Internauta brasileiro fica 3 vezes mais no Orkut do que no e-mail. Cinco horas para trocar "scraps" e xeretar a vida alheia e uma hora e 40 minutos para mandar e ler e-mails por mês. Foi esse o tempo que o brasileiro com internet em casa --e usuário destes dois serviços-- gastou em média no Orkut e no e-mail em 2007, respectivamente. O tempo gasto na rede social do Google foi três vezes maior que o utilizado para o correio eletrônico neste ano. Em 2006, o Orkut tomava pouco menos de quatro horas dos internautas residenciais. (...) O fato de o Orkut estar mais arraigado no dia-a-dia virtual do brasileiro do que a própria conta de e-mails expõe ainda um traço comportamental importante do internauta ".br". O e-mail, quem diria, está virando um instrumento sisudo e protocolar. "Com o avanço das comunidades e mensageiros instantâneos, impulsionados pelos jovens, os e-mails se consolidam como uma ferramenta mais formal, com mais afinidade com os adultos", pondera José Calazans, analista do Ibope. "Os jovens utilizam e-mails, até porque para cadastrar-se no Orkut e no MSN é preciso ter uma conta de e-mail, mas o uso maior é mesmo dos mais velhos." 19/12.
O consórcio formado pelas empresas Via Engenharia/Construtora OAS e Camargo Corrêa foi declarado vencedor da concorrência para a construção da mega-sede do Tribunal Regional Federal da Primeira Região, em Brasília, obra estimada em quase meio bilhão de reais (R$ 479,9 milhões). Trata-se da mais cara sede de um tribunal no país, com uma área total de construção maior que a do STJ (Superior Tribunal de Justiça). A título de comparação: enquanto os ministros do STJ tiveram a área de cada gabinete duplicada, medindo cerca de 280 m2, o projeto do TRF-1 prevê que seus desembargadores ganharão gabinetes com 350 m2. Pelo projeto do escritório de arquitetura de Oscar Niemeyer, o presidente do TRF-1 e seus assessores ocuparão um gabinete de 650 m2, quatro vezes maior do que o do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Os recursos interpostos pelo consórcio Engeform/Construbase e Construtora Passarelli Ltda. e pela empresa Construcap foram indeferidos pelo diretor-geral do TRF-1.
Blog do Frederico Vasconcelos, Folha Online. 1912.
Chávez manda reabrir túmulo de Simón Bolívar. Para a ciência, Simón Bolívar vale como uma das vítimas mais famosas da tuberculose, ao lado de Mozart, Chopin, Moliere, Gauguin. Mas Hugo Chávez duvida. O presidente da Venezuela, entretanto, acha que, se fosse turberculose, Bolívar não teria morrido tão depressa – em uma semana. Por isso, ele mandou reabrir a tumba do libertador, que morreu na Colômbia, mas está sepultado em Caracas. Chávez quer que a ciência determine as causas da morte de Bolívar, e até mesmo se quem está enterrado ali é o famoso general. Chávez apropriou-se da figura histórica de Simón Bolívar. O socialismo bolivariano imaginado pelo presidente venezuelano é apoiado, diz ele, em Jesus Cristo e Fidel Castro, além do próprio Bolívar.
Do G1, em São Paulo, com informações do Jornal da Globo. 1912.
Lula descarta aumento de impostos e pacote de medidas, mas exige cortes. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva descartou nesta quarta-feira o aumento de impostos e o lançamento de um pacote de medidas compensatórias como alternativas para o fim da cobrança da CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira). Sem o "imposto do cheque", o governo deixará de arrecadar R$ 40 bilhões no ano que vem. A idéia é cortar gastos para garantir o equilíbrio das contas públicas. Lula determinou que os ministros Guido Mantega (Fazenda) e Paulo Bernardo (Planejamento) preparem um estudo detalhado sobre os eventuais cortes que devem ser efetuados na proposta orçamentária de 2008. Os cortes deverão ser anunciados até fevereiro --quando o Orçamento Geral da União deve ser votado no Congresso. "Teremos um final de ano tranqüilo, sem sobressaltos, sem pacote e sem medidas de corte", afirmou o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), após reunião do presidente com integrantes da equipe econômica. "O empresariado pode aproveitar tranqüilo o Natal e o Ano Novo", ressaltou. Por cerca de duas horas, o presidente se reuniu com os ministros Dilma Rousseff (Casa Civil), Mantega, Paulo Bernardo e Miguel Jorge (Desenvolvimento), além de Jucá, no Palácio do Planalto.
RENATA GIRALDI; da Folha Online, em Brasília. 1912.
Um comentário:
Sobre o Orkut x email, o que vemos não é só uma mudança de comportamento. É a nova geração que vem por aí, e vai mudar mais as relações pessoais e o ambiente nas empresas. Os usuários do Orkut não usam email - somente para se comunicarem com empresas. O email foi substituído por recados no Orkut, que são públicos (geralmente), ao contrário do email. Não é pouca essa diferença.
É a diferença, por exemplo, entre o comando e a colaboração (ler Wikinomics). É a diferença entre comprar e "compartilhar" ou trocar.
Postar um comentário