A proposta deste blogue é incentivar boas discussões sobre o mundo econômico em todos os seus aspectos: econômicos, políticos, sociais, demográficos, ambientais (Acesse Comentários). Nele inserimos as colunas "XÔ ESTRESSE" ; "Editorial" e "A Hora do Ângelus"; um espaço ecumênico de reflexão. (... postagens aos sábados e domingos quando possíveis). As postagens aqui, são desprovidas de quaisquer ideologia, crença ou preconceito por parte do administrador deste blogue.
PENSAR "GRANDE":
[NÃO TEMOS A PRESUNÇÃO DE FAZER DESTE BLOGUE O TEU ''BLOGUE DE CABECEIRA'' MAS, O DE APENAS TE SUGERIR UM ''PENSAR GRANDE''].
***************************************************
“Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...” (Abraham Lincoln).=>> A MÁSCARA CAIU DIA 18/06/2012 COM A ALIANÇA POLÍTICA ENTRE O PT E O PP.
----
''Os Economistas e os artistas não morrem..." (NHMedeiros).
"O Economista não pode saber tudo. Mas também não pode excluir nada" (J.K.Galbraith, 1987).
"Ranking'' dos políticos brasileiros: www.politicos.org.br
=========valor ...ria...nine
folha gmail df1lkrha
***
terça-feira, abril 09, 2013
TELEFONIA CELULAR/CHIP: O ENGODO
09/04/2013 | |
A batalha para ser o chip número 1
Por De São Paulo
As operadoras de serviços móveis entraram em uma batalha para conquistar a posição do chip número 1 no celular do consumidor.
"Queremos, se possível, ser a primeira e única opção do cliente que tem dois chips", diz Marcio Fabbris, diretor de marketing da Vivo. Mas Fabbris não é o único com esse sonho. "O cliente vai usar primeiro o chip que for mais barato para ligações intrarrede. Mas, se não tiver uma comunidade dentro daquela operadora, não adianta. Por isso, tem uma guerra de tarifas", afirma o diretor de fidelização e inteligência da Claro, Fábio Croitor. "Damos uma mãozinha para o cliente formar sua comunidade."
A "mãozinha" se traduz em bônus, tarifas reduzidas, falar ilimitado na área do DDD 11, cadastro de número favorito para ligações gratuitas e outros incentivos. Segundo Croitor, 10 milhões de clientes já se cadastraram e têm um favorito, o que representa um quinto da base pré-paga da empresa. A participação da operadora no mercado pré-pago cresceu um ponto percentual de maio de 2012 a janeiro de 2013, disse o executivo, o que ele considera significativo, pois "nesse mercado se luta por casas decimais".
A tarifa da Claro é de R$ 0,16 ou R$ 0,21 por chamada, dependendo da região. Do fim de 2011 a dezembro de 2012, quando a tarifa caiu de R$ 0,25 para R$ 0,21, o volume médio de minutos por cliente dentro da rede cresceu 36%, disse Croitor.
Dona do maior "clube de usuário", a Telefônica/Vivo quer atrair mais pessoas para sua comunidade. "Nossa rede 3G está presente em 2,1 mil municípios, o que ninguém mais tem", afirma o diretor-executivo de mercado individual nacional, Christian Gebara. Há vários planos de promoções para tráfego dentro da rede fixa e móvel, com opções para clientes pré e pós-pagos. A estratégia tenta envolver também clientes dos concorrentes, que podem entrar na lista de favoritos de usuários da Vivo, por uma promoção de fidelidade.
Quando o cliente do pós-pago vê a conta, sabe se está ligando muito para clientes de outras operadoras e procura atraí-los para sua rede, diz Gebara: "Convencendo mais pessoas a serem Vivo, nosso clube está aumentando."
O tráfego de voz da Vivo cresceu 19,7% no quarto trimestre do ano passado, para 29,4 bilhões de minutos, impulsionado pelo aumento do tráfego intrarrede local e de longa distância, segundo a empresa.
Na Oi, ter um mix de serviços na mesma empresa favorece o modelo convergente, segundo Eduardo Aspesi, diretor de segmentos de varejo. O executivo diz que 70% do tráfego é dentro da rede. Do total das ligações, 70% são entre celulares da Oi e 13% para um número fixo da tele em sua área de atuação nacional, fora São Paulo. No pós-pago, 50% das chamadas são para outro número na rede, 25% para outro fixo da Oi e 25% para teles concorrentes.
Por meio de nota, a TIM informou que tem mais de 70 milhões de clientes que falam de forma ilimitada entre si, pagando valor fixo por chamada ou por mês. A empresa informou ter alcançado um volume recorde de 150 minutos por usuário no fim de 2012, 14,5% a mais que em 2011.
A receita por usuário caiu para a maioria das teles, mas Aspesi diz que na Oi foi possível compensar as cifras, equilibrando os itens da cesta de serviços. "Tem clube que só tem cadeira para sentar. O nosso tem colchão de água e balanço. É mais um parque de diversões", brinca. (IS)
----
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário