A proposta deste blogue é incentivar boas discussões sobre o mundo econômico em todos os seus aspectos: econômicos, políticos, sociais, demográficos, ambientais (Acesse Comentários). Nele inserimos as colunas "XÔ ESTRESSE" ; "Editorial" e "A Hora do Ângelus"; um espaço ecumênico de reflexão. (... postagens aos sábados e domingos quando possíveis). As postagens aqui, são desprovidas de quaisquer ideologia, crença ou preconceito por parte do administrador deste blogue.
PENSAR "GRANDE":
[NÃO TEMOS A PRESUNÇÃO DE FAZER DESTE BLOGUE O TEU ''BLOGUE DE CABECEIRA'' MAS, O DE APENAS TE SUGERIR UM ''PENSAR GRANDE''].
***************************************************
“Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...” (Abraham Lincoln).=>> A MÁSCARA CAIU DIA 18/06/2012 COM A ALIANÇA POLÍTICA ENTRE O PT E O PP.
----
''Os Economistas e os artistas não morrem..." (NHMedeiros).
"O Economista não pode saber tudo. Mas também não pode excluir nada" (J.K.Galbraith, 1987).
"Ranking'' dos políticos brasileiros: www.politicos.org.br
=========valor ...ria...nine
folha gmail df1lkrha
***
terça-feira, janeiro 30, 2007
EDITORIAL: EFEITO ESTUFA & CO2
................
O que pretendíamos enfatizar e o que ora fazemos (Libertas quae sera tamen), é sobre uma noticia veiculada pela “vênus platinada” no seu programa de entretenimento (sic) dos domingos à noite (21/01/2007).
A notícia enfatizava o “efeito estufa” e a variação brusca do clima do “globo”, cujos efeitos são os níveis excessivos de calor ou frio, bem como o agravamento dos problemas ecológicos: nevascas, chuvas, tempestades tropicais, maremotos, Tsunami, El Niño, La Niña, entre outras catástrofes.
O que se sabia, até então, é que “diversas substâncias químicas acabam destruindo o ozônio quando reagem com ele. Tais substâncias contribuem também para o aquecimento do planeta, conhecido como efeito estufa. A lista negra dos produtos danosos à camada de ozônio inclui os óxidos nítricos e nitrosos expelidos pelos exaustores dos veículos e o CO2 produzido pela queima de combustíveis fósseis, como o carvão e o petróleo” (http://www.wwf.org.br/)[2].
Entretanto, a mesma notícia “dava conta de que” o responsável pelo aumento do buraco na camada de ozônio (O3) da Terra é o gado vacum, através de seus gases e dejetos (a montante e a jusante... Iac!) que, quando liberados, produzem (gás) dióxido carbônico (CO2) diuturnamente.
Daí o eterno questionamento: a quem serve a mídia?
No dia 19/01/2007 (dois dias antes), o governo, através do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) disponibilizou online, o Plano Agrícola e Pecuário 2006-2007, com o seguinte lema, “o campo tem o seguinte desafio: voltar a ser a locomotiva da economia e grande gerador de empregos, manter os expressivos saldos da balança comercial e continuar promovendo a interiorização do desenvolvimento e a inclusão social” (p.1).
Em estudo anterior, do MAPA, “Projeções do agronegócio...”, (2005, p. 9), afirma: “O Brasil é um grande produtor, consumidor e exportador de carnes. Em relação à carne bovina, o Brasil é o segundo maior produtor mundial atualmente e seu consumo é o terceiro maior do mundo. Sua liderança ocorre também nas exportações, ocupando, a partir de 2004, a posição de primeiro lugar, com 26,4% das exportações mundiais de carne bovina”, (ver Quadro 1).
Quadro 1. BRASIL/Mundo. Exportação carne bovina. 2000/05. (Em %)
(2000) 2001 (2002) 2003 (2004) 2005
(8,55) 13,18 (14,14) 18,65 (25,05) 26,4
Fonte: MAPA. “Projeções...”. Dados brutos.
Contudo, como “Deus é PAE...”.
Em 08/08/2006, uma matéria da Folha de SP, “Solução para excesso de CO2 pode estar no mar, dizem cientistas”, dizia:
“A superfície do fundo do mar poderia ser a solução para o excesso de dióxido de carbono (CO2), um dos principais fatores que levam ao aquecimento global, segundo estudo publicado pela revista "Proceedings of the National Academy of Sciences".
Os Estados Unidos, considerados um dos principais poluentes atmosféricos do mundo, contam com uma enorme quantidade desses sedimentos.
(UFA!!!!)
Voltando à questão: A quem serve a mídia?
[1] Neste caso, uma marca de antivírus.
[2] WWF (World Wildlife Fund) foi traduzido como “Fundo Mundial da Natureza”. É uma “ONG” internacional, cujo símbolo é o ursinho Panda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário