Roriz e Renan são alvos em ato anticorrupção. Parlamentares aproveitaram o lançamento de uma campanha contra a corrupção e a impunidade para criticar o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), suspeito de ter despesas pessoais pagas por um lobista, e o ex-senador Joaquim Roriz (PMDB-DF), flagrado em conversas telefônicas acertando a partilha de um cheque de R$ 2,2 milhões durante investigação de um esquema de corrupção no Banco de Brasília (BRB). G1, Brasília, Mirella D'élia.
Receita libera consulta ao 2º lote de restituição do IR. SÃO PAULO - A Receita Federal do Brasil libera nesta segunda-feira, 9, a partir das 8 horas, a consulta ao 2º lote de restituições do Imposto de Renda da Pessoa Física 2007 (ano-base 2006). Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte pode acessar o
site da Receita ou ligar para 0300-789-0300.
Milton F.da Rocha Filho, da Agência Estado. Renan busca acordo para presidir sessão que vai votar LDO. O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), está disposto a presidir a sessão do congresso Nacional para a votação da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) mesmo com a ameaça de boicote liderada por partidos da oposição. O peemedebista disse a interlocutores, segundo a Folha Online apurou, que não abre mão de comandar a sessão e não pretende ceder a presidência do Congresso a um outro parlamentar. (...) O recesso parlamentar do Congresso em julho --de 18 a 31 de julho-- só pode ter início se a LDO for aprovada em sessão conjunta da Câmara e do Senado. Há mais de uma semana, o líder do PPS na Câmara, Fernando Coruja (SC), lidera um movimento pelo boicote à sessão, caso Renan insista em conduzir a votação. Folha Online, Gabriela Guerreiro e Renata Giraldi, Brasilia.
Poderosos do mundo não impedirão Brasil de crescer, diz Lula. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, nesta segunda-feira, 9, que não irá aceitar que "os poderosos do mundo" impeçam o Brasil de crescer. Em seu programa semanal de rádio, Café com o Presidente, Lula afirmou que o etanol é uma "matriz energética revolucionária". "Esse é um debate que o Brasil não tem de ter medo. Nós não vamos aceitar, não vamos aceitar outra vez o cartel dos poderosos do mundo tentando impedir que o Brasil se desenvolva", disse Lula. (...) Quanto às acusações de jornais europeus que afirmam que o biodiesel é um combustível sujo, e que a plantação de cana-de-açúcar pode invadir a Amazônia, o presidente disse que "os adversários vão levantar qualquer tipo de calúnia" contra o etanol e biodiesel. E lembrou que a União Européia, Japão e Estados Unidos cobram impostos do álcool brasileiro e do biodiesel, mas não cobram do petróleo. Estadão.
Aeroportuários do Rio aprovam greve para dia 11 de julho [na véspera dos Jogos Pan-Americanos]. Os trabalhadores aeroportuários do Rio de Janeiro apoiaram por unanimidade a realização de greve no próximo dia 11. Segundo informou o diretor do Sindicato Nacional dos Aeroportuários (Sina) da sub-sede do Rio, Pedro Martins, a decisão ocorreu em assembléia realizada na manhã desta segunda-feira, 9, pelos trabalhadores, no Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão) e apóia a intenção dos trabalhadores dos aeroportos de Cumbica (SP) e Manaus (AM), que também aprovaram o indicativo de greve, na semana passada. Alessandra Saraiva, do Estadão.
Eleição das 7 maravilhas foi "farsa em escala global", diz jornal. Um editorial publicado nesta segunda-feira pelo jornal espanhol "El Mundo" afirma que a eleição das sete novas maravilhas mundiais -entre as quais figura a estátua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro- foi uma "farsa em escala global". O jornal afirma que os espanhóis ficaram "profundamente decepcionados" ao saber que o candidato do país, o monumental palácio muçulmano da Alhambra, na Andaluzia, não receberá o status. "A explicação é bem simples: a eleição se deu por votos através da Internet e de telefones celulares. O Brasil tem 188 milhões de habitantes, por isso existia um potencial de votantes muito maior que a Espanha ou a Grécia (que concorria com a Acrópole)." BBC Brasil.
Conselho de Ética vai pedir para Renan entregar documentos para perícia da PF. O Conselho de Ética do Senado deve requisitar amanhã ao presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), a entrega de novos documentos para serem anexados na sua defesa no processo que sofre por quebra de decoro. Esses documentos serão remetidos para a Polícia Federal, que vai aprofundar a perícia já iniciada na documentação de Renan. (...) O primeiro relatório --que não levava em consideração a autenticidade das transações com gado de Renan--
sugeria o arquivamento da representação por falta de provas. O relatório foi elaborado em pouco mais de dois dias pelo senador
Epitácio Cafeteira (PTB-MA), que logo depois pediu afastamento do cargo por problemas de saúde. Folha Online.
Nenhum comentário:
Postar um comentário