A proposta deste blogue é incentivar boas discussões sobre o mundo econômico em todos os seus aspectos: econômicos, políticos, sociais, demográficos, ambientais (Acesse Comentários). Nele inserimos as colunas "XÔ ESTRESSE" ; "Editorial" e "A Hora do Ângelus"; um espaço ecumênico de reflexão. (... postagens aos sábados e domingos quando possíveis). As postagens aqui, são desprovidas de quaisquer ideologia, crença ou preconceito por parte do administrador deste blogue.
PENSAR "GRANDE":
[NÃO TEMOS A PRESUNÇÃO DE FAZER DESTE BLOGUE O TEU ''BLOGUE DE CABECEIRA'' MAS, O DE APENAS TE SUGERIR UM ''PENSAR GRANDE''].
***************************************************
“Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...” (Abraham Lincoln).=>> A MÁSCARA CAIU DIA 18/06/2012 COM A ALIANÇA POLÍTICA ENTRE O PT E O PP.
----
''Os Economistas e os artistas não morrem..." (NHMedeiros).
"O Economista não pode saber tudo. Mas também não pode excluir nada" (J.K.Galbraith, 1987).
"Ranking'' dos políticos brasileiros: www.politicos.org.br
=========valor ...ria...nine
folha gmail df1lkrha
***
sexta-feira, agosto 21, 2009
"QUEM LÊ TANTA NOTÍCIA?"
21 de agosto de 2009
O Globo
Manchete: Marina diz que governo Lula é insensível a causas sociais
"Uma oposição que não tem argumentos é pior que doença que não tem cura”. (págs. 1, 3 a 11 e editorial “Sublegenda”)
Desvio em patrocínios da Petrobras
Mercadante revoga o irrevogável
Arrecadação cai pelo nono mês seguido
Terrorista é recebido como herói na Líbia
Violência do Talibã esvazia eleição afegã
------------------------------------------------------------------------------------
Folha de S. Paulo
Manchete: Insatisfeitos podem deixar PT, diz Lula
O presidente Lula disse, em visita ao Vale do Açu(RN), que não vê crise no PT nem problema na saída dos senadores Marina Silva (AC) e Flávio Arns (PR). "Se a pessoa quer sair do partido, não está confortável, é direito da pessoa. Quem entra sai", declarou Lula, para quem "o PT continua forte, com muitas possibilidades".
Irritado com a decisão de Aloizio Mercadante (SP) de renunciar ao cargo de líder do PT no Senado, Lula chamou o senador para conversar - segundo um assessor, não vai "suplicar" pela permanência dele. Mercadante adiou o anúncio para hoje.
Em discurso, o presidente não comentou a crise no Senado, mas disse que denúncias fazem "muita fumaça e pouco fogo". Ele criticou a eternização de clãs nordestinos no poder, mas não citou o Maranhão, reduto político da família Sarney. (págs. 1, A4 e A6)
Nomeações ligam gabinete de Sarney a atos secretos
Ela afirma que pediu cargo a Fernando Sarney, filho do senador, e que soube das nomeações pelo gabinete do presidente do Senado, relatam Hudson Corrêa e Leonardo Souza. José Sarney declarou que não iria comentar o assunto. (págs. 1 e A7)
Gil pede verba para shows e DVD via Lei Rouanet
Dia da eleição afegã tem 26 mortes
A violência foi menor que o previsto a partir de ameaças do Taleban, mas houve alta taxa de abstenção, estimada em mais de 50%, e denúncias de fraude. O resultado sai em 17 de setembro.
O presidente Hamid Karzai, que liderava as pesquisas, disse que a votação o "deixou feliz". Seu opositor Abdullah Abdullah afirmou que houve fraudes, mas adotou tom moderado. (págs. 1 e A14)
Foto legenda: Eleitores aguardam para votar em Cabul; taxa de abstenção no país foi estimada em mais de 50%, contra 30% no pleito de 2004
Arrecadação cai e dívida federal sobe em julho
A dívida federal subiu, puxada por injeção de capital no BNDES para elevar crédito a empresas. (págs. 1 e B1)
Editoriais
------------------------------------------------------------------------------------
O Estado de S. Paulo
Manchete: Sarney valida mais 45 atos e garante vaga para sobrinha
A diretoria-geral do Senado convalidou 45 atos secretos na quarta-feira, mesmo dia em que o presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP), se livrou no Conselho de Ética de processos de cassação por quebra de decoro. Os boletins secretos asseguram os empregos de Maria do Carmo de Castro Macieira, sobrinha do senador, Nathalie Rondeau, filha do ex-ministro Silas Rondeau (afilhado político de Sarney), e Alba Leite Nunes Lima (mulher de Chiquinho Escórcio, aliado do presidente do Senado). A diretoria-geral alega que, apesar da nomeação secreta, essas pessoas têm exercido suas funções devidamente. Além desses 45, outros 34 servidores se encontram na mesma situação e aguardam decisão. Na semana passada, Sarney tinha validado 80 atos usados para conceder gratificações aos funcionários. (págs. 1 e A4)
Lula já tem substituto para Mercadante
O senador Aloizio Mercadante (SP) anunciou que deixará a liderança do PT no Senado, em razão da pressão do Planalto pelo arquivamento das denúncias contra José Sarney (PMDB-AP). Pouco depois, o presidente Lula já tinha um candidato à vaga: o ex-suplente João Pedro (AM). Amigo de Lula, João Pedro é tido como conciliador, capaz de atuar para contornar a crise petista. Os correligionários consideram que Mercadante cometeu erro político ao não indicar governistas para vagas de titular no Conselho de Ética, levando o PT para o centro do confronto. Mercadante ainda dependia de conversa com Lula para sacramentar sua decisão de sair. (págs. 1 e A6)
Intimidação do Taleban afasta eleitores no Afeganistão
Foto legenda:
À espera - Afegãs fazem fila para votar na cidade de Herat, no oeste do Afeganistão: estimativas informais eram de comparecimento de 40%, ante cerca de 70% em 2004
Escócia solta líbio que matou 270
Condenado pela explosão do avião da Pan Am em Lockerbie, Abdel al Megrahi tem câncer. Libertação irrita EUA. (págs. 1 e A18
Para AGU, lei antifumo paulista fere a Constituição
Mudança de imposto pode encarecer energia
Notas e Informações: A espinha dobrada do PT
------------------------------------------------------------------------------------
Jornal do Brasil
Manchete: Cerco aos fumantes se espalha pelo país
A lei que proíbe o fumo em locais de uso coletivo, públicos e privados, sancionada pelo governador Sérgio Cabral, na última terça-feira, entra em vigor no Rio daqui a 86 dias. Mas o cerco aos fumantes já toma boa parte dos estados do país. Em São Paulo, a ideia emplacou definitivamente. Na quarta-feira, os deputados do Paraná aprovaram legislação parecida e, no mesmo dia, o prefeito da capital, Beto Richa, sancionou lei específica para a cidade. A Assembleia Legislativa do Amazonas aprovou esta semana sua proposta. Em Goiânia, a restrição entra em vigor em setembro. A Assembleia Legislativa do Pará deverá votar seu projeto nos próximos dias. Já o governo do Maranhão sancionou semelhante ao do Piauí, que abre exceção para fumódromos. (págs. 1 e Tema do dia A2 e A3)
Lula age para esfriar crise no PT e segurar Mercadante
Construção de novo prédio destrói jardins de Burle Marx
Desemprego cai e renda aumenta
Remédio ajuda tuberculosos
Eleições afegãs são elogiadas
Coisas da Política
Informe JB
Anna Ramalho
Editorial
Sociedade Aberta
Jurista
Muitos presos estão ilegalmente nos presídios. (págs. 1 e A9)
Sociedade Aberta
Socióloga
Fumo: convívio coletivo implica disciplinar condutas. (págs. 1 e A3)
Sociedade Aberta
Engenheiro
Foi tendenciosa a análise do ‘New York Times’ sobre o pré-sal. (págs. 1 e A20)
------------------------------------------------------------------------------------
Correio Braziliense
Manchete: Lula minimiza crise ética do PT
Habitação: Minha Casa, Minha Vida é ineficaz no DF
Governo: Arrecadação cai e dívida pública cresce R$ 85 bi
-----------------------------------
Nenhum comentário:
Postar um comentário