A proposta deste blogue é incentivar boas discussões sobre o mundo econômico em todos os seus aspectos: econômicos, políticos, sociais, demográficos, ambientais (Acesse Comentários). Nele inserimos as colunas "XÔ ESTRESSE" ; "Editorial" e "A Hora do Ângelus"; um espaço ecumênico de reflexão. (... postagens aos sábados e domingos quando possíveis). As postagens aqui, são desprovidas de quaisquer ideologia, crença ou preconceito por parte do administrador deste blogue.
PENSAR "GRANDE":
[NÃO TEMOS A PRESUNÇÃO DE FAZER DESTE BLOGUE O TEU ''BLOGUE DE CABECEIRA'' MAS, O DE APENAS TE SUGERIR UM ''PENSAR GRANDE''].
***************************************************
“Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...” (Abraham Lincoln).=>> A MÁSCARA CAIU DIA 18/06/2012 COM A ALIANÇA POLÍTICA ENTRE O PT E O PP.
----
''Os Economistas e os artistas não morrem..." (NHMedeiros).
"O Economista não pode saber tudo. Mas também não pode excluir nada" (J.K.Galbraith, 1987).
"Ranking'' dos políticos brasileiros: www.politicos.org.br
=========valor ...ria...nine
folha gmail df1lkrha
***
sexta-feira, fevereiro 10, 2012
''QUEM LÊ TANTA NOTÍCIA?''
SINOPSES - RESUMO DOS JORNAIS |
Sinopses anteriores:
10 de fevereiro de 2012
O Globo
Manchete: PMs desocupam Assembleia, mas mantém grave na Bahia
Depois de ocupar a Assembleia Legislativa durante a greve que já dura dez dias e diante da iminente invasão do prédio por soldados das Forças Armadas, policiais militares baianos em greve desocuparam ontem o local. Horas mais tarde, porém, os grevistas decidiram manter a paralisação iniciada no último dia 31. Para sair da Assembleia, líderes grevistas negociaram a rendição, e quatro deles foram presos por homens da Polícia Federal e do Exército. Dos 12 mandados de prisão, outros dois já tinham sido cumpridos. Também uma soldado que negociava a invasão do Batalhão de Guarda da PM foi presa. No prédio da Assembleia, policiais federais encontraram lixo, colchões, travesseiros e restos de comida. (Págs. 1, 3 a 13 e editorial "Não há alternativa à aplicação da lei")
E no Rio, ameaça parar, mesmo obtendo aumento
Policiais civis, militares e bombeiros do Rio também ameaçam entrar em greve por melhorias salariais. A Assembleia Legislativa do Rio aprovou ontem projeto que trata do reajuste salarial para as forças policiais do estado, com antecipação de um reajuste e novo aumento em 2014, entre outros benefícios. (Págs. 1 e 3)
Dilma critica anistia que ela própria sancionou. (Págs. 1 e 11)
Pane em trem e quebra-quebra
Um defeito no freio que fez um trem enguiçar no ramal de Japeri gerou uma onda de revolta dos passageiros e quebra-quebra em quatro estações. Na Central, houve confronto com policiais, que usaram gás lacrimogêneo e balas de borracha, spray de pimenta e cassetetes para conter os manifestantes. Em Madureira, catracas foram quebradas; e em Deodoro, painéis foram destruídos. O secretário de Transportes, Julio Lopes, criticou o comportamento dos usuários. (Págs. 1 e 16)
Revoltas nos países árabes, iniciadas há pouco mais de um ano, já são tema de 15 filmes no Festival de Berlim (Págs. 1 e Segundo Caderno)
Juiz que prendeu Pinochet é condenado
Lei Maria da Penha: Supremo facilita denúncia
Lucro da Petrobras cai à metade
Fontes alternativas de energia ainda longe da eficiência (Págs. 1 e 38)
------------------------------------------------------------------------------------
Folha de S. Paulo
Manchete: Policiais do Rio param, e Exército pode ir às ruas
Policiais militares, civis e bombeiros do Rio decidiram, às 23h22, repetir o movimento da PM da Bahia e decretaram greve no Estado.
A decisão, tomada por cerca de 2.000 pessoas na Cinelândia, no centro da capital ocorre uma semana antes do Carnaval. (Págs. 1 e Cotidiano C1)
Lei Maria da Penha valerá sem queixa de vítima, diz STF
Diante da denúncia, o processo será mantido mesmo que a mulher desista de acusar o agressor. (Págs. 1 e Cotidiano C6)
Marta compara aliança em SP com Kassab a pesadelo
'Nada acontece em Brasília', reclama o deputado Romário (Págs. 1 e Poder A10)
L.C Mendonça de Barros
Eliane Cantanhêde
Anúncio de novos cortes na Grécia não satisfaz Europa
EUA vão compensar 2 milhões afetados por bolha em 2007
Editoriais
------------------------------------------------------------------------------------
O Estado de S. Paulo
Manchete: 'Estarrecida' Dilma diz ser contra anistia a PMs em greve
Após a divulgação de escutas que mostram líderes da greve da Polícia Militar da Bahia planejando atos de vandalismo, a presidente Dilma Rousseff afirmou estar “estarrecida" e se mostrou contrária a perdão aos amotinados. “Se anistiar, aí vira um país sem regras", disse. Ela condenou que “se instaure o pânico, o medo" e se crie “situações incompatíveis com a democracia". Pela manhã, os grevistas desocuparam o prédio da Assembleia. Após negociação durante o dia, a categoria decidiu manter a paralisação. Com a prisão dos líderes, a governo acredita que haverá desmobilização do movimento grevista. Se condenados, os líderes podem pegar até 14 anos de prisão. (Págs. 1 e Cidades C1, C3 e C4)
Foto-legenda: Desocupação
Policiais militares em greve deixam a Assembleia Legislativa da Bahia, após dez dias; clima em Salvador era de crítica ao movimento.
