PENSAR "GRANDE":

***************************************************
[NÃO TEMOS A PRESUNÇÃO DE FAZER DESTE BLOGUE O TEU ''BLOGUE DE CABECEIRA'' MAS, O DE APENAS TE SUGERIR UM ''PENSAR GRANDE''].
***************************************************


“Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...” (Abraham Lincoln).=>> A MÁSCARA CAIU DIA 18/06/2012 COM A ALIANÇA POLÍTICA ENTRE O PT E O PP.

----

''Os Economistas e os artistas não morrem..." (NHMedeiros).

"O Economista não pode saber tudo. Mas também não pode excluir nada" (J.K.Galbraith, 1987).

"Ranking'' dos políticos brasileiros: www.politicos.org.br

=========
# 38 RÉUS DO MENSALÃO. Veja nomes nos ''links'' abaixo:
1Radio 1455824919 nhm...

valor ...ria...nine

folha gmail df1lkrha

***

quinta-feira, outubro 11, 2012

''QUEM LÊ TANTA NOTÍCIA?''

SINOPSES - RESUMO DOS JORNAIS

11 de outubro de 2012

O Globo

Manchete: A hora do mensalão - Após condenação, PT corre para conter dano eleitoral
Cúpula do partido se solidariza com Dirceu e Genoino, que deixa cargo na Defesa

Presidente do STF conclui votação e diz que mensalão foi tentativa de golpe do PT para se perpetuar no poder; Celso de Mello fala em ‘utilização criminosa do aparelho de Estado'

Com aval de José Dirceu, o PT decidiu ontem não reagir à condenação de seus dirigentes pelo STF para não atrapalhar o desempenho nas eleições. Tanto Dirceu quanto José Genoino, no entanto, foram aplaudidos na reunião do Diretório Nacional do partido. Emocionado, Genoino disse ser inocente e "não se envergonhar de nada". Ele deixará o cargo de assessor especial do Ministério da Defesa. Na conclusão de mais um item do julgamento, o presidente Ayres Britto disse que o mensalão foi um golpe na democracia. (Págs. 1, 3 a 12 e Míriam Leitão)


SP: Haddad sai na frente
Na primeira pesquisa Datafolha sobre o segundo turno em São Paulo, o candidato Fernando Haddad (PT) aparece com 47%, à frente de José Serra (PSDB), que registrou 37%. Votos em branco e nulos somaram 8%. No 1º turno, Serra teve 30,75% dos votos válidos, e Haddad, 28,98%. O PRB de Celso Russomanno, da base do governo federal, anunciou neutralidade. (Págs. 1 e 14)

Prisão imediata entrará em pauta
O relator do mensalão, Joaquim Barbosa, submeterá aos colegas o pedido do MP de condenação imediata dos réus após a definição das penas. Marco Aurélio já se posicionou contra. (Págs. 1 e 7)

Enquanto isso...
MP goiano afasta Demóstenes. (Págs. 1 e 18 )

País elegeu 118 prefeitos ‘pendurados’
Eleitores de 118 cidades escolheram para a prefeitura candidatos sub judice, que aguardam decisão do TSE. Em alguns municípios, os dois únicos candidatos estão sob suspeita. Em Taquarituba (SP), o eleito até agora é o 3º colocado, com 484 votos. (Págs. 1 e 14)

Colunistas
Merval Pereira

Alerta Supremo
Para STF, mensalão foi tentativa de golpear a democracia. (Págs. 1 e 4)

Tânia Rangel
O mandante
Todos que participam do crime respondem por ele. (Págs. 1 e 4)

Editorial
O alcance da condenação de Dirceu. (Págs. 1 e 16)

Fotolegenda: Dirceu e abraçado ao sair de reunião do Diretório Nacional do PT.

Dividido, BC corta taxa de juros
Com cinco votos a favor da redução dos juros e três pela manutenção, o Comitê de Política Monetária (Copom) do BC cortou em 0,25 ponto percentual a Taxa Selic, para 7,25% ao ano. Para analistas, o BC dará início a um período de pausa na queda. (Págs. 1 e 27)
Sistema elétrico: Carminha atômica
O capítulo de "Avenida Brasil” em que Carminha foi desmascarada causou alta na demanda por energia equivalente ao dobro da geração das duas usinas de Angra, informa Flávia Oliveira. (Págs. 1 e 30)
Debate de vices é crucial nos EUA
O vice-presidente Joe Biden tem hoje a responsabilidade de reverter o dano eleitoral causado pela apatia de Barack Obama no debate da semana passada. Já Paul Ryan tenta manter o bom momento republicano. (Págs. 1 e 35)

Como se vota na Venezuela
Vídeo mostra que fiscal chavista acompanha eleitora na cabine. Novo vice é chanceler de Chávez. (Págs. 1, 37 e site do GLOBO)

Sarney para alemão ler
Consulado do Brasil em Frankfurt indica livro de José Sarney para bolsa tradução e garante ao editor compra generosa de exemplares. (Págs. 1 e Segundo Caderno)
Economia: Derrapada global
A Toyota fará recall de 7,4 milhões de veículos em todo o mundo por risco de incêndio. (Págs. 1 e 33)
------------------------------------------------------------------------------------
Folha de S. Paulo

Manchete: Haddad começa 2º turno 10 pontos à frente de Serra
Datafolha mostra petista com 47% dos votos, e tucano com 37%; Russomanno diz que não apoiará ninguém

O primeiro Datafolha para o segundo turno em São Paulo mostra Fernando Haddad (PT) com 47% dos votos, dez pontos à frente do tucano José Serra (37%).

Os eleitores que dizem estar indecisos somam 8%.

A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Se forem considerados só os votos válidos (excluídos brancos e nulos), Haddad vence Serra por 56% a 44%.

Terceiro colocado no primeiro turno, com 21,6% dos votos válidos, Celso Russomanno (PRB) anunciou que ele e seu partido não vão apoiar nenhum candidato.

Com problema para fechar acordo com o PT em Natal, o PMDB de Gabriel Chalita adiou para hoje o anúncio de apoio à campanha de Haddad. (Págs. 1 e Poder A4 e A6)

Rogério Gentile

Uma coisa é certa: o eleitor de São Paulo vai votar no segundo turno com uma mão na urna e a outra no nariz. (Págs. 1 e Opinião A2)

Dirceu pede que petistas reajam à mídia e à Justiça
Em reunião fechada com a direção nacional do PT, em São Paulo, o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu e o ex- presidente do partido José Genoino, condenados por corrupção ativa no processo do mensalão, estimularam os petistas a reagirem à Justiça e à mídia, a quem acusaram de perseguição.

Dirceu disse que a prioridade agora é vencer a eleição no maior número possível de cidades e que foi o partido, e não ele, o principal condenado pelo STF. Genoino demitiu-se de cargo no Ministério da Defesa.

No Senado, Eduardo Suplicy chorou ao ler carta da filha de Genoino. (Págs. 1 e Poder A10)

Fotolegenda: Mensalão o julgamento

Condenado pelo STF, o ex-presidente do PT José Genoino lê carta em que renuncia a cargo no Ministério da Defesa.

Ministro diz que mensalão é ‘projeto criminoso de poder’
Ao condenar os ex-dirigentes petistas, o ministro do STF Celso de Mello disse que o mensalão foi fruto de um “projeto criminoso de poder” e de “macrodelinquência governamental”. Ayres Britto chamou o esquema de tentativa de “golpe”. Joaquim Barbosa será o novo presidente da corte. (Págs. 1 e Poder A12)

Clóvis Rossi: Mídia do exterior desnudou a tese de conspiração
Na condenação de José Dirceu, José Genoino e Delúbio Soares pelo Supremo, a mídia internacional louva o Judiciário brasileiro e desnuda por completo a tese da conspiração golpista, esgrimida pelos hidrófobos do lulo-petismo. (Págs. 1 e Mundo A17)

Barrados pela Lei da Ficha Limpa elegem familiares
Barrados pela Lei da Ficha Limpa, 68 candidatos a prefeito desistiram de tentar recursos e renunciaram às candidaturas em cima da hora para dar lugar a filhos, netos e outros familiares, informam Daniel Carvalho e Valmar Hupsel Filho. Desses, 33 conseguiram eleger seus parentes. (Págs. 1 e Poder A9)
Dividido, Banco Central diminui taxa de juros em 0,25 ponto
Em decisão apertada (5 votos a 3), o Banco Central diminuiu em 0,25 ponto percentual a taxa básica de juros da economia, que caiu de 7,5% para 7,25%.

É a décima queda seguida da Selic. O comunicado da decisão indica que poder ser o último corte do ciclo iniciado em agosto de 2011. A medida reduzirá o rendimento da poupança. (Págs. 1 e Mercado B1)

Marcelo Miterhof: País deve manter a obsessão pelo crescimento (Págs. 1 e Mercado B8)

Editoriais
Leia “Vitória republicana”, sobre condenação de políticos pelo Supremo, e “Biologia de longo alcance”, a respeito do Nobel de Medicina de 2012. (Págs. 1 e Opinião A2)
------------------------------------------------------------------------------------
O Estado de S. Paulo

Manchete: Condenado, Dirceu diz que prioridade é ganhar 2º turno
Ex-ministro afirma no Diretório do PT que meta agora é superar o PSDB em SP; Genoino deixa cargo no governo

Condenado pelo STF por corrupção ativa, o ex-ministro José Dirceu disse ontem no Diretório Nacional do PT que a demanda do mensalão será “uma batalha para muitos anos”. Ao conclamar seus companheiros a se mobilizar para o desafio das eleições municipais em São Paulo, ele declarou: “A prioridade agora é o segundo turno, ganhar a eleição em São Paulo. O resto vamos resolver durante toda a nossa vida”. O ex-ministro agradeceu “o apoio, a solidariedade” que vem recebendo do PT. Antes de destacar que o importante agora é levar o candidato da legenda Fernando Haddad ao triunfo, ele se disse “injustiçado, condenado sem provas”. Também condenado, José Genoino pediu ontem demissão do cargo de assessor especial do Ministério da Defesa. O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, autor dos pedidos de condenação, disse que o resultado é “exemplar” e rebateu carta em que Dirceu comparou a decisão do STF a um “juízo político de exceção”. Para ele, a afirmação é “absolutamente despropositada”. (Págs. 1 e Nacional A4)

Ministros seguem votos e decidem pela condenação
Os ministros do STF que ainda não tinham votado sobre o “núcleo político" do mensalão condenaram ontem José Dirceu, José Genoino e Delúbio Soares. Celso de Mello disse que o mensalão foi “macrodelinquência governamental” e Carlos Ayres Britto afirmou que as alianças entre partidos são normais, mas é “estranhável a formação argentária e pecuniarizada de alianças”. (Págs. 1 e A8)
Eleições 2012: Haddad tem 47% e Serra, 37%, aponta Datafolha
A primeira pesquisa do instituto Datafolha no segundo turno da eleição em São Paulo mostra Fernando Haddad (PT) à frente na disputa pela Prefeitura, com 47% das intenções de voto, ante 37% de José Serra (PSDB). Em votos válidos -excluídos os entrevistados que pretendem votar nulo ou em branco -, Haddad teria 56%, ante 44% de Serra. A margem de erro é de dois pontos porcentuais. O horário eleitoral na TV começa segunda-feira, com dois blocos diários de 20 minutos. (Págs. 1 e Nacional A13)
Russomanno sugere voto em branco ou nulo
O PRB, do candidato derrotado Celso Russomanno, anunciou que pretende ficar neutro no 2.° turno da. eleição em São Paulo. O PT, de Fernando Haddad, trabalhava pela declaração de apoio. O PSDB, de José Serra, queria a neutralidade. Russomanno sugeriu a seu eleitor que vote nulo ou em branco. (Págs. 1 e Nacional A12)
Por apoio, Chalita deve ter ministério
O PMDB anuncia hoje apoio a Fernando Haddad e articula a ida de Gabriel Chalita para a equipe ministerial. Outros pedidos foram apoios em Natal e Florianópolis, locais em que o partido ainda não fechou com o PT. (Págs. 1 e Nacional A12)
Joaquim Barbosa: Agora, ele é presidente
Joaquim Barbosa foi eleito ontem presidente do STF. Relator do processo do mensalão, ele foi escolhido por ser o mais antigo ministro em atividade que ainda não presidiu o tribunal. O primeiro negro a ocupar o mais alto posto do Poder Judiciário assumirá o cargo em novembro. (Págs. 1 e A10)
SUS reduz idade para cirurgia bariátrica
As cirurgias bariátricas feitas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) terão novas regras. A principal é a diminuição da idade mínima do paciente de 18 para 16 anos. A técnica cirúrgica também muda e novos exames serão exigidos. Espera ainda é longa. (Págs. 1 e Vida A22)
Fóruns Estadão Brasil Competitivo: Impostos em debate
Especialistas debatem a reforma tributária, mas divergem sobre como as mudanças devem ser feitas: de forma ampla ou “fatiada”, como propõe o governo. (Págs. 1 e Caderno especial)
BC reduz juro para 7,25% e sinaliza fim dos cortes
O Banco Central reduziu os juros de 7,50% para 7,25% ao ano e sinalizou que não deve mexer na taxa básica por um período “suficientemente prolongado” para garantir a queda da inflação. Pela primeira vez desde março, a decisão não foi unânime. O presidente do BC, Alexandre Tombini, e quatro diretores votaram pela queda da taxa. Houve três votos pela manutenção dos juros, o que reforçou as apostas de que o ciclo de queda, iniciado em agosto de 2011, quando a taxa estava em 12,50%, se encerrou. (Págs. 1 e Economia B1)
Congresso em SP discute imprensa (Págs. 1 e Nacional A16)

Toyota fará recall em 7,4 mi de carros (Págs. 1 e Economia B13)

Chávez anuncia atual chanceler como vice (Págs. 1 e Internacional A20)

Dora Kramer
Falta lastro à bravata

O PT ensaia reação, após o julgamento do mensalão, quando deveria fazer uma pausa para meditação. As condições objetivas lhe são desfavoráveis. (Págs. 1 e Nacional A6)

Demétrio Magnoli
O nome da pátria

Hugo Chávez identificou a pátria com ele mesmo e interpretou a eleição como guerra patriótica. Esta pode ter sido a última eleição livre na Venezuela. (Págs. 1 e Espaço Aberto A2)

Notas & Informações
O alcance de uma sentença

O ex-ministro que comandou o mensalão não o levaria adiante sem o sinal verde do chefe. (Págs. 1 e A3)

------------------------------------------------------------------------------------
Correio Braziliense

Manchete: Ladrões levam um carro a cada 51 minutos no DF
Nada menos que 7.718 veículos — uma média de 28 por dia — foram roubados ou furtados nos nove primeiros meses do ano no Distrito Federal. Isso representa um aumento de 19% na comparação com igual período de 2011. Os dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública também apontam alta no número de seqüestros relâmpagos, homicídios e estupros. No caso de latrocínios (roubos com morte) houve redução de 12,2%. Em assembleia, ontem, policiais civis decidiram continuar com a greve, que hoje completa 50 dias. (Págs. 1, 25, 26 e Visão do Correio, 16)
De engraxate a presidente do STF
Eleito para substituir Ayres Britto, que se aposenta mês que vem, o ministro Joaquim Barbosa chegará ao comando do Supremo celebrado como herói por sua atuação implacável contra os réus do mensalão. Nas redes sociais, ora sua imagem é associada a Batman, ora a Superman. Seu vice, no STF, será Ricardo Lewandowski. (Págs. 1 e 4)
PT faz defesa de Dirceu e Genoino
Um dia depois de serem condenados por corrupção pelo STF, os dois foram recebidos como heróis em ato de desagravo feito pelo PT, a portas fechadas, em São Paulo. Dirceu entrou pela garagem.Genoino deixou o governo. (Págs. 1 e 3)
Mensalão: Placar pela condenação de Dirceu, no Supremo, fecha em 8 a 2. Joaquim indica que pedirá a punição de mais dois petistas (Págs. 1, 2 e 5)

Tragédia trânsito mata, por dia, cinco jovens de até 14 anos no país
Ao redor do ônibus, os coleguinhas atônitos: Ryan Lucas Rodrigues, de 10 anos, acabara de descer do ônibus correndo e, ao cruzar a rua, morreu atropelado por outro coletivo. A fatalidade aconteceu no Distrito Federal justamente no dia em que o Ministério das Cidades lançava uma campanha nacional para conscientizar pais e filhos sobre os perigos do trânsito, a Paradinha. Dados do Ministério da Saúde revelam que em média cinco jovens de até 14 anos morrem, por dia, em acidentes de carro no país. (Págs. 1 e 10)
UnB define hoje índice de adesão às cotas sociais
Conselho da universidade decide se o percentual de vagas destinadas a estudantes cotistas será de 12,5% ou acima do patamar mínimo exigido pelo governo federal. Datas do vestibular e da 3ª etapa do PAS ainda estão em aberto. (Págs. 1 e 23)
Dividido, BC reduz juros ao menor patamar da história (Págs. 1 e 11)

As previsões de Eduardo Campos
Presidente do PSB afirma que situação econômica em 2014 vai definir formação de alianças partidárias para a eleição presidencial. (Págs. 1 e 8)
------------------------------------------------------------------------------------
Valor Econômico

Manchete: Mercado reavalia o risco regulatório de concessões
Ficou para trás o pânico que se alastrou nas ações de empresas ligadas à infraestrutura depois que, em 11 de setembro, o governo federal anunciou a renovação das concessões no setor de energia com redução tarifária média de 60%. Em um mês, vários papéis se recuperaram. Mas o mercado reavalia suas posições com o reaparecimento do risco regulatório, que pouco preocupava os investidores até então. As mudanças no modelo de concessões de aeroportos e ferrovias cogitadas em Brasília mostraram que esse risco é real, embora seja maior ou menor de acordo com o setor em que as empresas atuam.

Analistas consultados pelo Valor mostraram maior preocupação com companhias ligadas a portos e ferrovias, setores que passam por reformas no marco regulatório e, portanto, trazem incertezas sobre o futuro. Já as empresas de rodovias e saneamento são vistas como mais "seguras". As "units" da Santos Brasil, especializada em terminais portuários, caíram mais de 14% em um mês, apesar da alta de 19% no ano. Para analistas, como Pedro Balcão, do Santander, a renovação da concessão do terminal no porto de Santos, em 2022, será feita com pesados compromissos de investimentos, que poderão baixar a margem operacional da companhia de 55% para 35%. (Págs. 1 e B6)

BC reduz juro a 7,25% e encerra ciclo de cortes
O Comitê de Política Monetária (Copom) reduziu a taxa Selic em 0,25 ponto percentual, para 7,25% ao ano e, em seu comunicado, deixou claro que o ciclo de alívio monetário, iniciado em agosto do ano passado, foi encerrado na reunião de ontem. A partir de agora, a taxa deve ficar estacionada por um período "prolongado" de tempo. Segundo o Valor Data, com essa redução a taxa básica real (descontada a inflação projetada para os próximos 12 meses) caiu para 1,66% ao ano, uma das menores da história do país.

Ao se referir à "estabilidade das condições monetárias" e não especificamente à taxa básica de juros, o Banco Central acrescenta a esse universo as medidas macroprudenciais. Se a inflação subir no próximo ano, o Copom não deverá, necessariamente, elevar os juros. E quando tiver de promover um aperto monetário para controlar a inflação, antes de aumentar a taxa básica de juros poderá recorrer às medidas macroprudenciais, que já provaram sua força. (Págs. 1, C1 e C3)

Rodopa é vendida para executivos
Uma captação externa de US$ 100 milhões feita pela Rodopa Alimentos, quarto maior frigorífico de bovinos do país, viabilizou a mudança do controle da companhia. O Valor apurou que o diretor-executivo da empresa, Sérgio Longo, e outros diretores adquiriram o frigorífico por cerca de R$ 200 milhões, incluídas dívidas de R$ 160 milhões.

Fundada em Limeira (SP) pela família Bindilatti em 1958, a Rodopa - dona da marca Tatuibi - era controlada por Paulo Bindilatti, presidente do conselho de administração até o fim de setembro, quando passou o comando da companhia para Sérgio Longo, ex-diretor-financeiro da JBS. Bindilatti não queria permanecer no negócio. Longo se interessou em comprar a empresa, mas impôs como condição a captação de recursos para ampliar o prazo da dívida. (Págs. 1 e B12)

Fotolegenda: No topo
O ministro Joaquim Barbosa será o primeiro negro a comandar o Judiciário. Indicado pelo ex-presidente Lula, ele foi eleito ontem presidente do Supremo Tribunal Federal, no mesmo dia em que o STF seguiu o seu voto e confirmou a condenação do ex-ministro José Dirceu. (Págs. 1 e A11)
Água divide os votos em Manaus
A falta de água em Manaus, capital localizada no centro da maior bacia hidrográfica do mundo, é um dos principais temas da acirrada disputa no segundo turno entre Arthur Virgílio (PSDB) e Vanessa Grazziotin (PCdoB).

Mais de cem mil pessoas das zonas norte e leste da cidade, os maiores colégios eleitorais, não têm ligação de água e dependem de poços clandestinos. Nas outras regiões o abastecimento é interrompido periodicamente. (Págs. 1 e A16)

O que tirou Russomanno da disputa em SP
Dez dias antes do debate na TV que marcou o início da queda livre de Celso Russomanno (PRB) nas pesquisas, a campanha do candidato a prefeito de São Paulo já havia detectado a dificuldade de manter a liderança na reta final. Pesquisas internas mostravam que 33% de seus eleitores consideravam que sua maior fraqueza era estar despreparado para o cargo. Ele era visto como "gente boa", mas não saberia administrar a cidade.

