A proposta deste blogue é incentivar boas discussões sobre o mundo econômico em todos os seus aspectos: econômicos, políticos, sociais, demográficos, ambientais (Acesse Comentários). Nele inserimos as colunas "XÔ ESTRESSE" ; "Editorial" e "A Hora do Ângelus"; um espaço ecumênico de reflexão. (... postagens aos sábados e domingos quando possíveis). As postagens aqui, são desprovidas de quaisquer ideologia, crença ou preconceito por parte do administrador deste blogue.
PENSAR "GRANDE":
[NÃO TEMOS A PRESUNÇÃO DE FAZER DESTE BLOGUE O TEU ''BLOGUE DE CABECEIRA'' MAS, O DE APENAS TE SUGERIR UM ''PENSAR GRANDE''].
***************************************************
“Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...” (Abraham Lincoln).=>> A MÁSCARA CAIU DIA 18/06/2012 COM A ALIANÇA POLÍTICA ENTRE O PT E O PP.
----
''Os Economistas e os artistas não morrem..." (NHMedeiros).
"O Economista não pode saber tudo. Mas também não pode excluir nada" (J.K.Galbraith, 1987).
"Ranking'' dos políticos brasileiros: www.politicos.org.br
=========valor ...ria...nine
folha gmail df1lkrha
***
segunda-feira, outubro 25, 2010
''QUEM LÊ TANTA NOTÍCIA?''
25 de outubro de 2010
O Globo
Tucano fala em 'mentira permanente'; petistas evitam discursos e polêmicas
No último domingo de campanha, os presidenciáveis adotaram estratégias diferentes em eventos no Rio. José Serra, em Copacabana, subiu o tom dos ataques ao governo Lula e ao PT: "Precisamos de um governo que tenha caráter. Não podemos viver situação de mentira permanente". Para ele, o PT tem critérios diferentes contra a corrupção: "A justiça dos companheiros é mais lenta, não anda."
Em carreata na Zona Oeste, Dilma Rousseff e Lula não discursaram nem deram entrevista, fugindo de polêmicas. Dilma fez uma declaração breve: "Foi maravilhoso. Um final de campanha para cima." (Págs. 1 e 3)
PF ouvirá pivôs de escândalos
A Polícia Fedeal ouvirá hoje dois personagens dos últimos escândalos na campanha do PT: Erenice Guerra e o jornalista Amaury Ribeiro Júnior - que deve ser indiciado por comprar dados sigilosos da Receita. (Págs. 1 e 4)
Agropecuária terá limite na Amazônia
Após o segundo turno das eleições, o governo prevê editar decreto em que define o zoneamento Ecológico-Econômico da Amazônia Legal. Pelo documento, a expansão da fronteira agropecuária será limitada. (Págs. 1 e 10)
Foto legenda: Cabral, Lula, Dilma e Paes na carreata que percorreu três bairros da Zona Oeste: sorrisos e silêncio
Foto legenda: Alckmin, Gabeira, Serra, Aécio e Itamar: na orla de Copacabana, críticas ao governo
Acidente fatal reabre polêmica
A paixão pela velocidade custou a vida do estudante de publicidade Diogo Monteiro Frota dos Santos. Ele morreu na madrugada de ontem, no dia de seu aniversário de 24 anos, ao bater em um muro em Botafogo. Na traseira do carro do rapaz, que no Orkut era membro da comunidade "Já ultrapassei os 200km/h!", havia um adesivo com apologia da direção perigosa. Para especialistas, os jovens não têm noção do risco. (Págs. 1 e 14)
Foto legenda: o caro do estudante após o choque: morte no dia do aniversário
Haiti já tem casos de cólera na capital
Irã restringe ensino nas universidades
------------------------------------------------------------------------------------
Folha de S. Paulo
Manchete: Após Ceará, três Estados planejam vigiar mídiaPelo menos mais três Estados se preparam para criar conselhos de comuncação com o objetivo de monitorar a mídia, a exemplo do já ocorrido no Ceará, informa Elvira Lobato.
O governo de Alagoas, do PSDB, estuda transformar um conselho consultivo em deliberativo, com poder semelhante ao cearense.
No Piauí, um grupo de trabalho nomeado pelo ex-governador Wellington Dias (PT) propôs a criação de órgão para, entre outras funções, vigiar o cumprimento das regras de radiodifusão. Na Bahia, governada pelo PT, o conselho seria vinculado à Secretaria de Comunicação Social do Estado.
Nos três casos, há envolvimento do Executivo. Em São Paulo, tramita projeto similar ao do Ceará. (Págs. 1 e A4)
Foto legenda: Cachimbo da Paz:
Fiscais relatam pressão política do PT no Ibama
Sistema criado por Serra amplia custo de material
A campanha em gafes
Candidatos trocaram cidades, exaltaram "polvo" e defenderam traição "com discrição". (Págs. 1 e Eleições 8)
Poder público desaloja 165 mil em SP
É o maior desalojamento forçado do Estado. Considerando 3,3 moradores por casa (prévia do Censo 2010), são 165 mil pessoas, mais que a população de São Caetano do Sul (153 mil). (Págs. 1 e C1)
Lobato buscava verba alemã para negociar petróleo
Cólera chega à capital do Haiti após matar 253
Boa Notícia: Começa extração ecológica da madeira na Amazônia (Pág. 1)
"prioridades chinesas", que comenta a possibilidade de reforma política no país. (Págs. 1 e A2)
------------------------------------------------------------------------------------
O Estado de S. Paulo
Manchete: Na reta final, PF ouve Erenice e jornalistaA seis dias da eleição presidencial, os pivôs de escândalos que desgastaram a campanha de Dilma Rousseff (PT) prestarão hoje depoimento, em inquéritos separados, à Polícia Federal em Brasília.
