo se rompe e deixa o centro de São Paulo sem luz por 8 horas (págs. 1 e C7)
Editoriais
------------------------------------------------------------------------------------
O Estado de S. Paulo
Manchete: Suspeita de elo com mafioso faz governo afastar Tuma Jr.
O ministro Luiz Paulo Barreto (Justiça) decidiu afastar por 30 dias o delegado Romeu Tuma Júnior da Secretaria Nacional de Justiça. Informalmente, o secretário disse que decidiu "tirar férias" para se defender. Tuma Júnior sai uma semana depois de o Estado revelar suas ligações com Paulo Li, chefe da máfia chinesa paulista. A PF tem indícios que transformam o secretário em suspeito de tráfico de influência e de crimes contra a administração pública. Após receber relato detalhado da PF, o Planalto abandonou Tuma Júnior politicamente. Apesar do discurso de que não pode condenar ninguém a priori, o presidente Lula esperava que o secretário tomasse a iniciativa de deixar o cargo, o que não ocorreu. A solução intermediária foi a da licença. (págs. 1 e Nacional A4)
Corregedoria da PF pediu investigação
A Polícia Federal informou ontem que a corregedoria da corporação em São Paulo deu parecer favorável em fevereiro, à abertura do inquérito para investigar acusações envolvendo o secretário nacional de Justiça, Tuma Júnior. Segundo a PF, os indícios sobre a ligação entre Tuma Júnior e o chefe da máfia chinesa Paulo Li estão sob segredo de Justiça. (págs. 1 e Nacional A4)
Câmara conclui votação de 'ficha limpa'
Em SP, cinco são mortos sob viaduto
Cameron é o novo premiê da Grã-Bretanha
Foro legenda: Direta. Cameron e mulher: defesa da ‘grande sociedade’
Rolf Kuntz: É hora das Cartas ao Povo
Notas & Informações: Esse Mercosul não serve
------------------------------------------------------------------------------------
Correio Braziliense
Manchete: Só resta torcer
Enquanto isso, na Argentina...
Maradona convoca 7 atacantes (págs. 1 e Super Esportes, 2 a 15)
Cerco se fecha sobre bandarra
Seis enterros e um mistério
Reino Unido e conservador
Ficha limpa vai ao Senado
Servidores vão desafiar Lula
------------------------------------------------------------------------------------
Valor Econômico
Manchete: Governo estimulará crédito privado para investimentos
Estão sendo avaliadas várias iniciativas. Uma delas é reduzir ou até isentar do pagamento de Imposto de Renda os investimentos em debêntures de prazo superior a cinco anos emitidas pelas empresas. O benefício interessa a grandes companhias, que hoje recorrem aos empréstimos do BNDES e a captações no exterior. (págs. 1 e A2)
Diniz põe mais R$ 1 bi na 'nova' Casas Bahia
Ford agora vai usar mais engenheiros brasileiros
O Brasil é terceira operação para a Ford fora dos EUA. Mas, em breve, tende a ultrapassar o Reino Unido em volume de vendas. A projeção baseia-se em dois pilares. O primeiro está no surgimento de novos clientes: "O governo Lula colocou o mercado em posição de decolagem, abrindo espaço para uma nova geração de classe média que está comprando carro zero quilômetro pela primeira vez na vida". (págs. 1 e B1)
Brasil quer o comando da FAO
Projeto siderúrgico de Morales sob ameaça
A Jindal não conseguiu, porém, equacionar de onde virá a energia e de que forma escoará o que espera produzir. Além disso, troca acusações com o governo de Evo Morales sobre o atraso das obras, dizendo que não recebeu a concessão das terras da mina e adjacências. Já a Empresa Siderúrgica Mutún, criada pelo governo para ser parceira da Jindal, descontou garantias bancárias que só poderiam ser sacadas se o investimento não fosse feito. (págs. 1 e A10)
Com imagem arranhada pela crise, Citibank reestrutura gestão de fortunas no país (págs. 1 e D2)
Venezuela aperta controle do câmbio para conter preços (págs. 1 e A11)
Em aliança com liberais, David Cameron assume o governo britânico (págs. 1 e A14)
Oportunidades para investir
Avanço lento e gradual
'Private equity' na TI
Demanda aérea
A revolução dos bichos
Apostas navais
Consolidação das teles
Torcida corporativa
Ideias
Da forma como foi projetada, a zona do euro fracassou e só terá êxito se for radicalmente reformada. (págs. 1 e A13)
Ideias
É perversa a combinação brasileira de taxa de juro real elevada e endividamento familiar crescente. (págs. 1 e A13)
----------------------
Nenhum comentário:
Postar um comentário