"Havia um elemento de dissuasão, faltava o gatilho. O PT viu isso", diz Fábio Gomes, diretor do Instituto Informa, que fez as pesquisas internas que subsidiaram as estratégias de Russomanno. O primeiro - e em sua opinião o principal - foi o ataque de Haddad à proposta do candidato de cobrar passagem de ônibus proporcional ao trajeto percorrido. Com isso, Haddad conseguiu recuperar os eleitores da periferia que estavam com Russomanno, mas tradicionalmente votam no PT. (Págs. 1 e A5)

Obras do Itaquerão podem parar
As obras do estádio do Corinthians, escolhido para abrir a Copa de 2014, correm o risco de paralisação no mês que vem, caso não se chegue a um acordo sobre seu modelo de financiamento. O impasse envolve a Construtora Norberto Odebrecht, responsável pela construção, e o Banco do Brasil, repassador de R$ 400 milhões do BNDES.

Quase um ano e meio depois de iniciadas as obras, o Itaquerão ainda não recebeu dinheiro do BNDES por causa de divergências sobre que tipo de garantia a Odebrecht deve dar para obter o financiamento. Após uma série de encontros entre a construtora e o BB - o mais recente com a mediação do ministro da Fazenda, Guido Mantega -, não se chegou a uma solução. O vice-presidente do Corinthians, Luiz Paulo Rosenberg, afirmou, por meio de nota, que o clube não considera que deva se responsabilizar pelas garantias. (Págs. 1 e A2)

Crise nos EUA incentiva a dissolução de cidades (Págs. 1 e A13)

Governos não se entendem efusão entre BAE e EADS fracassa (Págs. 1 e B9)

American aumenta voos no Brasil
Enquanto reduz suas operações na Europa, a American Airlines vai aumentar de 85 para 111 o número de voos no Brasil. É a empresa aérea estrangeira com maior presença no país. (Págs 1 e B1)
Cade aprova compra da Webjet
O Cade aprovou a compra da Webjet pela Gol, com uma restrição. As duas companhias terão de manter um índice de utilização mínima de 85% dos slots no aeroporto Santos Dumont, no Rio. (Págs. 1 e B4)
Reintegração de posse em Belo Monte
Com os canteiros de obras ocupados por índios, ribeirinhos e ambientalistas — a Justiça determinou ontem a reintegração de posse —, a Norte Energia, dona de Belo Monte, afirma já ter gasto R$ 70 milhões em ações compensatórias às aldeias da região. (Págs. 1 e B8)
Imigrantes ilegais deixam pomares
A repressão à imigração ilegal e uma pequena recuperação econômica fizeram sumir a mão de obra usada pelos produtores de maçã do Estado de Washington (EUA), que poderão perder até 25% da produção. (Págs. 1 e B11)
Maurício Lopes assume a Embrapa
O engenheiro agrônomo Maurício Antônio Lopes assumiu ontem a presidência da Empresa Brasileira de Pesquisa-Agropecuária (Embrapa). Mineiro de Bom Despacho e graduado pela Universidade Federal de Viçosa, Lopes era diretor-executivo de pesquisa e desenvolvimento da estatal. (Págs. 1 e B12)
STJ julga reaposentadoria
A 1ª Seção do Superior Tribunal de Justiça começou a julgar a tese da reaposentadoria. Pedido de vista suspendeu o julgamento, mas cinco dos dez ministros votaram a favor dos segurados que voltaram a trabalhar após a aposentadoria. (Págs. 1 e E1)
Justiça amplia defesa do consumidor
Superior Tribunal de Justiça decide que é responsabilidade do fornecedor garantir o conserto ou troca da mercadoria nos casos de vício oculto, independentemente de a garantia contratual ter expirado, mas dentro da vida útil esperada do produto. (Págs. 1 e E1)
Ranking dos tribunais
O Tribunal Regional Federal da 1ª Região e o Tribunal de Justiça do Piauí receberam as piores avaliações em pesquisa do Instituto Brasiliense de Direito Público. Os mais bem avaliados foram o TJ-RS e o TRF da 4ª Região, que reúne os Estados do Sul do país. (Págs 1 e E1)
Ideias
Stephan Richter

O FMI não age mais como subordinado dos EUA e estão a caminho mudanças importantes, que incluem até enfrentar o Fed. (Págs. 1 e A2)

Marcelo Carvalho

Preocupação com crescimento fraco na primeira metade de 2012 pode dar lugar à preocupação com a inflação em 2013. (Págs. 1 e A15)

------------------------------------------------------------------------------------
-------------

Nenhum comentário: