A proposta deste blogue é incentivar boas discussões sobre o mundo econômico em todos os seus aspectos: econômicos, políticos, sociais, demográficos, ambientais (Acesse Comentários). Nele inserimos as colunas "XÔ ESTRESSE" ; "Editorial" e "A Hora do Ângelus"; um espaço ecumênico de reflexão. (... postagens aos sábados e domingos quando possíveis). As postagens aqui, são desprovidas de quaisquer ideologia, crença ou preconceito por parte do administrador deste blogue.
PENSAR "GRANDE":
[NÃO TEMOS A PRESUNÇÃO DE FAZER DESTE BLOGUE O TEU ''BLOGUE DE CABECEIRA'' MAS, O DE APENAS TE SUGERIR UM ''PENSAR GRANDE''].
***************************************************
“Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...” (Abraham Lincoln).=>> A MÁSCARA CAIU DIA 18/06/2012 COM A ALIANÇA POLÍTICA ENTRE O PT E O PP.
----
''Os Economistas e os artistas não morrem..." (NHMedeiros).
"O Economista não pode saber tudo. Mas também não pode excluir nada" (J.K.Galbraith, 1987).
"Ranking'' dos políticos brasileiros: www.politicos.org.br
=========valor ...ria...nine
folha gmail df1lkrha
***
quarta-feira, julho 01, 2009
''QUEM LÊ TANTA NOTÍCIA?..."
01 de julho de 2009
O Globo
Manchete: DEM, PSDB e PDT pedem saída e só PT salva Sarney
Em meio a uma crise que ameaça o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), DEM, PSDB e PDT pediram formalmente sua licença do cargo. O PSOL levou à Mesa Diretora representação pela abertura de processo contra Sarney, por quebra de decoro, por causa de seu envolvimento com os escândalos recentes. Depois do apelo do presidente Lula por empenho na defesa do aliado no Senado, o PT virou o maior fiador de Sarney. A líder do governo, Ideli Salvatti, disse que é um erro personalizar a crise. Pela primeira vez, a possibilidade de afastamento foi cogitada pela família Sarney. A ministra Dilma Rousseff visitou o senador para dar um recado de Lula, que está na Líbia: o presidente pede que Sarney nada decida até que ele volte ao Brasil. (págs. 1, 3 e 4 e Merval Pereira)
Nova gripe fecha mais escolas no Rio
Aluno vai escolher parte do currículo
ONU respalda deposto em Honduras
O presidente Lula se reúne hoje com Ahmadinejad, na Líbia. (págs. 1 e 24)
Bolsa zera as perdas que teve na crise
Peronistas já pedem prévias para 2011
Airbus que caiu no Índico estava banido da Europa
Foto legenda: Parentes de um passageiro do Airbus são amparados em Marselha
Flora em extinção do Brasil é maior do que mostram dados oficiais (págs. 1 e 27)
Foto legenda: Patrulha Nacional
Charge Chico: E na rua da Abadia (que todo mundo atravessa um dia)
------------------------------------------------------------------------------------
Folha de S. Paulo
Manchete: ONU condena golpe em Honduras
A Assembleia Geral da ONU aprovou por unanimidade uma resolução que repudia o golpe de Estado em Honduras, exige a restauração imediata de Manuel Zelaya, deposto domingo, e diz que seus 192 países não reconhecerão outro governo.
Zelaya classificou o voto como "histórico" e disse não ter sido informado sobre acusações - os militares, o Congresso e a Corte Suprema de Honduras alegam que ele violou a Constituição.
Ato público de apoio ao novo governo reuniu milhares em Tegucigalpa, relata Fabiano Maisonnave. Em discurso, o presidente interino, Roberto Micheletti, criticou o venezuelano Hugo Chávez e reiterou que seu governo é "transitório".
Zelaya prometeu voltar amanhã e levar os líderes da Argentina, do Equador e da OEA. Segundo o procurador-geral de Honduras, ele será preso "imediatamente" caso o faça. (págs. 1. A12 e A13)
Foto legenda: Simpatizantes do presidente interino Roberto Micheletti se manifestam em Tegucigalpa com cartaz que critica "ditadura chavista"
Três partidos pedem afastamento de Sarney
O agravamento político da situação de Sarney, com a debandada até dos aliados do DEM, levou o senador a discutir com amigos e familiares a possibilidade de sair.
Sua mulher, Marly, é a principal defensora da saída. Em manifestação oficial, a assessoria do senador disse que "não está em análise" a hipótese de afastamento.
O PT não fechou questão sobre o caso. A líder do governo no Congresso, Ideli Salvatti (PT-SC), disse que Sarney "não pode ser o único responsabilizado". (págs. 1 e A4)
Brasília congela cooperação com Tegucigalpa
O chanceler Celso Amorim defendeu a adoção de medidas enérgicas. (págs. 1 e A12)
Em SP, tarifa de energia vai subir 13% para consumidores
O aumento supera a inflação desde o último reajuste, em julho de 2008 (4,67% pelo IPCA). Ele se deve à alta do dólar, que elevou o custo da energia vinda de Itaipu.
A Eletropaulo atende a 5,8 milhões de clientes em 24 cidades da Grande São Paulo, incluindo a capital. (págs. 1 e B1)
Funcionários e docentes da USP encerram greve sem avanços
O movimento perdeu fôlego com as férias e, ante a avaliação de que não avançariam e poderiam perder garantias, os grevistas o suspenderam. A pró-reitoria definirá com as unidades a reposição das aulas. (págs. 1 e C1)
Comissão da Câmara aprova jornada de 40 horas semanais
As medidas ainda têm de ser votadas em dois turnos na Câmara e no Senado. Presentes à sessão, sindicalistas as elogiaram. Para empresários, elas dificultarão a geração de empregos. (págs. 1 e B3)
Garota de 14 anos sobrevive a queda de jato do Iêmen
A aeronave, que partiu do Iêmen com destino às ilhas Comores, na África, levava 153 pessoas. Até a noite de ontem, haviam sido resgatados cinco corpos. (págs. 1 e A14)
Bolsa Família terá aumento ainda neste ano
Cotidiano: Gripe faz Prefeitura de Buenos Aires declarar emergência sanitária (págs. 1 e C5)
Editoriais
------------------------------------------------------------------------------------
O Estado de S. Paulo
Manchete: Sarney perde aliados, mas PMDB e PT reafirmam apoio
Os 14 senadores do DEM, o maior aliado dos peemedebistas, fecharam posição ontem a favor do afastamento de José Sarney (PMDB-AP) da presidência do Senado. Além disso, PDT, PSDB e três peemedebistas tomaram decisão semelhante, fazendo chegar a 45 (44% do total) o número de senadores contrários à permanência de Sarney. O PSDB sugeriu que ele cedesse a presidência a uma comissão que investigue as denúncias de irregularidades que se acumulam sob sua gestão, entre elas as de que permitiu privilégios a parentes. Para evitar que o líder do DEM, José Agripino (RN), lhe comunicasse a decisão de abandoná-lo, Sarney recusou-se a recebê-lo em seu gabinete. A decisão do DEM foi classificada de "traição" por peemedebistas, que emitiram nota de apoio a Sarney. Ao final do dia, ele apegou-se à manifestação de solidariedade do governo, levada à tribuna pela líder governista no Congresso, Ideli Salvatti (PT-SC), e reagiu com um comunicado: "A questão do afastamento nem sequer está em análise". (págs. 1, A4 e A6)
Colunista Dora Kramer
Pior impossível
O Senado produz um escândalo a cada dois anos com o presidente como protagonista. Só esse número já indicaria a necessidade de revisão urgente de procedimentos. (págs. 1 e A6)
Foto legenda: Aplauso - Sarney comanda sessão do Senado: debate sobre sua sucessão já começou nos bastidores
Hondurenho deposto ganha apoio e desafia golpistas
Entrevista: Pérsio Arida
'Após 15 anos de Real, estabilização ainda não acabou'
