A proposta deste blogue é incentivar boas discussões sobre o mundo econômico em todos os seus aspectos: econômicos, políticos, sociais, demográficos, ambientais (Acesse Comentários). Nele inserimos as colunas "XÔ ESTRESSE" ; "Editorial" e "A Hora do Ângelus"; um espaço ecumênico de reflexão. (... postagens aos sábados e domingos quando possíveis). As postagens aqui, são desprovidas de quaisquer ideologia, crença ou preconceito por parte do administrador deste blogue.
PENSAR "GRANDE":
[NÃO TEMOS A PRESUNÇÃO DE FAZER DESTE BLOGUE O TEU ''BLOGUE DE CABECEIRA'' MAS, O DE APENAS TE SUGERIR UM ''PENSAR GRANDE''].
***************************************************
“Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...” (Abraham Lincoln).=>> A MÁSCARA CAIU DIA 18/06/2012 COM A ALIANÇA POLÍTICA ENTRE O PT E O PP.
----
''Os Economistas e os artistas não morrem..." (NHMedeiros).
"O Economista não pode saber tudo. Mas também não pode excluir nada" (J.K.Galbraith, 1987).
"Ranking'' dos políticos brasileiros: www.politicos.org.br
=========valor ...ria...nine
folha gmail df1lkrha
***
quarta-feira, setembro 15, 2010
''QUEM LÊ TANTA NOTÍCIA''
15 de setembro de 2010
------------------------------------------------------------------------Folha de S. Paulo
Presidente 40 Eleições 2010
Ministra chama Serra de 'candidato aético e derrotado'; para FHC, Lula age como 'chefe de facção'
O novo escândalo provocado pelas acusações de lobby contra a ministra Erenice Guerra (Casa Civil) e integrantes de sua família elevou o tom da campanha ao nível mais forte até agora.
Em nota timbrada da Presidência, a ministra se disse vítima de uma "impressionante campanha de difamação" em favor de um "candidato aético e já derrotado", referindo-se, sem citar nome, ao tucano José Serra.
O teor político da nota reflete o adotado pelo presidente Lula em reuniões. Seu tom, porém, desagradou à campanha de Dilma Rousseff (PT); para assessores, ela dá a ideia de que o governo vê a eleição como ganha.
Em entrevista na internet, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso criticou a campanha de Serra e disse que Lula está agindo como
"chefe de facção", não como presidente. (Págs. 1 e Eleições 2010)
Auditoria acusa irmão de ministra de desvio
Pagamentos suspeitos incluem ao menos R$ 134 mil para o próprio Euricélio e para israel Guerra, filho de Erenice, quando ela era subordinada à então ministra Dilma Rousseff. (Págs. 1 e Esp. 4)
Elio Gaspari
Família de Erenice poderia ser saga do nordestino, não mingau de clientelismo. (Págs. 1 e A6)
Receita lança pacote para evitar vazamento de dados (Págs. 1 e Esp. 5)
Por dez anos, polícia de SP violou sigilos para Petrobras
Para a Corregedoria da polícia, a prática é ilegal. As informações são públicas, diz a Petrobras. (Págs. 1, C1 e C3)
UE ataca França por expulsão de ciganos; Senado veta uso do véu
O Senado do país aprovou projeto que proíbe o véu islâmico em lugares públicos. Ele ainda irá ao Conselho Constitucional. (Págs. 1 e A8)
Alzheimer pode ser 'diabetes cerebral', diz estudo da UFRJ
Estudos com cobaias indicam que remédios para diabetes podem ser úteis contra o Alzheimer, que ainda não tem cura. (Págs. 1 e A14)
Fovest: Institutos vão preencher 70% das vagas com sistema do Enem (Págs. 1 e 4 a 6)
Editoriais
------------------------------------------------------------------------------------
O Estado de S. Paulo
Manchete: Lula comanda reação do govemo para blindar Erenice
Coube ao presidente Lula o comando da contraofensiva do governo e da coordenação da campanha de Dilma Rousseff (PT) para inocentar a ministra Erenice Guerra. A intenção é jogar no candidato tucano José Serra a culpa pela repercussão das denúncias de envolvimento de Erenice, de um filho e de familiares dela em tráfico de influência na Casa Civil. Erenice, que sempre atuou como braço direito de Dilma, animou-se com o apoio do presidente. Imediatamente, ao saber que ficaria no governo, divulgou uma nota à imprensa, com ataques a Serra, qualificando-o de "aético e já derrotado". Lula e o comando da campanha de Dilma mostravam multa preocupação com a possibilidade de as denúncias contra Erenice tirarem votos da petista. Por isso, decidiram pela rápida reação. Logo pela manhã, o presidente chamou os ministros mais próximos para uma conversa. Concluíram que o melhor seria anunciar a entrada da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União no caso. (Págs. 1 e Nacional A4)
