A proposta deste blogue é incentivar boas discussões sobre o mundo econômico em todos os seus aspectos: econômicos, políticos, sociais, demográficos, ambientais (Acesse Comentários). Nele inserimos as colunas "XÔ ESTRESSE" ; "Editorial" e "A Hora do Ângelus"; um espaço ecumênico de reflexão. (... postagens aos sábados e domingos quando possíveis). As postagens aqui, são desprovidas de quaisquer ideologia, crença ou preconceito por parte do administrador deste blogue.
PENSAR "GRANDE":
[NÃO TEMOS A PRESUNÇÃO DE FAZER DESTE BLOGUE O TEU ''BLOGUE DE CABECEIRA'' MAS, O DE APENAS TE SUGERIR UM ''PENSAR GRANDE''].
***************************************************
“Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...” (Abraham Lincoln).=>> A MÁSCARA CAIU DIA 18/06/2012 COM A ALIANÇA POLÍTICA ENTRE O PT E O PP.
----
''Os Economistas e os artistas não morrem..." (NHMedeiros).
"O Economista não pode saber tudo. Mas também não pode excluir nada" (J.K.Galbraith, 1987).
"Ranking'' dos políticos brasileiros: www.politicos.org.br
=========valor ...ria...nine
folha gmail df1lkrha
***
quarta-feira, agosto 25, 2010
''QUEM LÊ TANTA NOTÍCIA?''
25 de agosto de 2010
--------------------------------------------------------------------Folha de S. Paulo
Estimativas distintas criam nova divergência entre governo e estatal e podem retardar a capitalização da petroleira
Além da polêmica sobre o preço do barril, a operação para levantar dinheiro para os investimentos da Petrobras nos próximos anos corre agora um novo risco de não ocorrer no mês que vem, informa Valdo Cruz.
O Congresso aprovou que a União ceda à Petrobras 5 bilhões de barris. Para isso, entregaria à empresa o reservatório de Franco e uma área vizinha a Tupi. A estatal afirma haver menos petróleo do que a ANP estima.
A Petrobras precisaria de mais áreas para obter os 5 bilhões de barris. O governo resiste e mandou que os cálculos sejam refeitos. (Págs. 1 e B3)
A Vale ultrapassou a Petrobras e se tomou a maior empresa exportadora do país de janeiro a julho. (Págs. 1 e B6)
Avião da Embraer bate e 42 morrem na China
As causas do acidente ainda são desconhecidas. Fonte oficial, entretanto, disse que o jato se partiu antes de tocar o solo. A Embraer afirmou que vai apoiar as investigações. (Págs. 1 e A18)
Ar seco deixa 4 regiões de SP com clima de Saara
Em lugar fechado, toalha molhada é melhor que bacia com água. (Págs. 1 e C4)
Cristina quer nacionalização de papel-jornal
Foto legenda: Presidente 40: Eleições 2010
Até partido que não apoia Dilma fala em obter cargos
Tribunal militar nega acesso da Folha a processo de candidata. (Págs. 1 e A10)
Marco Antonio Villa: Brasil terá pleito sem polêmica e sem oposição
Esperava que em 2010 fosse diferente: sem Lula e com oposição que realizasse um amplo debate nacional. Rotundo equívoco. (Págs. 1 e A10)
Ex-ministro apaga rival em propaganda na televisão
Segundo a equipe de Geddel, o efeito de computador foi usado para evitar problemas com a Justiça. (Págs. 1 e A12)
Paulistano foge de fila e tira visto dos EUA no Rio
No ano passado, foram emitidos 270 mil vistos em São Paulo, o maior número em todo o mundo. (Págs. 1 e C3)
Editoriais
------------------------------------------------------------------------------------
O Estado de S. Paulo
Manchete: Serra quer mostrar força em SP para conter avanço de DilmaA coordenação da campanha do presidenciável do PSDB, José Serra, preparou uma ofensiva política para fazer frente ao crescimento da candidata Dilma Rousseff (PT) nas últimas pesquisas. O contra-ataque prevê demonstração de força no Estado de São Paulo, onde foi articulado encontro com 450 prefeitos, e a exibição de depoimentos de apoio a Serra no horário eleitoral gratuito na TV, gravados por “estrelas” do PSDB. Foi fechada ontem uma agenda conjunta entre Serra e o candidato tucano ao governo paulista, Geraldo A1ckmin, para projetar a candidatura em São Paulo e impedir o avanço de Dilma. Na TV, o programa de Serra lançou ataques à petista e, pela primeira vez desde que começou o horário político, ele lembrou o mensalão. (Págs. 1 e Nacional A4)
Petista planeja montar time de conselheiros
Líder nas pesquisas para a eleição presidencial, a petista Dilma Rousseff planeja adotar um modelo de govamança que inclui ter conselheiros no Planalto. Eles atuariam em áreas estratégicas e se reportariam diretamente a ela. A ideia, que tem semelhança com o núcleo de assessores da Casa Branca, enfrenta resistência de ministros do atual governo. (Págs. 1 e Nacional A7)
Foto-legenda: Mulheres vão à luta
União decide intervir em 7 portos geridos por Estados
O drama dos mineiros: Chile pede ajuda à Nasa
Sebastián Piñera
Presidente do Chile
"Estamos fazendo o humanamente possível para tê-los conosco até o fim do ano." (Pág. 1)
Dia mais seco do ano faz população mudar rotina
17%
Foi o índice de umidade relativa do ar ontem em SP, o mais baixo do ano. (Pág. 1)
Foto legenda: Para inglês ver
Avião da Embraer cai na China e 43 morrem (Págs. 1 e Internacional A15)
Notas e Informações
Além de eleger sua criatura política, Lula quer exterminar a espécie tucana em São Paulo. (Págs. 1 e A3)
------------------------------------------------------------------------------------
Valor EconômicoManchete: Migração do crédito afeta carteira de bancos privados
As operações de crédito do BNDES deram um salto de 45,4% em 12 meses, um crescimento quatro vezes maior do que os 11% de avanço dos empréstimos com recursos próprios dos bancos. Somente em julho, os empréstimos do banco oficial avançaram 4,7%, ante 0,4% das demais instituições financeiras. (Págs. 1 e C10)
Corrida para a renda fixa no Brasil
No leilão de ontem do Tesouro, os juros dos títulos de prazo mais longos, como as NTN-B indexadas ao IPCA, caíram abaixo de 6% ao ano, o menor nível desde 2007. A NTN-B 2050 foi vendida a 5,88%. Papéis com outros prazos também tiveram quedas expressivas como reflexo da demanda crescente por papéis de longo prazo, especialmente de investidores estrangeiros. "A queda dos juros dos Treasuries provoca uma onda em cadeia no mundo todo", diz Julio Callegari, economista do J. P. Morgan. (Págs. 1 e C2)
Foto legenda: Novos rumos
Camargo ganha obra na Venezuela
Cid Gomes defende aliança PT-PSDB pela estabilidade
Cid prevê que Aécio Neves, sendo eleito senador por Minas Gerais, fará a ponte. "Para o Brasil ter mais estabilidade se faz necessário que esse acirramento entre PT e PSDB arrefeça. Aécio deve assumir a condição de líder absoluto do PSDB e ele é sensível a essa estratégia". (Págs. 1 e A12)
Depois de 50 anos, Carrefour vai 'reinventar' hipermercado
No último ano, o presidente do grupo, Lars Olofsson, e sua equipe entrevistaram 50 mil pessoas sobre hipermercados e descobriram que elas queriam mais facilidade na hora de comprar. Em Écully, uma das cinco novas lojas, isso se traduziu em corredores maiores, cilindros transparentes pendurados no teto para identificar as diferentes seções e entradas separadas para a seção de alimentos e as de outros produtos. (Págs. 1 e B9)
Empresas vão bancar instalações policiais em favelas do Rio (Págs. 1 e A2)
Fusão italiana de olho no Brasil
Siderurgia
Wheaton amplia o foco
Divisão de Belo Monte
Revisão de contratos no algodão
BB mira grandes produtores
BNDES sai da Fiagrill
Alta da carne
Iluminação pública
Ideias
A indústria perdeu competitividade, mas é cedo para falar em desindustrialização e medidas anacrônicas de proteção. (Págs. 1 e A2)
Ideias
É impossível acreditar que Lula sairá de cena nos próximos quatro anos, mesmo com a vitória de sua candidata. (Págs. 1 e A6)
--------------------------------
Nenhum comentário:
Postar um comentário