Ação no Rio perde força
A suspeita de que há motivação político-eleitoral por trás do movimento para deflagrar greve de policiais militares no Rio de Janeiro, revelada em escutas telefônicas enfraqueceu a mobilização. (Págs. 1 e Cidades C4)
Dora Kramer
Pesos e medidas
Ou bem o governo mantém o rugido com que entrou na greve ou sai dela aos miados. (Págs. 1 e Nacional A8)
Carnaval
Petistas dizem que privatizam melhor que os tucanos
Controle da mídia, de novo
Marta rejeita 'mãos dadas com Kassab'
Grécia aprova novos cortes para obter ajuda
Frio acirra disputa por energia na Europa (Págs. 1 e Internacional A13)
Mata Atlântica tem taxa zero de desmate (Págs. 1 e Vida A16)
Termina carreira de juiz que prendeu ditadores
Celso Ming
Para garantir a liberação de um pacote de alívio, a população grega vai ter de carregar um enorme saco de maldades. (Págs. 1 e Economia B2)
Notas & Informações
No Cariri, a “gerentona" não teve como disfarçar a verdade ocultada pela propaganda enganosa. (Págs. 1 e A3)
------------------------------------------------------------------------------------
Correio Braziliense
Manchete: Tolerância zero para quem bate em mulher
Dilma exige linha dura contra PMs conspiradores
Pouco depois da prisão de dois líderes do movimento grevista em Salvador, a presidente Dilma Rousseff determinou punição exemplar aos militares que cometem ilegalidades. “Crimes contra as pessoas e crimes contra a ordem pública não podem ser anistiados.” Ontem à noite, policiais militares decidiram manter a paralisação. (Págs. 1, 2 e 3)
Concurso: Vagas no STJ e na Liquigás
Chagas: Falta o Estado reagir
Os recados do novo chefe da polícia
------------------------------------------------------------------------------------
Valor Econômico
Manchete: União renovará concessões de energia com tarifa menor
Diferentemente do esperado, a solução para as concessões não virá por meio de Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nem por Medida Provisória (MP), mas por projeto de lei com regime de urgência. Na avaliação do governo, não há entrave constitucional para resolver a questão e nem necessidade de validação imediata da prorrogação, o que justificaria a edição de uma MP. (Págs. 1 e A5)
JBS dá força à Vigor, que volta à bolsa
Nos planos da JBS, uma atuação forte no mercado de leite era estratégica. A Vigor já tinha como meta em 2011 mais que triplicar sua receita até 2015, de esperados R$ 1,5 bilhão para R$ 5 bilhões. (Págs. 1 e D3)
EUA perto da independência energética
Foto-legenda: Corrida contra o tempo
STJ veda saque de depósito judicial à Oi
Selic em queda reduz margem dos bancos
A queda dos juros afeta o balanço dos bancos principalmente pelo lado da gestão de seus recursos. Títulos com rentabilidade prefixada, por exemplo, levam o banco a registrar um ganho. Por outro lado, ativos que são remunerados pela Selic - e que, em geral, são a maior parte - perdem com a redução da taxa. (Págs. 1 e C1)
BC acena com mais regulação e menos juros
A "caixa de ferramentas" do BC se mostrou mais poderosa do que ele próprio imaginava e mais célere do que os juros para esfriar a demanda e conter a inflação. Mirando esse raio de ação ampliado e já testado, Pereira reiterou o compromisso do BC com o centro da meta de inflação de 4,5% para o fim deste ano - que o mercado considera inalcançável. (Págs. 1 e A2)
Delfim, aquele que foi capaz de se reinventar
Delfim mantém-se ativo, aos 84 anos, como consultor, palestrante, articulista. Discretíssimo na vida pessoal, escondeu os 18 dias em coma e outros 60 que passou internado no Incor, com embolia pulmonar e problemas cardíacos. Enquanto saboreava uma truta com espinafre, recordou de quando desembarcou com um grupo de ex-alunos (os "Delfim boys") no Rio, em 1967, para assumir a Fazenda. Diziam: "Chegou esse gordo, italiano e vesgo. Vamos matá-lo em seis meses, tá certo?" (Págs. 1 e Eu& Fim de Semana)
Reservas argentinas de petróleo e gás de xisto podem equivaler a meio pré-sal (Págs. 1 e A11)
Morre Abraham Kasinski, pioneiro da indústria de autopeças (Págs. 1 e B8)
Mergulho do superávit comercial
Valec busca fornecedor de trilhos
Wikipedia quer atrair brasileiros
Ensino a distância quer nova imagem
Cenário crítico nos aeroportos
Seca leva produtores ao Proagro
Bolsa Verde negocia com Bovespa
IPOs voltam para a gaveta
Ideias
As privatizações do PT preservaram uma fatia maior com o Estado, o que, por si só, não lhes garante selo de qualidade. (Págs. 1 e A6)
Ideias
O Brasil terá de encontrar formas de crescer sem grandes elevações da poupança doméstica. (Págs. 1 e A11)
------------------------------------------------------------------------------------
--------------------------------------------------------
Nenhum comentário:
Postar um comentário