No aniversário do plano, Pérsio Arida diz a Sonia Racy que a normalização da economia ainda não foi concluída e que crédito e juros estão "aquém do padrão dos países desenvolvidos". (págs. 1 e B4)
Foto legenda: Retirada: Iraquianos celebram saída de americanos
Avião com 153 a bordo cai no mar; menina sobrevive
Hospitais privados vão atuar contra gripe suína
Ambiente: Amazônia pede a Lula nova política
Notas e Informações: A derrota do casal Kirchner
------------------------------------------------------------------------------------
Jornal do Brasil
Manchete: Pobre trabalha mais que rico para pagar impostos
Receita pública: quem paga e como se gasta no Brasil, estudo divulgado ontem pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pela Receita Federal, comprova que o peso dos impostos do país recai de maneira diferente e injusta sob ricos e pobres. Famílias com renda mensal de até dois salários mínimos trabalham 197 dias para pagar tributos, com uma carga tributária bruta de 53,9%. Por outro lado, aquelas com renda acima de R$ 13 mil mensais precisam de 106 dias, ou três meses a menos, com uma carga tributária estimada em 29%. O estudo engloba todos os impostos, inclusive os embutidos no preço final de mercadorias e serviços, como o IPI e o ICMS. "Ser rico no Brasil significa ser beneficiado pelo sistema tributário", afirma o economista Márcio Pochmann, presidente do Ipea. (págs. 1 e Economia A18)
Britânicos fazem "festas da gripe"
Autoridades britânicas estão preocupadas com as "festas da gripe suína", frequentadas por pessoas que querem contrair o vírus "enquanto não é tão agressivo", numa falsa esperança de posterior imunização. O prefeito de Buenos Aires declarou emergência sanitária, recomendando que as pessoas fiquem em casa. No Brasil, os casos também continuam crescendo, embora num ritmo menor do que na Argentina, já são 680 os doentes. Das 55 novas ocorrências registradas ontem, 45 são do Rio Grande do Sul. (págs. 1 e Vida, Saúde & Ciência A24)
Diferença nem tão grande assim
Cresce pressão contra Sarney
Real: 15 anos de Inflação domada
Zelaya promete voltar a Honduras
Sociedade Aberta
Economistas
Os 15 anos do Plano Real em debate. (págs. 1 e A3)
Sociedade Aberta
Advogado
O país não evolui mais devido à trava burocrática. (págs. 1 e A9)
Sociedade Aberta
Deputado federal (PDT-RJ)
Pré-sal: a pressa é inimiga da nação. (págs. 1 e A6)
------------------------------------------------------------------------------------
Correio Braziliense
Manchete: Guerra aberta na saúde
Boicote dos pediatras hoje deve sobrecarregar rede pública, que enfrenta um déficit de 200 médicos para atender crianças
Gripe suína chega ao Congresso. Funcionária da presidência da Câmara contrai vírus H1N1 após viagem a Buenos Aires
Cinco hospitais particulares de Brasília estão de portas fechadas para a Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil, o maior plano de saúde do Distrito Federal. O impasse na negociação dos valores das consultas levou as unidades de saúde a suspender o atendimento a 84 mil beneficiados da Cassi. A guerra na saúde privada também atinge as crianças, com o boicote marcado para hoje dos pediatras. Rede pública não tem condições para atender a demanda de pacientes. No Congresso, uma servidora da Câmara teve o diagnóstico confirmado da influenza A. Ela foi medicada e passa bem. (págs. 1, 10, 27 e 33 Opine sobre o boicote dos pediatras no correiobraziliense.com.br)
A cartada de Sarney
Servidor: Demitidos por Collor voltam até outubro
Direitos Humanos: Brasil mal no ranking dos processos
Acidente aéreo: Sobrevivente da tragédia
Concurso: BC vai pagar R$ 14.549,53 a procurador
-------------------------------------
http://clipping.radiobras.gov.br/clipping/novo/Construtor.php?Opcao=Sinopses&Tarefa=Exibir
----------------
Nenhum comentário:
Postar um comentário