A proposta deste blogue é incentivar boas discussões sobre o mundo econômico em todos os seus aspectos: econômicos, políticos, sociais, demográficos, ambientais (Acesse Comentários). Nele inserimos as colunas "XÔ ESTRESSE" ; "Editorial" e "A Hora do Ângelus"; um espaço ecumênico de reflexão. (... postagens aos sábados e domingos quando possíveis). As postagens aqui, são desprovidas de quaisquer ideologia, crença ou preconceito por parte do administrador deste blogue.
PENSAR "GRANDE":
[NÃO TEMOS A PRESUNÇÃO DE FAZER DESTE BLOGUE O TEU ''BLOGUE DE CABECEIRA'' MAS, O DE APENAS TE SUGERIR UM ''PENSAR GRANDE''].
***************************************************
“Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...” (Abraham Lincoln).=>> A MÁSCARA CAIU DIA 18/06/2012 COM A ALIANÇA POLÍTICA ENTRE O PT E O PP.
----
''Os Economistas e os artistas não morrem..." (NHMedeiros).
"O Economista não pode saber tudo. Mas também não pode excluir nada" (J.K.Galbraith, 1987).
"Ranking'' dos políticos brasileiros: www.politicos.org.br
=========valor ...ria...nine
folha gmail df1lkrha
***
quarta-feira, fevereiro 03, 2010
"QUEM LÊ TANTA NOTÍCIA?"
03 de fevereiro de 2010
O Globo
Manchete: Governo faz ameaça eleitoral ao recadastrar Bolsa Família
Um documento publicado pelo Ministério do Desenvolvimento Social contém uma ameaça velada aos beneficiários do Bolsa Família: lembra que em 2011, ao assumir o novo governo, as principais diretrizes do programa poderão ser alteradas. O alerta está numa instrução operacional distribuída a prefeitos com regras para o recadastramento - uma das exigências para que os beneficiários não sejam excluídos do programa. O texto diz que a ajuda de custo está garantida por 3 anos para quem já atualizou os dados. Mas adverte que, em 2011, "a validade do benefício estará sujeita a alterações". Para Damásio de Jesus, especialista em Direito Administrativo, o texto cria insegurança jurídica e pode ser entendido como ameaça.
“Isso é terrorismo. Não é possível que a lei diga uma coisa hoje e, ao mesmo tempo, diga que isso pode ser mudado." O governo nega a intenção de ameaçar, mas admite que o texto dá margem a diferentes interpretações. (págs. 1 e 3)
Indústria teve pior queda em 19 anos
O país fechou o ano de 2009 com um tombo histórico de 7,4% na produção da indústria, segundo o IBGE. Foi o pior resultado desde 1990, quando o recuo chegou a 8,9%. Só no setor de máquinas e equipamentos, a queda, agora, chegou a 17,4%. Em bens de consumo, a baixa foi de 2,7%, mesmo com o corte de impostos promovido pelo governo para incentivar a compra de eletrodomésticos. Segundo analistas, no entanto, a tendência de recuperação na indústria, do último trimestre, está mantida. (págs. 1 e 19)
Um quarteto que sempre aparece
Foto-legenda: Plenário parcialmente vazio na reabertura do Congresso Nacional
Em 2009, Câmara teve 1.006 faltas sem qualquer justificativa.
Recorde de consumo faz ligar térmicas
Chávez destrói a democracia, diz manifesto
Cem dias sem aulas
------------------------------------------------------------------------------------
Folha de S. Paulo
Manchete: Homicídios crescem em São Paulo após dez anos
Puxado pelo interior, o número de homicídios aumentou em São Paulo pela primeira vez em dez anos.
Em 2009, o Estado registrou 4.550 casos de homicídio (4.771 vítimas no total, porque há casos com mais de um morto). Em 2008, foram 4.426 (4.690 vítimas).
Na Grande São Paulo, permaneceu a tendência de queda, apurada desde 2000. No interior e no litoral, esse movimento se reverteu. (págs. 1, C1 e C3)
Criminalidade em alta: Comparação entre 2008 e 2009
Sequestro: 39% de aumento
Latrocínio: 14% de aumento
Homicídio: 3% de aumento
Aneel muda cálculo da conta de luz
As distribuidoras de energia podem recorrer da decisão da agência. Se o recurso for aceito, os reajustes continuarão a prejudicar os consumidores. A Abradee, associação de empresas do setor, criticou a Aneel. (págs. 1 e B1)
Irã diz que pode aceitar plano de agência da ONU para seu urânio
A declaração, feita à TV estatal, surge quatro dias após jornais terem revelado que os EUA preparam a instalação de um sistema de defesa no golfo Pérsico, como prevenção contra eventuais ataques do Irã. (págs. 1 e A13)
Maranhão faz teste de HIV em alunos sem que pais autorizem
Para o governo, o método adotado facilita o teste. Especialistas criticam a medida por excluir os pais do processo e veem risco de deixar os alunos expostos. (págs. 1 e C5)
Indústria se recupera após pior resultado em 19 anos
Segundo o IBGE, o setor de bens de capital - segmento da indústria que reflete o investimento das fábricas em novos equipamentos - apresentou em dezembro o nono crescimento consecutivo em relação ao mês anterior. (págs. 1 e B3)
Editoriais
------------------------------------------------------------------------------------
O Estado de S. Paulo
Manchete: Cresce divergência entre Fazenda e BC sobre juros
O ministro Guido Mantega (Fazenda) e o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, entraram em divergência pública, num evento com empresários, por causa dos juros. Para Mantega, a recuperação da economia é sustentável e "acalmou o ânimo daqueles que já achavam que deveria subir o juro". Já Meirelles disse que "a recuperação se dá a um ritmo muito forte", sugerindo risco de inflação - o IPC da Fipe foi de 1,34% em janeiro, a maior marca desde fevereiro de 2003. Nos bastidores, Mantega tenta convencer o presidente Lula a evitar a alta da taxa, e a Fazenda responsabiliza o BC pelo baixo crescimento em 2009. (págs. 1, B1 e B3)
Frases:
"A recuperação se dá a um ritmo muito forte” (Henrique Meirelles - presidente do BC)
"A economia caminha com seus próprios pés" (Guido Mantega - ministro da Fazenda)
Ciro se opõe a Lula e diz querer a Presidência
Congresso volta e expõe resistências
Na reabertura do Legislativo, ficou claro que o governo terá dificuldades para aprovar projetos que julga prioritários, como o que regula o pré-sal e o que consolida as leis sociais. (págs. 1 e A6)
Cursos abrem poucas vagas para o Enem
Um em cada cinco cursos das universidades que aderiram ao Enem como forma de ingresso disponibilizou no máximo dez vagas. Na federal de São João Del-Rei (MG), só 31 das 785 vagas foram oferecidas. Apesar disso, 50,3% do total de vagas está no novo sistema. (págs. 1 e A15)
Polícia Militar deve voltar a ser Força Pública em SP
China adverte Obama sobre encontro com dalai-lama
Irã recua sobre plano nuclear
Corrupção: OAB vai criar observatório
Violência: Em trote, calouros bebem etanol
Notas e informações: Com Lula e sem oposição
------------------------------------------------------------------------------------
Jornal do Brasil
Manchete: Tanque cheio, bolso vazio
A redução do percentual de mistura de álcool à gasolina, que era de 25% e passou para 20% desde segunda-feira, foi justificada para conter a alta no preço do etanol. Agora, pela mesma razão, a Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes informa que 35 mil postos estão sendo avisados pelas distribuidoras de que o preço da gasolina também subirá nas bombas. O aumento pode ser maior tambem porque algumas regiões estão no limite da capacidade de produção e terão de receber gasolina de outras áreas. (pág. 1 e Economia, pág. A18)
Enem, a crônica da confusão anunciada
Desmatamento cai na Amazônia
Coisas da política
Informe JB
Anna Ramalho
Editorial
Sociedade Aberta:
Sociedade Aberta:
------------------------------------------------------------------------------------
Correio Braziliense
Manchete: Os meninos que ninguém vê
Noticiado com exclusividade pelo Correio, em janeiro, o sumiço de seis rapazes, sem qualquer vínculo entre eles, nos primeiros 22 dias do mês passado ganhou o noticiário nacional e mostrou ao país o drama de mães e pais do Parque Estrela Dalva, em Luziânia. Pressionadas pela repercussão do caso, as autoridades goianas reforçaram a presença policial na região, mas nenhuma resposta foi dada até agora. As famílias se mobilizam em busca de ajuda. Hoje, encontram-se com membros da CPI das Crianças e Adolescentes Desaparecidos, da Câmara dos Deputados. Amanhã, vêm a Brasília pedir a entrada da Polícia Federal nas investigações. (págs. 1 e 21)
“Eles têm todas as informações do meu filho.Tenho esperança que vou encontrar ele vivo”. (Cirlene Rabelo, 42 anos, mãe de George).
Governistas elegem Lima presidente
Servidores da UnB vivem indefinição sobre pagamento de gratificação (págs. 1 e 28)
Africanos suspeitos de roubar veleiro
Cespe demite ex-diretores
Enem encerra hoje inscrições
Foto legenda - Aplausos para José Alencar
-----------------------------------
http://clipping.radiobras.gov.br/clipping/novo/Construtor.php?Opcao=Sinopses&Tarefa=Exibir
------------
Nenhum comentário:
Postar um comentário