A proposta deste blogue é incentivar boas discussões sobre o mundo econômico em todos os seus aspectos: econômicos, políticos, sociais, demográficos, ambientais (Acesse Comentários). Nele inserimos as colunas "XÔ ESTRESSE" ; "Editorial" e "A Hora do Ângelus"; um espaço ecumênico de reflexão. (... postagens aos sábados e domingos quando possíveis). As postagens aqui, são desprovidas de quaisquer ideologia, crença ou preconceito por parte do administrador deste blogue.
PENSAR "GRANDE":
[NÃO TEMOS A PRESUNÇÃO DE FAZER DESTE BLOGUE O TEU ''BLOGUE DE CABECEIRA'' MAS, O DE APENAS TE SUGERIR UM ''PENSAR GRANDE''].
***************************************************
“Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...” (Abraham Lincoln).=>> A MÁSCARA CAIU DIA 18/06/2012 COM A ALIANÇA POLÍTICA ENTRE O PT E O PP.
----
''Os Economistas e os artistas não morrem..." (NHMedeiros).
"O Economista não pode saber tudo. Mas também não pode excluir nada" (J.K.Galbraith, 1987).
"Ranking'' dos políticos brasileiros: www.politicos.org.br
=========valor ...ria...nine
folha gmail df1lkrha
***
quarta-feira, junho 13, 2007
CONSTRUTORA GAUTAMA: VERGONHA NACIONAL [III]
No Amazonas, duas ações de órgãos federais paralisaram obras da Gautama. Na primeira, o Departamento de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit) cancelou o contrato de pavimentação de 204 quilômetros da rodovia BR-319, na divisa do Amazonas com Rondônia.
Entre as supostas irregularidades listadas, há o fato de as obras terem começado antes da aprovação do projeto. Também há indícios de superfaturamento. Em 2002, o contrato foi transferido ao Dnit com valor de R$ 91,6 milhões - R$ 4,4 milhões a mais do que o cálculo previsto no projeto da obra que já havia sido aprovado. O contrato com a Gautama para realização das obras na BR-319 foi assinado em 2000 pelo Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER) em convênio com o governo do Amazonas. Com a extinção da autarquia, o contrato foi assumido, em 2002, pelo Dnit. O Ministério dos Transportes determinou ao Dnit a instauração de um processo administrativo para apurar a responsabilidade sobre as denúncias. Já o TCU determinou à Petrobras que suspenda o pagamento de R$ 1,8 milhão referentes a serviços em sistemas de produção de óleo e gás natural no município de Urucu. Segundo o tribunal, parte do serviço foi executado com insumos e dimensões diferentes dos apresentados inicialmente. Além disso, o valor retido se refere a impostos utilizados na formação de preço, mas que não teriam sido recolhidos pela empresa.
Bahia
O Dnit realiza auditoria nas obras na rodovia BR-342, concluídas em agosto de 2004. Foram gastos R$ 8,4 milhões na restauração e manutenção da estrada. Segundo o Ministério dos Transportes, a licitação tinha cláusulas que dificultavam a participação de outras empresas na concorrência e foram feitos reajustes não previstos no edital e no contrato.
O projeto de construção da barragem do Rio Preto, próxima ao município de Planaltina, não saiu do papel. A obra foi licitada em 2001. Em 2002, a Gautama elaborou o projeto. Dos R$ 146 milhões previstos, a empresa recebeu R$ 3,37 milhões. Os repasses foram suspensos neste ano pelo governo do Distrito Federal, que alegou falta de dinheiro para continuar a obra. A Corregedoria do DF está analisando o contrato. O deputado distrital Pedro Passos (PMDB) teve o nome envolvido no caso por suspeita de recebimento de propina para liberação de emendas para a obra. Flagrado em conversas telefônicas com funcionários da Gautama, o deputado alegou que tratava de pagamentos por venda de cavalos. G1, Maria Angélica Oliveira, foto matéria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário