A proposta deste blogue é incentivar boas discussões sobre o mundo econômico em todos os seus aspectos: econômicos, políticos, sociais, demográficos, ambientais (Acesse Comentários). Nele inserimos as colunas "XÔ ESTRESSE" ; "Editorial" e "A Hora do Ângelus"; um espaço ecumênico de reflexão. (... postagens aos sábados e domingos quando possíveis). As postagens aqui, são desprovidas de quaisquer ideologia, crença ou preconceito por parte do administrador deste blogue.
PENSAR "GRANDE":
[NÃO TEMOS A PRESUNÇÃO DE FAZER DESTE BLOGUE O TEU ''BLOGUE DE CABECEIRA'' MAS, O DE APENAS TE SUGERIR UM ''PENSAR GRANDE''].
***************************************************
“Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...” (Abraham Lincoln).=>> A MÁSCARA CAIU DIA 18/06/2012 COM A ALIANÇA POLÍTICA ENTRE O PT E O PP.
----
''Os Economistas e os artistas não morrem..." (NHMedeiros).
"O Economista não pode saber tudo. Mas também não pode excluir nada" (J.K.Galbraith, 1987).
"Ranking'' dos políticos brasileiros: www.politicos.org.br
=========valor ...ria...nine
folha gmail df1lkrha
***
sexta-feira, junho 29, 2012
SALVADOS DO INCÊNDIO
Mercosul aplica sanção branda ao Paraguai
Autor(es): César Felício |
Valor Econômico - 29/06/2012 |
O Paraguai será sancionado com a forma mais amena de punição do Mercosul. O país ficará suspenso das reuniões e dos órgãos do bloco, mas não será excluída das obrigações e direitos. Continuar dentro do sistema tarifário do Mercosul é estratégica para a economia do Paraguai, que direciona ao bloco 51% das suas exportações, de US$ 5,6 bilhões por ano.
"Vamos nos circunscrever à primeira possibilidade mencionada no protocolo de Ushuaia, e não à segunda", afirmou o ministro brasileiro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, após reunião com os chanceleres dos demais países do bloco (Argentina e Uruguai) e dos países associados (Venezuela, Colômbia, Bolívia e Equador).
Patriota se referia ao acordo que instituiu a chamada cláusula democrática, que permite a punição de países onde houver ruptura institucional. Na semana passada, o Congresso do Paraguai destituiu o presidente Fernando Lugo, num julgamento "em que se levantam dúvidas sobre o devido processo legal e a amplitude do direito de defesa que o presidente teve", segundo o chanceler brasileiro.
Patriota não disse por quanto tempo valerá a suspensão. As eleições presidenciais no Paraguai serão em abril, e a posse do novo presidente será em agosto. Ele também não esclareceu se, com a suspensão do Paraguai, a ser referendada hoje pelos chefes de Estado do bloco, os demais membros do Mercosul terão que esperar para que novas deliberações entrem em vigor. Pelas regras, as decisões precisam ser por unanimidade.
Caso as normas sejam alteradas, o ingresso da Venezuela como membro deve ser referendado, contornando o Senado paraguaio, que mantém engavetada a medida desde 2009. "Há grande interesse em promover a plena participação da Venezuela. É um dos temas que estão na agenda", disse Patriota.
O chanceler argentino, Hector Timerman, minimizou a possibilidade de a Venezuela sair da cúpula como membro pleno: " A situação do Paraguai não altera a da Venezuela. São processos distintos".
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário