A proposta deste blogue é incentivar boas discussões sobre o mundo econômico em todos os seus aspectos: econômicos, políticos, sociais, demográficos, ambientais (Acesse Comentários). Nele inserimos as colunas "XÔ ESTRESSE" ; "Editorial" e "A Hora do Ângelus"; um espaço ecumênico de reflexão. (... postagens aos sábados e domingos quando possíveis). As postagens aqui, são desprovidas de quaisquer ideologia, crença ou preconceito por parte do administrador deste blogue.
PENSAR "GRANDE":
[NÃO TEMOS A PRESUNÇÃO DE FAZER DESTE BLOGUE O TEU ''BLOGUE DE CABECEIRA'' MAS, O DE APENAS TE SUGERIR UM ''PENSAR GRANDE''].
***************************************************
“Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...” (Abraham Lincoln).=>> A MÁSCARA CAIU DIA 18/06/2012 COM A ALIANÇA POLÍTICA ENTRE O PT E O PP.
----
''Os Economistas e os artistas não morrem..." (NHMedeiros).
"O Economista não pode saber tudo. Mas também não pode excluir nada" (J.K.Galbraith, 1987).
"Ranking'' dos políticos brasileiros: www.politicos.org.br
=========valor ...ria...nine
folha gmail df1lkrha
***
quinta-feira, março 01, 2012
''QUEM LÊ TANTA NOTÍCIA?''
SINOPSES - RESUMO DOS JORNAIS |
01 de março de 2012
O Globo
Manchete: Dilma faz Crivella ministro para enfrentar Serra em SP
A presidente Dilma Rousseff tirou a pasta da Pesca do PT e a entregou ao senador Marcelo Crivella, do PRB do Rio e ligado à Igreja Universal. A estratégia, que foi costurada com o ex-presidente Lula, deverá ajudar o candidato do PT a prefeito de são Paulo, Fernando Haddad, e foi posta em prática dois dias após o tucano José Serra confirmar que pretende disputar a prefeitura. O PT, que perdeu um ministério e teve o ministro Luiz Sérgio demitido nas férias, optou pelo silêncio, reforçando a nálise de que o objetivo seja fortalecer Haddad contra Serra. (Pág. 1, 3, 4 e 10)
Presidência da República, um 'sonho adormecido'
CNJ poderá investigar, em parte, bens de juízes
Mercadante culpa país por falhas do Enem
Governo punirá 100 militares por manifesto
Waldomiro condenado a 12 anos de prisão
Pentágono critica decisão contra Embraer
Coreia troca teste nuclear por comida
------------------------------------------------------------------------------------
Folha de S. Paulo
Manchete: Dilma troca ministro para atrair evangélicos
De forma inesperada, a presidente Dilma escolheu o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), um dos principais representantes dos evangélicos no Congresso, para substituir o petista Luiz Sérgio no Ministério da Pesca.
A nomeação poderá conter críticas de evangélicos ao pré-candidato do PT à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad, por causa do "kit gay", que o governo planejava entregar a alunos para combater o preconceito. (Págs. 1 e Poder A4)
Serra promete, de novo, cumprir mandato inteiro
Supremo libera CNJ para investigar renda de juízes estaduais
Governo eleva alíquota do IOF para segurar a queda do dólar
A medida deve taxar captações de empréstimos no exterior por empresas sediadas no país. O dólar acumula queda de 8% neste ano. (Págs. 1 e Poder A11)
Por comida, Coreia do Norte aceita para projeto nuclear
Já houve outras três tentativas de suspender o programa nuclear da Coreia do Norte, que vem sofrendo com crises cíclicas de abastecimento de comida. (Págs. 1 e Mundo A12)
Folha esclarece dúvidas de leitores sobre declaração do IR (Págs. 1 e Mercado B8)
Editoriais
------------------------------------------------------------------------------------
O Estado de S. Paulo
Manchete: Coreia do Norte para seu programa nuclear em troca de comida
Dois meses depois da morte do ditador Kim Jong-li e de sua substituição pelo filho Kim Jong-un, a Coreia do Norte concordou em suspender seus testes nucleares e o enriquecimento de urânio. Permitirá também a volta dos inspetores a suas instalações atômicas e fará moratória de lançamentos de mísseis de longo alcanc. O compromisso foi alcançado em acordo com os EUA, que, em contrapartida, fornecerão 240 toneladas de alimentos os norte-coreanos. Os países vinham negociando com a China. O governo de Barack Obama qualificou os novos passos como "importantes, mas limitados". (Págs. 1 e Internacional A14)
Análise: Andrew Quinn
É improvável que Pyongyang desista da bomba, o último coelho de sua cartola. (Págs. 1 e Internacional A14)
Mais um vice do BB deve cair em meio a disputas
Serra diz que, se eleito, vai cumprir mandato
Bispo na Pesca
Sua mala está sendo filmada
Suíça acusa Vale de usar país para driblar imposto
OAB perde monopólio em defensoria de SP (Págs. 1 e Cidades C1)
