PENSAR "GRANDE":

***************************************************
[NÃO TEMOS A PRESUNÇÃO DE FAZER DESTE BLOGUE O TEU ''BLOGUE DE CABECEIRA'' MAS, O DE APENAS TE SUGERIR UM ''PENSAR GRANDE''].
***************************************************


“Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...” (Abraham Lincoln).=>> A MÁSCARA CAIU DIA 18/06/2012 COM A ALIANÇA POLÍTICA ENTRE O PT E O PP.

----

''Os Economistas e os artistas não morrem..." (NHMedeiros).

"O Economista não pode saber tudo. Mas também não pode excluir nada" (J.K.Galbraith, 1987).

"Ranking'' dos políticos brasileiros: www.politicos.org.br

=========
# 38 RÉUS DO MENSALÃO. Veja nomes nos ''links'' abaixo:
1Radio 1455824919 nhm...

valor ...ria...nine

folha gmail df1lkrha

***

terça-feira, abril 13, 2010

ELEIÇÕES 2010 [In] ... A DAR BOM DIA A JEGUE

...

Polêmica na visita ao Ceará

Autor(es): Denise Rothenburg
Correio Braziliense - 13/04/2010

Visita de Dilma ao estado servirá para o PT medir apoio à ex-ministra, mas pode decretar racha com o PSB, que se sentiu afrontado

Gustavo Moreno/CB/D.A Press - 9/2/10
Ciro Gomes tem sido uma pedra no sapato do PT, que o quer fora da disputa presidencial. O problema é que os petistas têm provocado o PSB

Pré-candidato à Presidência da República pelo PSB, o deputado Ciro Gomes (CE) comentou com amigos que a visita da presidenciável petista, Dilma Rousseff, ao Ceará ontem foi uma provocação. Isso porque, com tantos estados para ir, ela escolheu justo aquele onde o PSB faz política e está em litígio com o PT por conta da composição da chapa ao governo estadual. A irritação de Ciro está numa ascendente desde o início do mês, quando aumentaram as pressões do PT para que o PSB retire a sua candidatura. Na última sexta-feira, ele afirmou que o comportamento do PT “beira o criminoso”, mas que ele está resistindo e não vai retirar a sua candidatura ao Palácio do Planalto.

O PSB, no entanto, não tem mais tanta certeza assim. O partido soube que a visita de Dilma ao Ceará foi decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, contra a avaliação até mesmo da prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT), que concordava em adiar a viagem da ex-ministra para depois que a relação PT-PSB estivesse mais clara. Lula discordou. A ideia do presidente em mandar Dilma ao Ceará foi justamente para ver se consegue desidratar Ciro Gomes na sua base e deixar claro de uma vez por todas que o Planalto tem apenas um candidato a presidente da República: Dilma. Lula está certo de que pode emplacar sua candidata no primeiro turno — inclusive disse isso num no ABC paulista, no sábado. Mas, para isso, quer o deputado socialista fora da disputa.

Nessa fase da pré-campanha, onde Dilma pisa logo depois chegam os pesquisadores para detectar pontos fortes e fracos da visita, uma vez que a pré-candidata se desdobra em entrevistas nas rádios. Dessa vez, eles querem saber se o eleitor de Ciro gostou da ministra e se, na hipótese de Ciro não ser candidato, eles votariam em Dilma. Se as respostas forem favoráveis à candidata petista, a pressão do PT sobre o PSB aumentará.

Frangalhos

Embora o presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra, tenha dito que seu partido não deixará de apoiar a reeleição do governador Cid Gomes, a relação entre o PT e o PSB no Ceará está em frangalhos. O PT quer indicar o vice na chapa de Cid e, ao mesmo tempo, garantir uma das vagas ao Senado para o deputado José Pimentel, ex-ministro da Previdência Social. O PSB considera que a vaga de vice de Cid está de bom tamanho para o PT, já que Ciro e Cid Gomes têm uma relação histórica com o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) e planejam fechar uma coligação branca para ajudar a reeleger o senador tucano. Ontem, por exemplo, Tasso deu declarações de solidariedade a Ciro. “A visita de Dilma é uma provocação a ele. Mas é bom ela vir aqui, porque pelo menos fica sabendo o que é o Ceará”, disparou o tucano.

O PT cearense não aceita essa relação dos irmãos Gomes com os tucanos e ameaça até mesmo romper a aliança com Cid Gomes. Em Brasília, deputados do PSB não duvidam que esse racha ocorra e a ordem é tentar juntar os cacos da relação entre os dois partidos. O PSB tem hoje oito candidatos a governador, dos quais cinco já estão certos: Cid Gomes, no Ceará; Wilson Martins, no Piauí; Iberê Ferreira, no Rio Grande do Norte; Ricardo Coutinho, na Paraíba; e Eduardo Campos, em Pernambuco. Mas a legenda ainda está na dúvida se saem candidatos Renato Casagrande, no Espírito Santo; Beto Albuquerque, no Rio Grande do Sul; e Paulo Skaf, em São Paulo. Nesses três últimos casos, as candidaturas vão contra os planos petistas, assim como a candidatura de Ciro Gomes atrapalha a ideia de Lula de resolver tudo no primeiro turno. Só que, avisam os socialistas: se Lula continuar mandando Dilma provocar Ciro, é bem provável que ela perca parte do apoio do PSB.

O número
8
Quantidade de pré-candidatos do PSB a governos estaduais


Ânimos acirrados

Josie Jeronimo
Especial para o Correio

A suposta referência de Dilma Rousseff (PT), que teria tachado o período de exílio do pré-candidato tucano à Presidência da República, José Serra, como uma “fuga”, acirrou os ânimos dos competidores na corrida presidencial. A senadora Marina Silva (PV-AC), adversária de Serra e de Dilma na disputa, censurou o discurso da petista, que enalteceu como qualidade política o fato de não ter “medo da luta”, apesar de “apanhar, sofrer, ser maltratada” e de “nunca abandonar o barco”.

Dilma foi torturada na década de 1970, durante a ditadura militar, e Serra recorreu ao exílio político no início do golpe. “A legítima defesa da vida, da integridade e da dignidade daqueles que, com dor e sofrimento, saíram de seu país para rumos indefinidos, não é fuga. Eu não sei o contexto em que a (ex) ministra falou, mas os exilados políticos não são fujões”, criticou Marina.

José Serra, por sua vez, lembrou que aliados de Dilma também estiveram na condição de exilados. “O próprio Leonel Brizola, que era chefe do partido da Dilma, foi exilado. Não entendi direito a declaração, porque ela seria um desrespeito a toda essa gente.” A ex-ministra utilizou sua página no Twitter para responder os rivais. “Grandes amigos meus só tiveram uma saída na ditadura: se exilar. Querer dizer que eu os critiquei só pode ser má-fé.”

Nenhum comentário: