A proposta deste blogue é incentivar boas discussões sobre o mundo econômico em todos os seus aspectos: econômicos, políticos, sociais, demográficos, ambientais (Acesse Comentários). Nele inserimos as colunas "XÔ ESTRESSE" ; "Editorial" e "A Hora do Ângelus"; um espaço ecumênico de reflexão. (... postagens aos sábados e domingos quando possíveis). As postagens aqui, são desprovidas de quaisquer ideologia, crença ou preconceito por parte do administrador deste blogue.
PENSAR "GRANDE":
[NÃO TEMOS A PRESUNÇÃO DE FAZER DESTE BLOGUE O TEU ''BLOGUE DE CABECEIRA'' MAS, O DE APENAS TE SUGERIR UM ''PENSAR GRANDE''].
***************************************************
“Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...” (Abraham Lincoln).=>> A MÁSCARA CAIU DIA 18/06/2012 COM A ALIANÇA POLÍTICA ENTRE O PT E O PP.
----
''Os Economistas e os artistas não morrem..." (NHMedeiros).
"O Economista não pode saber tudo. Mas também não pode excluir nada" (J.K.Galbraith, 1987).
"Ranking'' dos políticos brasileiros: www.politicos.org.br
=========valor ...ria...nine
folha gmail df1lkrha
***
terça-feira, novembro 27, 2012
OPERAÇÃO PORTO SEGURO [In:] POR QUE A SURPRESA ? [3]
Assessores iniciam blindagem do Planalto
Autor(es): Por Fernando Exman e Caio Junqueira | De Brasília |
Valor Econômico - 27/11/2012 |
Enquanto monitorava os desdobramentos no Congresso e o surgimento de eventuais novas informações sobre a Operação Porto Seguro, auxiliares da presidente Dilma Rousseff buscavam ontem afastar do Palácio do Planalto a crise política pelas investigações da Polícia Federal em diversos órgãos da máquina pública federal, inclusive na Advocacia-Geral da União. As primeiras medidas para afastar e instaurar processos administrativos contra os envolvidos foram publicadas logo pela manhã no "Diário Oficial da União", após determinação da presidente. Durante o dia, os órgãos citados na operação da PF anunciaram novas ações, e interlocutores do Planalto passaram a tratar o assunto como um fato do passado.
Uma das principais investigadas da operação foi a então chefe de gabinete da Presidência em São Paulo, Rosemary Nóvoa de Noronha, que já deixou o cargo. Foram afastados também Paulo Rodrigues Vieira, da diretoria da Agência Nacional de Águas (ANA), e seu irmão Rubens Carlos Vieira, da diretoria da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O advogado-geral adjunto da União, José Weber Holanda Alves, foi outro alvo da operação e deixou a função.
Autoridades do Planalto preocuparam-se em afastar o advogado-geral-adjunto do centro de decisões do Planalto, onde tem participação o número um da AGU, Luís Inácio Adams. Asseguraram essas autoridades que Holanda Alves não participou das reuniões realizadas na Casa Civil para a formulação das novas políticas do setor de infraestrutura, embora alguns dos participantes desses encontros afirmem que já dividiram a mesa com o servidor investigado para tratar de assuntos estratégicos do governo. No site da Casa Civil, há o registro da presença do adjunto em uma reunião sobre crédito rural.
Embora ainda seja cedo para avaliar o real prejuízo político do titular da AGU, não há dúvidas de que Adams foi quem sofreu o maior desgaste com o episódio até agora. O advogado-geral tem executado missões estratégicas e já chegou a ser cotado para assumir uma vaga no Supremo Tribunal Federal ou futuramente substituir a ministra Gleisi Hoffmann na chefia da Casa Civil. Agora, acreditam parlamentares com trânsito no Executivo, quem deve ganhar espaço na área jurídica do governo é o secretário-executivo da Casa Civil, Beto Vasconcelos.
Por meio de nota, a ANA informou que decidiu exonerar quatro servidores que trabalhavam com Paulo Rodrigues Vieira. A agência anunciou que notificará a Comissão de Ética Pública da Presidência da República sobre os acontecimentos, e resolveu que o diretor-presidente do órgão, Vicente Andreu, responderá interinamente pelas superintendências de Usos Múltiplos e Eventos Críticos e de Gestão da Rede Hidrometeorológica, antes sob responsabilidade do diretor afastado.
Já a Anac informou que Mirelle, filha de Rosemary, deixará o cargo que ocupa na instituição.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário