Bolsas européias caem com preocupação sobre economia dos EUA e petróleo. As Bolsas européias operam em baixa nesta quinta-feira. O petróleo em alta preocupa os investidores, que temem que os lucros das empresas possam cair com os aumentos de preços da commodity, e o setor financeiro perdeu força, após o otimismo com o plano do
plano do Federal Reserve (Fed, o BC americano) anunciado nesta semana. Às 8h05 (em Brasília), a Bolsa de Paris operava em baixa de 2,19%, com 4.594,22 pontos; a Bolsa de Amsterdã caía 1,68%, para 432,44 pontos; a Bolsa de Milão tinha baixa de 2,22%, operando com 24.273 pontos; e a Bolsa de Zurique tinha perda de 0,94%, caindo para 7.176,60 pontos. Às 7h50 (em Brasília), a Bolsa de Londres caía 1,99%, para 5.661,20 pontos; e a Bolsa de Frankfurt recuava 2,47%, para 6.436,66 pontos.
Folha Online, 1303. Após sete anos, Maria da Penha é indenizada no CE. Com sete anos de atraso, Maria da Penha Maia Fernandes, 63 --que deu o nome à lei que pune com mais rigidez os agressores de mulheres--, receberá uma indenização de R$ 60 mil do governo do Ceará. Em 2001, a cearense conseguiu uma vitória na Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA (Organização dos Estados Americanos), que determinou que o Estado do Ceará pagasse uma indenização de US$ 20 mil por não ter punido judicialmente o homem que a agredia e que até tentou matá-la: seu ex-marido. Após postergar o pagamento, o Estado decidiu finalmente pagá-la, em valores corrigidos. A Lei Maria da Penha, aprovada em 2006, aumentou no país o rigor nas penas para agressões contra a mulher no lar, além de fornecer instrumentos para ajudar a coibir esse tipo de violência. FolhaNews, Correioweb; 1303.
Quadrilha que falsificava bebidas alcoólicas com analgésico e refrigerante é presa em Goiás. Um trabalho em conjunto desenvolvido pelas polícias civis de Goiás e Distrito Federal resultou na prisão de 28 pessoas acusadas de falsificação bebidas alcoólicas. A Operação Ressaca, como foi chamada a ação policial, também apreendeu dezenas de caixas de uísque de várias marcas, vodca e até champanhe falsificado.O mais curioso da história, no entanto, é que a polícia suspeita que a quadrilha adicionava analgésicos na fórmula de preparação das bebidas. A medida seria para evitar que o consumidor final tivesse dor de cabeça (a tradicional ressaca) após ingerir o produto, o que poderia despertar desconfianSebastião MontalvãoEspecial para o UOL, em Goiânia ça sobre a autenticidade do produto. O remédio, em pessoas alérgicas, pode até matar, segundo a polícia. Sebastião Montalvão; Especial para o UOL, em Goiânia. 1303.
Condoleezza Rice se reúne com Celso Amorim no Itamaraty. A secretária de Estado dos Estados Unidos, Condoleezza Rice, deu início na manhã desta quinta-feira à visita de dois dias ao Brasil com um encontro com o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, para discutir temas como a reforma do Conselho de Segurança da ONU, o processo de paz no Oriente Médio, as mudanças climáticas mundiais e a rodada de Doha. No encontro, Rice e Amorim também vão discutir a situação econômica e social do Haiti, uma vez que o Brasil integra as forças de paz para estabilizar o país. A secretária vai assinar um plano de ação conjunta contra a discriminação racial para promover a igualdade étnico-racial no Brasil e EUA. Além disso, o governo brasileiro quer discutir com os EUA temas da área econômico-comercial, como memorando de atendimento sobre biocombustíveis e a reforma dos organismos financeiros multilaterais. GABRIELA GUERREIRO; da Folha Online, em Brasília. 1303.
Nenhum comentário:
Postar um comentário