Receita terá 'sigilo VIP'
Em meio ao escândalo da quebra de sigilo fiscal de tucanos, o ministro Guido Mantega (Fazenda) anunciou ontem a criação de uma lista com nomes de "pessoas politicamente expostas”. Elas terão seus dados cadastrais na Receita Federal mais protegidos que os dos demais contribuintes. (Págs. 1 e Nacional A9)
Foto legenda: Reação. Para Erenice, Serra está 'desesperado' para criar 'fato novo' (Pág. 1)
Polícia quebrou sigilo de 400 mil a pedido da Petrobras
Estatal nega irregularidade
A Petrobrás disse que levantar antecedentes criminais é "prática corrente no meio corporativo". (Págs. 1 e Nacional A12)
Lula age na campanha como chefe de facção, diz FHC
Para Dirceu, há excesso de liberdade de imprensa
Mundo tem menos famintos, diz ONU
Estoque alto deixa carro mais barato
EUA pedem que Israel suspenda colonização (Págs. 1 e Internacional A13)
34% dos cursos de pós são ruins ou regulares (Págs. 1 e Vida A18)
André Meloni Nassar
O Brasil é um dos poucos países em desenvolvimento com agricultura de país desenvolvido. Com a diferença de que subsidia pouco o agricultor. (Págs. 1 e Espaço Aberto A2)
Notas & Informações
Um assessor da Casa Civil foi o bode expiatório encontrado pelo governo no caso Erenice Guerra. (Págs. 1 e A3)
------------------------------------------------------------------------------------
Valor EconômicoManchete: Fundo Soberano pode ser 2º maior acionista da Petrobras
Na semana passada, a Caixa vendeu para o FFIE as ações ordinárias da Petrobras que detinha. Segundo informou a assessoria da CEF, o banco não possui mais posição própria em ações da Petrobras em sua tesouraria. No dia 26 de agosto, por meio de decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Tesouro Nacional foi autorizado a capitalizar a Caixa por meio da transferência de 77,6 milhões de ações ordinárias da petroleira estatal, que, portanto, já foram alienadas ao FFIE. (Págs. 1 e C3)
Grandes já vendem 67% do etanol
A aglutinação da oferta ocorre de duas formas. A primeira é o modelo Copersucar: várias usinas associam e delegam à cooperativa a decisão da melhor estratégia de venda. A segunda, mais comum, é a das empresas de comercialização, que fazem as vendas para médias e grandes usinas. (Págs. 1 e B14)
Foto legenda: Forças contrárias
Gol e TAM lideram em cargas
TI age para aliviar a tensão entre clientes e call centers
Um programa da Teleperformance monitora o nível de tensão entre o cliente e o atendente por decibéis, graduados nas luzes verde, amarela e vermelha. Quando a luz vermelha aparece tela do computador, o gerente assume a ligação e intervém no atendimento. Muitas empresas preferem apostar em sistemas de atendimento sem intervenção humana. Um "robô" da Directalk, por exemplo, é capaz de atender quem procura a empresa por telefone ou webchat (Págs. 1 e B3)
Pesquisas indicam segundo turno em somente 5 estados
Isso significa que apenas 7,4% dos eleitores terão segundo turno, o menor índice desde a adoção do sistema de eleições em duas fases criado pela Constituição de 1988. Há quatro anos, 41% dos eleitores, em dez Estados, foram ao segundo turno. (Págs. 1 e Al6)
Forte ingresso de capitais surpreende Suíça e Japão e moedas se valorizam (Págs. 1 e C2)
FGV concluirá sede 66 anos depois
Commodities/Especial
Santillana pode abrir capital no país
Schulz fornecerá tubos ao Comperj
Barra do Furado pode sair do papel
Cisão da Fiat
Pfizer na genética bovina
Baixar manual estrangeiro paga IR
Ideias
A moda na campanha eleitoral do PSDB, agora, é falar muito mal de Serra e atribuir a ele a culpa pelas dificuldades. (Págs. 1 e A10)
Ideias
Mundo precisa de um setor bancário menor e mais seguro, e o defeito das novas regras é que elas não farão isso. (Págs. 1 e Al5)
------------------------------------------------------------------------------------
RADIOBRAS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário