A proposta deste blogue é incentivar boas discussões sobre o mundo econômico em todos os seus aspectos: econômicos, políticos, sociais, demográficos, ambientais (Acesse Comentários). Nele inserimos as colunas "XÔ ESTRESSE" ; "Editorial" e "A Hora do Ângelus"; um espaço ecumênico de reflexão. (... postagens aos sábados e domingos quando possíveis). As postagens aqui, são desprovidas de quaisquer ideologia, crença ou preconceito por parte do administrador deste blogue.
PENSAR "GRANDE":
[NÃO TEMOS A PRESUNÇÃO DE FAZER DESTE BLOGUE O TEU ''BLOGUE DE CABECEIRA'' MAS, O DE APENAS TE SUGERIR UM ''PENSAR GRANDE''].
***************************************************
“Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...” (Abraham Lincoln).=>> A MÁSCARA CAIU DIA 18/06/2012 COM A ALIANÇA POLÍTICA ENTRE O PT E O PP.
----
''Os Economistas e os artistas não morrem..." (NHMedeiros).
"O Economista não pode saber tudo. Mas também não pode excluir nada" (J.K.Galbraith, 1987).
"Ranking'' dos políticos brasileiros: www.politicos.org.br
=========valor ...ria...nine
folha gmail df1lkrha
***
segunda-feira, abril 09, 2012
BRASÍLIA [In:] O ÓBULO DE SÃO PEDRO
As viúvas de Demóstenes
Nas Entrelinhas |
Autor(es): Leonardo Cavalcanti |
Correio Braziliense - 09/04/2012 |
A imagem de desilusão de quem acreditou no senador aproxima-se à daquela mulher que descobriu a amante do marido no dia do enterro. Ao se envolver com o bicheiro Cachoeira, o político goiano está fora das referências positivas dos eleitores brasileiros. Melhor assim
É impossível saber o universo de eleitores, mas eles bem ou mal repercutiam as declarações do goiano. Na prática, dependiam dele como arauto, afinal o camarada tinha currículo brilhante no Ministério Público. E o início da vida parlamentar contribuiu para reforçar a imagem positiva do político, presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, a mais importante da Casa. Temos uma série de viúvas de Demóstenes espalhadas pelo país. Mas não aquelas que guardam respeito pelo companheiro ao longo da vida. Refiro-me à mulher que descobre a amante do marido no dia do enterro. A boa imagem do camarada acaba ali. Ao se envolver com o bicheiro Cachoeira, o senador agora está fora das referências positivas dos eleitores. Melhor assim. Toda desgraça é pouca para quem enganou o cidadão, mesmo que tal coisa sirva mais uma vez de lição: acreditar piamente em políticos com discursos moralistas ao extremo só pode dar nisso, desilusão. Já temos exemplos demais. Denúncias O senador era um formador de opinião, na melhor acepção do termo. Aliás, os próprios admiradores do goiano poderiam receber tal alcunha. Repito: o fato — ou a existência — dessas pessoas é positivo, afinal a democracia precisa do contraditório, do grito de que algo está errado. Assim, Demóstenes se fez, e se transformou num dos principais quadros de uma debilitada oposição aos petistas. E aí está a maior perdedora com a desgraça de Demóstenes: a oposição. A caixa de ressonância segura dos partidos adversários do Palácio do Planalto perdeu um dos melhores componentes. E aqui não estou a dar espaço a lamentos. Ao contrário. A dificuldade do DEM e das demais legendas é de ordem prática. A partir de agora, terão de jogar com menos um, desequilibrando ainda mais as partidas. O problema é que — ao contrário de um atleta expulso, obrigado a abandonar o campo de imediato, depois de fazer uma jogada perigosa — Demóstenes parece querer insistir no mandato. Assim, permanecerá ali, sendo lembrado todos os dias. Para piorar as coisas, o início do seu esquisito nome próprio é igual ao do partido de que se desfilou na semana passada. Uma desassociação difícil. Outra coisa "Sempre se pode formar a opinião pública num duplo processo, de baixo para cima e vice-versa, através dos líderes de opinião, tanto em nível local como nacional" Trecho de Dicionário de Política, de Norberto Bobbio, Nicole Matteucci e Gianfranco Pasquino. ---------- |
Nenhum comentário:
Postar um comentário