Oposição prega boicote em eleição no Irã. (Págs. 1 e Internacional A14)
Dora Kramer
A troca de ministro da Pesca diz respeito ao movimento de redução de danos eleitorais que o Planalto vem empreendendo na direção das "igrejas". (Págs. 1 e Nacional A6)
Tutty Vasques
A Copa de 2014 não será, decerto, tão decepcionante para o torcedor brasileiro quanto a de 1950. Desta vez, estamos todos preparados para o pior. (Págs. 1 e Cidades C6)
Verissimo
A Comissão da Verdade que se pretende no Brasil responderia a uma exigência histórica. Sem responsabilização, as histórias ficam sem fim. (Págs. 1 e Caderno 2 D10)
Notas & Informações
No depoimento ao Senado, questões como a política de combate à inflação deixaram dúvidas. (Págs. 1 e A3)
------------------------------------------------------------------------------------
Correio Braziliense
Manchete: Bicheiro, delegados e policiais na cadeia
Fotolegenda: Quadrilha atuava havia 17 anos. Além de policiais, a rede de influência montada por Cachoeira incluía políticos federais e estaduais. Sob seu comando estavam oito delegados (dois da própria PF), agentes federais, civis e militares encarregados de dar segurança e enquadrar a concorrência. Só no DF e no Entorno foram presos 19 acusados de integrar o esquema. (Págs. 1, 8 e 10)
GDF suspende concursos e vai demitir
Demissão: Até dois mil comissionados serão dispensados.
Reajustes: Proibição de aumento para todas as categorias este ano.
Salários: Corte de 10% nos vencimentos do governador, vice, secretários e administradores.
Horas extras: Suspensão em todas as áreas, menos na saúde e na segurança.
Concursados: Vetada a contratação de novos servidores públicos em 2012.
Novos concursos: Autorizações só estão liberadas depois de 30 de maio. (Págs. 1 e 23)
Aposentadoria: Câmara aprova texto e nova previdência do servidor segue para o Senado. PDT quer anular votação (Págs. 1 e 6)
Caras de pau mantêm 14º e 15º na Câmara
Intriga
Governo ameaça punir militares da reserva. (Págs. 1 e 7)
Dilma muda ministro para ajudar Haddad
------------------------------------------------------------------------------------
Valor Econômico
Manchete: Investimento direto pode ter 'pedágio'
Em geral, essas são operações travestidas de investimento estrangeiro direto (IED), mas que acabam indo desaguar nas aplicações financeiras. Estariam fora da mira do governo, segundo garantiram fontes oficiais, tanto restrições a aplicações de estrangeiros em bolsas de valores quanto os investimentos diretos legítimos. (Pág. 1)
BCE concede mais € 529,5 bi a bancos
A expectativa nos mercados é de que a forte liquidez apoiará o apetite global por risco durante algum tempo. "As chances de 'carry trade' parecem ser bem maiores, com alta nos ativos de risco'', diz Simon Smith, economista-chefe da consultoria FxPro, em Londres. Para o Barclays Capital, as operações de arbitragem podem envolver principalmente o rublo russo, o peso mexicano e o real brasileiro - portanto, aumentando o fluxo de capital para o Brasil. (Págs. 1, C1 e C2)
Brics querem o comando da OMC
A decisão, desta vez, acabará sendo do G-5 - Estados Unidos, União Europeia, China, Índia e Brasil. Dificilmente europeus e americanos aceitarão um chinês, porque Pequim é fonte de boa parte das disputas comerciais. A Índia, por sua vez, quer recriar o G-77, com países em desenvolvimento, posição que dificulta o entendimento com as nações desenvolvidas. Resta o Brasil. Há a expectativa, em Genebra, de que Brasília lance o nome de seu embaixador na OMC, Roberto Azevedo. (Págs. 1 e A9)
Fotolegenda: Planejamento estratégico
Venda de smartphone cresce 179%
Para Thiago Moreira, diretor de telecom da Nielsen, o aumento da demanda foi resultado da queda de 33% no preço dos smartphones ao longo do ano passado. O resultado contrasta com um aumento de 4% no preço médio dos celulares vendidos no Brasil. (Págs. 1 e B2)
Menos conteúdo nacional na 4G
Estoques reguladores de álcool
Leilão do INSS atrai Bradesco e BB
Tendências para a bolsa
Ideias
A partir do terceiro trimestre, inflação deve voltar a subir, colocando em xeque a atual estratégia de política monetária. (Págs. 1 e A11)
Ideias
O risco imediato para a China é o de continuidade da estagnação ou recessão na Europa, que afetarão seu crescimento. (Págs. 1 e A11)
Companhias aéreas tentam pilotar a sazonalidade (Págs. 1 e B5)
------------------------------------------------------------------------------------
------------------------------------------------------------
Nenhum comentário:
Postar um comentário