A proposta deste blogue é incentivar boas discussões sobre o mundo econômico em todos os seus aspectos: econômicos, políticos, sociais, demográficos, ambientais (Acesse Comentários). Nele inserimos as colunas "XÔ ESTRESSE" ; "Editorial" e "A Hora do Ângelus"; um espaço ecumênico de reflexão. (... postagens aos sábados e domingos quando possíveis). As postagens aqui, são desprovidas de quaisquer ideologia, crença ou preconceito por parte do administrador deste blogue.
PENSAR "GRANDE":
[NÃO TEMOS A PRESUNÇÃO DE FAZER DESTE BLOGUE O TEU ''BLOGUE DE CABECEIRA'' MAS, O DE APENAS TE SUGERIR UM ''PENSAR GRANDE''].
***************************************************
“Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...” (Abraham Lincoln).=>> A MÁSCARA CAIU DIA 18/06/2012 COM A ALIANÇA POLÍTICA ENTRE O PT E O PP.
----
''Os Economistas e os artistas não morrem..." (NHMedeiros).
"O Economista não pode saber tudo. Mas também não pode excluir nada" (J.K.Galbraith, 1987).
"Ranking'' dos políticos brasileiros: www.politicos.org.br
=========valor ...ria...nine
folha gmail df1lkrha
***
quinta-feira, outubro 14, 2010
''QUEM LÊ TANTA NOTÍCIA?''
14 de outubro de 2010
O Globo
'Não mandarei ao Congresso nenhuma legislação que impacte na religião’
Em encontro com pastores e parlamentares evangélicos, do qual participou Eduardo Cunha (PMDB-RJ), a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, confirmou que assinará carta-compromisso contra o aborto e o casamento gay. Alegando que o Estado é laico, Dilma se comprometeu a não enviar ao Congresso projetos de impacto na religião: "Essa legislação não enviarei ao Congresso. Tanto a legalização da lei do aborto como todas as outras." Sobre o projeto de lei que pune a homofobia, Dilma condenou o preconceito, mas disse que não se pode criminalizar as igrejas e seus preceitos religiosos. (Págs. 1, 3 e editorial "Munição anti-Dilma e do próprio lulismo")
Ibope: diferença é de 6 pontos
Pesquisa do Ibope mostra disputa acirrada pela Presidência, com a petista Dilma Rousseff com seis pontos de vantagem sobre o tucano José Serra. Dilma tem hoje 49% dos votos, contra 43% de Serra. A margem de erro é de dois pontos. (Págs. 1 e 10)
PF pede mais prazo para investigar caso Erenice Guerra. (Págs. 1 e 13)
Merval Pereira
A julgar pela primeira pesquisa após-debate, o tom mais agressivo de Dilma não surtiu efeito. (Págs. 1 e 4)
PV e Marina devem optar por neutralidade. (Págs. 1 e 14)
Foto legenda: Dilma e Crivella no encontro de evangélicos: "O Estado será laico e não vai interferir nas questões religiosas". (Pág. 1)
Resgate rápido encerra pesadelo de 70 dias
Numa explosão de alegria, com buzinaço, aplausos e gritos, chilenos receberam um a um os 33 mineiros que emergiam bem-dispostos de uma estreita cápsula, em viagens cada vez mais rápidas, encerrando um pesadelo de 70 dias a 622 metros de profundidade. A bem-sucedida operação levou 22 horas, menos tempo do que o previsto. Alçados à condição de heróis, os mineiros tiveram a privacidade exposta e dramas familiares vieram à tona, como o caso de Yonny Barrios, o enfermeiro improvisado no subterrâneo, que deixara duas mulheres na superfície. Foi recebido pela amante, depois de a mulher se recusar a acompanhar o resgate. Já a mulher de Ariel Ticona deu à luz uma menina, batizada de Esperanza. Esteban Rojas, o 18º a ser resgatado, foi pedido em casamento pela mulher, Yessica com quem já vive há 25 anos. Houve quem, já na superfície se ajoelhasse em agradecimento ou festejasse - com embaixadinhas. 0 chefe do grupo, Luis Urzua, foi o último a deixar a mina e comparado a um capitão pelo presidente Sebastian Piñera, que não arredou pé do resgate. (Págs. 1 e 32 a 35)
Miriam Leitão
Com o espetacular e bem-sucedido resgate dos 33 mineiros, o Chile prova, mais uma vez, que é um país que sabe administrar riscos. (Págs. 1 e 26)
Foto legenda: Luis Uurzua, chefe do grupo, o último mineiro a ser resgatado, numa operação acompanhada durante 22 horas por parentes dos 33 e muito festejada pelos chilenos: explosão de alegria põe fim a um drama com final feliz. (Pág. 1)
Foto Legenda: Luis Urzua, chefe do grupo, o último mineiro a ser resgatado, numa operação acompanhada durante 22 horas por parentes dos 33 e muito festejada pelos chilenos: explosão de alegria põe fim a um drama com final feliz
Dólar: governo quer conter especulação
------------------------------------------------------------------------------------
Folha de S. Paulo
Manchete: Presidente 40 Eleições 2010: Governo revê plano de Marina para AmazôniaO PAS (Plano Amazônia Sustentável), maior legado de Marina Silva no Ministério do Meio Ambiente, será revisto, relata Cláudio Angelo. A nova versão deverá incluir projetos de mineração, defesa e hidrelétricas.
A reforma do plano começou a ser debatida em seminário da SAE (Secretaria de Assuntos Estratégicos) justamente quando o PT tenta atrair os 20 milhões de eleitores da candidata do PV para o segundo turno.
O PAS foi elaborado por Marina por três anos. Ela costumava se referir ao plano como "filho". Quando decidiu lançá-lo, em 2008, o presidente Lula delegou a execução à SAE, e Marina decidiu deixar o ministério.
A ministra Izabella Teixeira (Meio Ambiente) criticou o excesso de "preservacionismo" na política ambiental. Segundo o ministro Samuel Pinheiro Guimarães, da SAE, faltam ao PAS metas concretas. (Págs. 1 e A4)
Lei florestal trava acordo PSDB-PV. (Págs. 1 e A6)
Chile conclui antes do previsto resgate dos 33 mineiros presos
Eles passaram 69 dias a 622 metros abaixo do solo, sob temperaturas acima de 38ºC e forte umidade.
O último resgatado foi Luis Urzúa, 54, chefe de turno dos operários. Exames mostram que todos saíram da mina em condições relativamente boas de saúde.
Foram detectados um caso de pneumonia, outros de problemas de pele e algumas infecções dentárias. Os mineiros foram removidos para o Hospital Regional de Copiapó, onde devem ficar até este sábado. (Págs. 1 e Mundo)
Marion Minerbo
Apesar da alegria, o mais difícil será voltar para casa (Págs. 1 e A20)
Lista de presentes para resgatados inclui viagens, vinho e striptease (Págs. 1 e A20)
Foto legenda: Luis Urzua, o último mineiro a sair, festeja o resgate ao lado do presidente chileno, Sebastián Piñera. (Pág. 1)
Foto legenda: Peixe na água
Evangélico cobra que Dilma faça 'carta à nação'
Contardo Calligaris: Eleição é pior momento para debater aborto
Serra afirma que mídia reproduz 'pauta petista'
Taxa para emissão de passaporte deve ter reajuste de 21% no ano que vem (Págs. 1 e C5)
Editoriais
------------------------------------------------------------------------------------
O Estado de S. Paulo
Manchete: Dilma tem 6 pontos à frente de SerraPesquisa do Ibope para o Estado e a TV Globo, a primeira após o debate entre as presidenciáveis e a volta do horário eleitoral, mostra Dilma Rousseff (PT) com 49% das intenções de voto e José Serra com 43%. A petista aparece em primeiro graças aos eleitores do sexo masculino e de baixa renda e escolaridade, sobretudo os que vivem no Nordeste e no Norte/Centro-Oeste. Os indecisos são 3%. Levando-se em conta apenas as votos válidos (excluídos nulos, brancos e eleitores indecisos), Dilma lidera com 53%, contra 47% de Serra. No primeiro turno, a petista teve 46,9% dos votos válidos, contra 32,6% do tucano.
A evolução dos índices mostra que, desde o início do mês, Serra avançou mais, absorvendo a maior parte das eleitores de Marina Silva (PV), que teve 19,3% dos válidos. A pesquisa foi feita com 3.010 eleitores, e a margem de erro é de dois pontos porcentuais, para mais ou para menos. (Págs. 1 e Nacional A4)
Petista atrai evangélicos
Para atrair o voto evangélico, a candidata Dilma Rousseff (PT) prometeu vetar itens polêmicos do Programa Nacional de Direitos Humanos, montado pelo próprio governo. Ela citou direito ao aborto e casamento gay. Mas, para o ministro Paulo Vannuchi (Diretos Humanos), o programa não muda. (Págs. 1 e Nacional Al4)
Resgate de mineiros dura menos que o previsto
Vida nova: Após o drama, a recompensa
Os mineiros resgatados deixarão para trás a vida pobre. Se depender da solidariedade dos chilenos, o futuro deles e dos descendentes está garantido: além de ofertas de contratos, viagens e ajuda financeira, uma fundação foi aberta para financiar o estudo dos filhos. (Págs. 1 e Internacional A21)
Ação ajuda presidente
O presidente chileno, Sebastian Piñera, aproveitou cada segundo da bem-sucedida ação de resgate dos mineiros. Seu envolvimento no processo fez sua popularidade subir três pontos, para 57%, diz pesquisa. (Págs. 1 e Internacional A20)
Foto legenda: Salvo. Mario Gomez, de 63 anos, o mais velho dos mineiros isolados no Chile, festeja ao chegar a superfície. (Pág. 1)
Bancos que venderam ações da Petrobras são criticados
Decisão do STJ ameaça impedir prisão por lei seca
Anestesistas protestam por melhor remuneração (Págs. 1 e Vida A26)
Brasileira é encontrada esquartejada na Suíça (Págs. 1 e Cidades C4)
Dora Kramer: Maioria cativa
Notas & Informações
A Aliança Estratégica formalizada pelos presidentes Chávez e Lula combinou bolivarianismo e terceiro-mundismo requentado. Nada útil poderia resultar desse acasalamento. (Págs. 1 e A3)
------------------------------------------------------------------------------------
Valor EconômicoManchete: Guerra fiscal atinge também as importações
Levantamento da Secretaria de Comercio Exterior (Secex) mostra incentivos em 18 Estados. Alguns programas atingem somente a importação de bens de capital, mas outros beneficiam também o desembarque de insumos. Outro estudo, encomendado pelo Instituto Aço Brasil (IABr), mostra que as reduções ilegais de ICMS em 13 Estados usam desde postergação do imposto devido até financiamento de parte do tributo. (Págs. 1 e A3)
Foto legenda: Colheita de sinergias
Mercado, tranquilo, avalia prós e contras de candidatos
PMDB perde deputados e lideranças
O PMDB perdeu para o PT o status de maior partido da Câmara e não terá na bancada pelo menos cinco dos deputados que o comandaram nas últimas legislaturas - Eliseu Padilha (RS), Eunício Oliveira (CE), Geddel Lima (BA), Jader Barbalho (PA) e Michel Temer (SP). Criou-se um vácuo que terá de ser ocupado por novos quadros apoiados em padrinhos políticos.(Págs. 1 e A14)
Companhias retomam oferta de ações
EUA aumentam o uso de etanol em combustíveis
Protecionismo comercial pode trazer prejuízos duradouros aos EUA (Págs. 1 e B13)
Reservas chinesas atingem nível recorde de US$ 2,65 trilhões (Págs. 1 e C3)
Importação mudará siderurgia
Independência suspende abates
Subsídio deve adiar Rússia na OMC
Previdência privada
OAB reage à procuração pública
Ideias
Proposta orçamentária para 2011 reduz receita com royalties do petróleo e exploração de recursos minerais. (Págs. 1 e A2)
Ideias
DEM caminha para a fusão com um partido maior independentemente dos resultados das eleições presidenciais. (Págs. 1 e A8)
-----------
radiobras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário