Companhias aéreas fizeram pressão por reforma rápida em Congonhas.
A ata de uma audiência pública realizada pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) em abril deste ano revela a pressão das companhias aéreas brasileiras por uma reforma rápida da pista principal do Aeroporto de Congonhas. Os representantes das empresas pediram que as obras fossem entregues antes do final de junho, quando começam as férias escolares e aumenta o movimento de aeronaves. A Infraero nega que tenha havido ingerência política ou comercial na reforma. A pista principal de Congonhas é a mesma utilizada na terça-feira (17) pelo Airbus da TAM que não conseguiu concluir o pouso e colidiu com um prédio,
matando ao menos 189 pessoas -foi o mais grave acidente da história da aviação brasileira.
Fabio Schivartche, do G1, em São Paulo. Foto AE.
TAM cancela 68 vôos previstos para decolar de Congonhas nesta terça.
A TAM anunciou na noite de ontem o
cancelamento de 68 vôos previstos para decolar hoje no aeroporto de Congonhas (zona sul de São Paulo). Outros 22 vôos serão desviados para o aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (Grande São Paulo). O cancelamento se deve ao mau tempo em São Paulo e à conseqüente impossibilidade de reparação de buracos na pista principal do aeroporto, que deverá ser liberada hoje, mas operará apenas quando estiver seca. (...)
Uma canaleta que dá vazão à água da pista principal do aeroporto de Congonhas cedeu e causou um deslizamento de terra na cabeceira da pista na noite de ontem. Segundo a Infraero, a canaleta se rompeu porque o Airbus-A320 da TAM que
caiu na última terça-feira (17) passou sobre ela antes de bater no prédio da TAM Express. Devido à chuva que atinge São Paulo, a canaleta não agüentou o fluxo de água e acabou cedendo.
Folha Online, foto Apu Gomes/Folha Imagem.
'Ranhuras' começam a ser feitas nesta quarta, diz Infraero. O presidente da Infraero, brigadeiro José Carlos Pereira, informou que as ranhuras (grooving) na pista principal do Aeroporto de Congonhas, que aumentam o atrito com a aeronave, começam ser feitas nesta quarta-feira (25). Segundo ele, duas máquinas serão usadas para que as ranhuras estejam prontas em no máximo 20 dias. A chuva, afirmou o brigadeiro, não atrapalha o serviço, que será feito à noite. José Carlos Pereira explicou que a Infraero está terminando os reparos na pista principal de Congonhas, que sofreu danos com a perícia da Polícia Federal concluída na segunda-feira (23). Tão logo os buracos estejam tapados, a pista será reaberta, o que não depende das ranhuras, afirmou. Lísia Gusmão, G1, Brasília.
Cabeceira de Congonhas pode ter novos deslizamentos com chuva forte. Técnicos que fazem vistoria na cabeceira da pista principal do Aeroporto de Congonhas, que deslizou no final da tarde de segunda-feira (23), dizem que há riscos de novos deslizamentos caso uma chuva forte atinja a região, segundo informações da Defesa Civil.Além da Defesa Civil, participaram da vistoria no barranco o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), a Prefeitura de São Paulo e a Infraero. Ainda não há um laudo conclusivo dessa avaliação que acontece nesta terça-feira (24). O capitão Mauro Lopes, porta-voz do Corpo de Bombeiros, afirma que o deslizamento “está contido” no momento, mas não descarta o risco de a terra ceder novamente. “As medidas emergenciais estão tomadas. A chuva é um risco, mas temos lonas no local e um dique de contenção. Não chovendo forte, não há problema”, afirmou. G1, SP.
CPI poderá divulgar informações sobre caixa de voz nesta 3ª. feira. SÃO PAULO - O relator da CPI, deputado Marco Maia (PT-RS), deverá divulgar ainda nesta terça informações sobre a caixa de voz que foi analisada por técnicos da Aeronáutica. As informações são do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), presidente em exercício da CPI, já que o Maia está acompanhando a análise das caixas-pretas nos Estados Unidos. Gustavo Porto, da Agência Estado.
Deputados querem colocar microchip em portadores do HIV na Indonésia. A província indonésia de Papua estuda uma lei que obrigue os portadores do Vírus de Imunodeficiência Humana (HIV), que provoca a Aids, a serem identificados com um microchip. Com o método, os deputados regionais pretendem acompanhar melhor o comportamento sexual e as atividades dos soropositivos, para lutar contra a expansão da doença, informou, nesta terça-feira (24), o jornal "The Point". "Precisamos tomar decisões para acelerar a luta contra a Aids em Papua", disse o deputado John Manansang. Ele opinou que a medida servirá para detectar com maior precisão o número real de infectados. G1, EFE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário