Pior que o soneto
A nota da direção do PT foi lida no Palácio do Planalto e no QG de Eduardo Campos como um ultimato: se o PSB não estiver com Dilma Rousseff em 2014, será considerado oposição. Para auxiliares da presidente, o texto revela "falta de sintonia" com a estratégia da petista e de Lula de evitar rompimento com o governador de Pernambuco. "É o PT jogando Campos para tudo ou nada", diz um governista. Dilma quer marcar nova conversa com o pessebista na primeira semana de outubro.
Pela culatra
Embora petistas garantam que a intenção da nota era apaziguar os ânimos, Campos manifestou a aliados, diante do texto, que o PSB sempre foi contra a ideia de bipartidarismo. "Desde o tempo da ditadura", alfinetou. Para ele, "o Brasil é mais complexo que isso".
Voo solo?
Cândido Vaccarezza (PT-SP), que esteve com Lula na segunda-feira (23), afirma que a nota não foi submetida ao ex-presidente por Rui Falcão, no encontro que tiveram no início da tarde.
Livre para...
Campos grava nesta terça (24) participação nos spots de TV que o PSB exibe a partir da próxima terça-feira. Na propaganda, falará sobre "desafios" que o Brasil ainda precisa vencer, como a mobilidade, a saúde e a educação.
... criticar
O presidenciável será o protagonista de todas as inserções. O material é produzido pela Link Propaganda, de Edinho Barbosa.
Nas redes
O Planalto agendou para sexta-feira evento com Dilma para a reestreia do governo nas redes sociais, organizado pelo gabinete digital. O portal Brasil será repaginado e, na segunda etapa, mudará a página da Presidência no Facebook.
Tête-à-tête
Marina Silva limpou sua agenda esta semana para se reunir com os ministros do TSE e discutir o processo de criação da Rede. A ex-senadora quer "sensibilizá-los" e mostrar que o partido cumpriu todas as exigências para obter o registro.
Plano B
O PPS apresenta seu programa de TV na quinta-feira. Sem a definição de José Serra sobre uma possível filiação, a sigla optou por relacionar as manifestações pelo país a partir de junho ao "sentimento de mudança" que pode emergir em 2014.
Fora O PR entrou no TSE com ação de perda de mandato do senador Vicentinho Alves (TO), que apresentou carta de desfiliação da sigla. O parlamentar estava próximo de fechar com o PSB, mas pode se filiar ao PROS, caso o partido obtenha registro, para evitar a perda do cargo.
Transição
O governo de São Paulo nomeou Helder Liberato Bovo para o gabinete da Secretaria de Emprego e Trabalho do Estado. Bovo é filiado ao PDT, mas foi um dos articuladores da coleta de assinaturas para a criação do Solidariedade --atividade que aconteceu inclusive dentro da estrutura da secretaria.
Genérico
Em fase final para tentar obter registro, o PROS (Partido Republicano da Ordem Social) espalhou outdoors às margens de avenidas para arregimentar novos filiados com o slogan: "Somos contra a corrupção".
Mobilidade Na última quinta-feira o STJ deu uma decisão contrária à renovação, sem licitação, dos contratos de concessões de transporte público do Rio de Janeiro, alguns deles das décadas de 1940 e 1950.
Mobilidade 2
A 2ª Turma do tribunal determinou que as licitações sejam feitas no prazo de um ano, no máximo, sem que se espere o trânsito em julgado. A decisão não se refere a todos os contratos, mas abre brecha para rever outros casos.
Visita à Folha
Britaldo Pedrosa Soares, presidente da AES Eletropaulo, visitou na segunda-feira a Folha, a convite do jornal, onde foi recebido em almoço. Estava acompanhado de Teresa Vernaglia, vice-presidente de Serviços Compartilhados, e Paulo Camillo Penna, vice-presidente de Relações Institucionais, Comunicação e Sustentabilidade.
*
TIROTEIO
Se Bolsonaro fez isso com um senador e na democracia, imaginem o que fazia com os que se insurgiam contra a sua ditadura.
DO SENADOR RANDOLFE RODRIGUES (PSOL-AP), sobre o soco que diz ter levado do deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ), em discussão em frente ao antigo DOI-Codi.
*
CONTRAPONTO
Desafio sobre rodas
Ao decidir participar da Pedalada Noturna, na Virada Esportiva, o prefeito Fernando Haddad (PT) combinou que partiria do Parque das Bicicletas, em Moema, e pararia algumas esquinas à frente. Duas horas depois, telefonou para Celso Jatene (Esportes) e disse que estava no Memorial da América Latina, a 11 km a largada.
-O pessoal esquece que eu não sei recusar desafio! -disse, contando que os ciclistas o instaram a ir adiante.
Com ANDRÉIA SADI e BRUNO BOGHOSSIAN
Vera Magalhães é editora do Painel. Na Folha desde 1997, já foi repórter do Painel em Brasília, editora do caderno 'Poder' e repórter especial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário