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segunda-feira, março 18, 2013
ALFABETIZAÇÃO/QUALIDADE DO ENSINO: PROMESSAS DE CAMPANHA ''SINCE 1500''
18/03/2013 | |
Unidos pela alfabetização
Estado firma parceria com municípios para melhorar índices de leitura de alunos do ensino fundamental. Programa começa a ser implantado hoje em 840 cidades
Valquiria Lopes
Elevar os índices de alfabetização dos alunos matriculados nos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º anos) nos municípios e diminuir as taxas de reprovação daqueles que ingressam na rede estadual.
Essas são metas para melhoria da qualidade na educação que Minas espera alcançar com a expansão do Programa de Intervenção Pedagógica (PIP), presente na rede estadual desde 2007. O método começa a ser implantado hoje em 840 dos 853 municípios mineiros, com a expectativa de atender 6 mil escolas e beneficiar 850 mil alunos. O programa prevê capacitação continuada de profissionais, acompanhamento dos alunos, distribuição de material pedagógico e suporte educacional aos municípios. O lançamento será em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, uma das 10 cidades que ainda não aderiram ao programa. Outras três não têm ensino com as séries iniciais.
Com a nova metodologia, a expectativa é que o nível de leitura, escrita e interpretação de texto das crianças da rede municipal passe de 73%, medido em 2012, e alcance, até 2015, o patamar estadual de 85%, avaliado também no ano passado. Encurtar as distâncias entre os Índices de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) da rede estadual e das escolas municipais é outro objetivo da iniciativa, de acordo com a secretária de Estado da Educação, Ana Lúcia Gazzola. No último Ideb feito pelo Ministério da Educação, em 2011, o estado teve nota seis e ultrapassou a meta estabelecida para as redes estaduais no ano, de 5,7. "Queremos continuar subindo com a nota de Minas, mas trabalhar para que, até 2016, a distância das taxas dos municípios nunca seja maior que 50%, na média", afirma a secretária.
REPROVAÇÃO Com o trabalho em parceria nas escolas e o acompanhamento das dificuldades dos alunos, a expectativa é melhorar três aspectos do aprendizado na rede municipal antes que as crianças ingressem no ensino médio, oferecido pela rede estadual. "É fundamental prepará-las para o tempo de "mudar de escola", para se adaptarem às aulas com mais de um professor e para melhorarem o desempenho escolar, diminuindo a reprovação", explica a secretária.
Em Minas, nos anos iniciais do ensino fundamental, a rede municipal é responsável pela oferta de dois terços das vagas e o um terço restante fica a cargo do estado. Quando o aluno chega ao 6º ano, a situação se inverte: as escolas geridas pelas prefeituras passam a ter um terço e enviam para a rede estadual mais de 400 mil alunos, o que corresponde a dois terços. É nessa transição que a taxa de reprovação no estado sofre um aumento expressivo, situação que precisa ser revertida, de acordo com a secretária. "No 5º ano da nossa rede, a reprovação é de 1,6% dos alunos. No 6º ano, quando recebemos esse contigente, chega a quase 15%", afirmou.
De acordo com a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Raquel Elizabete de Souza Santos, é fundamental que estado e municípios estejam juntos para trabalhar os problemas de aprendizado no momento certo. "O intervalo entre o 6º e o 9º anos é o período em que há maior índice de reprovação na rede estadual e por isso é preciso corrigir as falhas dos anos iniciais. É importante gerir bem o período anterior", relatou.
Ela explica que a frequência do acompanhamento dos profissionais do PIP nas escolas ocorrerá segundo a necessidade de cada instituição. Aquelas cujos alunos apresentarem dificuldades nas tarefas diárias ou baixos resultados nas avaliações educacionais terão acompanhamento mais frequente, com visitas semanais. As instituições com melhor desempenho podem ter um intervalo maior etnre as visitas.
A capacitação dos professores começa hoje, em Valadares. Amanhã, o treinamento terá início em Juiz de Fora, na Zona da Mata e, assim, sucessivamente, cobrindo todas as regiões do estado. A meta é capacitar cerca de mil educadores. Atualmente, a equipe do programa conta com mais de 2,3 mil profissionais.
NÚMEROS
1,3 milhão de estudantes são beneficiados pelo Programa de Intervenção Pedagógica em mais de 3 mil escolas da rede estadual
850 mil alunos da rede municipal passarão a ser atendidos pelo programa
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