Braço direito de Dilma na Casa Civil, a ex-ministra Erenice Guerra terá de explicar se sabia das irregularidades praticadas por seus filhos Israel e Saulo Guerra na intermediação de negócios entre empresas privadas e estatais. As denúncias de tráfico de influência fizeram Erenice deixar o cargo, em 16 de setembro.
O jornalista Amaury Ribeiro Jr. será ouvido sobre a violação do sigilo fiscal de tucanos. Suspeito de ter encomendado e pago a invasão dos dados fiscais, ele poderá sair do depoimento indiciado por corrupção ativa e violação de sigilo. (Págs. 1 e A4)
Mais um round
A expectativa é de troca de alfinetadas sobre escândalos hoje, no penúltimo debate entre Dilma e Serra, na Rede Record. (Págs. 1, e Nacional A9)
Enfim, um dia de distensão na campanha
Cólera ameaça desabrigados de tremor no Haiti
Investimento externo pode voltar a ter IR
Rio Negro atinge o nível mais baixo desde 1902 (Págs 1 e A17)
Após escândalo de corrupção na Fifa, Suíça quer mudar lei ( Págs. 1 e Esportes, E6)
Se o relatório do Ministério da Fazenda fosse mais realista, mostraria a necessidade de investimentos. (Págs. 1 e A3)
------------------------------------------------------------------------------------
Valor EconômicoManchete: Boom de serviços reforça as receitas de municípios
Nos oito primeiros meses do ano, a arrecadação própria do município de São Paulo, por exemplo, aumentou 27,3% em termos nominais na comparação com o mesmo período de 2008. Enquanto isso, a receita tributária do governo paulista cresceu 20,9%. "O setor financeiro e a construção civil puxam a arrecadação de São Paulo", diz o secretário de Finanças do município, Walter Aluisio Morais Rodrigues. (Págs. 1 e A4)
Candidatos já têm ministério escalado
A petista manteria o eixo do atual governo. O PT teria 17 dos 37 cargos e o PMDB, seis. A candidata quer manter Nelson Jobim na Defesa e remanejar Henrique Meirelles para uma pasta de infraestrutura. Para seu lugar no Banco Central, o mais cotado é o diretor de Normas, Alexandre Tombini. Para a Casa Civil, a expectativa é que Antonio Palocci seja indicado. Luciano Coutinho é o preferido de Dilma para a Fazenda, mas Guido Mantega quer permanecer.
Serra não gosta de falar em equipe de governo antes da eleição. Diz que "dá azar". Se vencer, sua dificuldade será a composição com os partidos políticos, especialmente o PMDB. O ministro da Fazenda ideal de Serra seria Armínio Fraga. Alguns nomes têm escalação garantida, como José Roberto Afonso, Geraldo Biasoto, no BC ou na Previdência, Gesner de Oliveira, no BNDES e Francisco Vidal Luna, no Planejamento. O senador eleito por São Paulo, Aloysio Nunes Ferreira, iria para a Casa Civil (Págs. 1, A8 e A9)
DVD ainda inibe avanço do Blu-ray
Mesmo com o início da produção local dos tocadores de Blu-ray no ano passado e da queda de 48% no preço médio desses aparelhos na comparação de janeiro a agosto de 2010 e o mesmo período de 2009, as vendas ficaram aquém das projeções dos fabricantes. Apesar do aumento de 300% na venda dos equipamentos, o produto não avançou sobre o mercado dos DVDs porque a base instalada ainda é muito pequena. (Págs. 1 e B3)
Foto legenda: Agressividade nas vendas
Salão retrata disputa com importados
Às vésperas da abertura do Salão, na quarta-feira, a briga por espaço no Anhembi era um retrato dessa disputa. Se os fabricantes locais não conseguiram impedir os carros importados pelas novas marcas de circular pelas ruas, dentro do pavilhão de exposições a divisão seguiu a regra dos mais poderosos. As maiores áreas ficaram com as quatro veteranas do mercado - Volkswagen, Fiat, General Motors e Ford -, todas com estandes superiores a 4 mil m2, enquanto as novatas, como as marcas chinesas, não conseguiram mais que 200 metros. (Págs. 1 e B9)
O Brasil quase dobrou seu poder no FMI após reforma que valorizou os emergentes (Págs. 1 e A11)
Especial/Governança Corporativa
Sabesp moverá processo inédito
Limite a estrangeiros no campo
Boa Vista chega em novembro
"private equity" TMG, deve ser lançada em novembro. (Págs. 1 e C1)
Itaú quer alta renda na Argentina
Barreiras à concorrência
Cotas para deficientes
Ideias
O presidente Lula vai participar da reunião de cúpula do G-20, dias 11 e 12 de novembro, e quer levar seu sucessor. (Págs. 1 e A2)
Ideias
Ladainhas do horário político, produzidas por marqueteiros, não têm como suprir a ausência de programas políticos. (Págs. 1 e A6)
-------------------
RADIOBRAS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário