Lula diz que a crise dos EUA não deve chegar ao Brasil. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ao longo de seu programa de rádio “Café com o presidente”, que foi ao ar na manhã desta segunda-feira (24), que a crise que vem atormentando os norte-americanos não deverá chegar ao Brasil. Lula deu a entender que o país está blindado o suficiente para suportar boa parte das turbulências do mercado internacional. “A crise não chegou ao Brasil e nós trabalhamos com a hipótese de que a crise não vai chegar ao Brasil”, disse Lula. E explicou os motivos de seu otimismo:
“Primeiro porque o sistema brasileiro não está envolvido nos títulos imobiliários americanos; segundo porque o Brasil está com sua economia sólida, sustentada no seu crescimento interno, e numa política de exportação muito forte; terceiro coisa é que diversificamos nosso mercado importador. Nós, hoje, não dependemos de um ou de outro país. Temos uma grande exportação para toda América Latina, para Europa, para os EUA, Ásia, Oriente Médio. Portanto, essa diversificação dá ao Brasil uma certa garantia de que nós não temos problemas”.
G1, SP, 2403."Trabalho com muita vontade para fazer sucessor", diz Lula. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que trabalha com muita vontade para fazer sua sucessão na Presidência nas eleições de 2010. "Se alguém acha que, pelo fato de que não sou candidato, não vamos ganhar as eleições, pode começar a se preocupar. Eu estou trabalhando com muita vontade de fazer minha sucessão." (...) "Sou contra o terceiro mandato. Mais do que ético, é um valor democrático. A gente não pode brincar com a democracia. [Em 2006], fui candidato porque a lei [que permitiu a reeleição] foi aprovada. Mas não fui eu quem aprovei", disse. "Eu não tenho candidato porque eu trabalho com a seguinte idéia: acho que a base que sustenta o governo hoje tem que lançar uma candidatura", completou. Lula aproveitou para negar uma aliança com o PSDB na eleição de 2008. Folha Online, 2403.
Disputa por prefeituras atrai 127 deputados e é prévia para 2010. Um quarto dos deputados é pré-candidato nas eleições municipais de 5 de outubro. A maioria das 127 candidaturas da Câmara é de parlamentares da base aliada: 89 contra 38 oposicionistas. No Senado, apenas 3 dos 81 senadores lançaram seus nomes para as eleições deste ano. Apesar de um em cada quatro deputados se posicionar como pré-candidato, a expectativa é que somente metade desses parlamentares entrará na corrida municipal. Na prática, dos 127, somente 60 ou 70 devem realmente disputar as eleições. Sem chances de vitória, mas com a certeza de que continuarão com o mandato quer de deputado quer de senador, alguns vão participar da disputa apenas para firmar seus nomes para as eleições de 2010. No mundo político é o chamado "recall" para as próximas eleições. Mesmo sendo uma prática comum entre os parlamentares, raramente alguém assume publicamente que a candidatura a uma das mais de cinco mil prefeituras brasileiras funciona, na prática, como espécie de campanha antecipada para renovar o mandato de deputado dois anos depois. Eugênia Lopes, BRASÍLIA, Estadão. 2403.
Lula se diz "indignado" com insinuações de que PAC seja eleitoreiro. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva negou hoje (24) que o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) tenha caráter eleitoreiro. Após enumerar algumas das conquistas atribuídas às ações do governo, ele rebateu mais uma vez matérias publicadas recentemente pela imprensa que relacionam a iniciativa e a proximidade das eleições. "Ora, é no mínimo uma coisa que me deixa indignado. Ou seja, o governo não está disputando nenhuma eleição. Não tem eleição para presidente da República e não tem eleição para governador. O programa é um programa que o governo federal anunciou com dois anos de antecedência e esse dinheiro agora está gerando aquilo que nós queríamos que ele gerasse: emprego e melhoria na vida das pessoas", afirmou em seu programa semanal de rádio "Café com o Presidente". Folha, Ag.Brasil, 2403.
Das medidas anticongestionamento, apenas uma entra em vigor. SÃO PAULO - No dia em que pelo menos
quatro das 19 intervenções prometidas pela Prefeitura de São Paulo para reduzir os problemas de trânsito que assolam a capital deveriam ser tomadas, apenas a interveção que cria o corredor virtual de ônibus na
Rua Clélia, na Lapa, zona oeste da cidade, foi efetivamente adotada. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) não sabe explicar porque as outras medidas ainda não foram adotadas já nesta segunda-feira, 24. (...) Na quarta-feira, 19, o secretário municipal de Transportes de São Paulo, Alexandre de Moraes, apresentou em entrevista coletiva, um plano de ações para melhorar a fluidez do trânsito na capital paulista. Entre as ações estão 19 obras viárias, a recuperação de 7 corredores de ônibus, proibição de estacionamento e carga e descarga de caminhões em 17 vias, criação de 175 rotas alternativas e remoção de 167 lombadas. (...) A prefeitura prevê mudanças no acesso ao Terminal Bandeira, no centro da capital, ajuste nos semáforos da esquina da Avenida Ipiranga com a rua da Consolação e intervenções nas paradas de ônibus na avenida Teotônio Vilela, próximo às avenidas Rodrigues Villares e Paulo Guilger.
Paulo R. Zulino - estadao.com.br. 2403.
MST e MAB ocupam usina no PR contra a privatização da Cesp. SÃO PAULO - Cerca de 500 ativistas ligados ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e ao Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), dos Estados de São Paulo e Paraná, ocuparam nesta segunda-feira, 24, a Usina Hidrelétrica Sérgio Mota, em Porto Primavera, região do Pontal do Paranapanema, no extremo Oeste do Estado paulista. Eles protestam contra a privatização da Companhia Energética de São Paulo (Cesp), cujo leilão está marcado para a próxima quarta-feira, 26, na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). A Cesp é responsável por 60% da energia gerada no Estado de São Paulo e é a terceira maior do País. A empresa possui seis usinas hidrelétricas nos Rios Paraná, Tietê, Paraíba do Sul, Paraibuna e Jaguari. O valor estimado da companhia é de R$ 12 bilhões, no entanto, o valor mínimo no leilão será de R$ 6 bilhões. Milton F.da Rocha Filho, da Agência Estado.
Integrantes do MST e do MAB bloqueiam rodovia contra privatização da Cesp e contra o governador José Serra. Folha Online. 2403. Foto Cristiano Machado/Folha.
Censura bloqueia blog mais lido de Cuba. Autoridades cubanas bloquearam o acesso a partir de Cuba ao blog mais lido do país, disse sua autora, Yoani Sánchez, nesta segunda-feira (24). Sánchez, cujo blog crítico "geração Y" recebeu 1,2 milhão de visitas em fevereiro, disse que os cubanos não podem mais visitar a página dela (
www.desdecuba.com/geraciony) e a de outros dois blogueiros do país hospedados em um servidor alemão.
Os internautas vêem apenas um mensagem de "erro no download". "Os censores anônimos do nosso famélico ciberespaço tentaram me trancar em um quarto, apagar a luz e não deixar meus amigos entrarem", escreveu ela em seu blog nesta segunda-feira.
Reuters, G1.
Manifestantes pró-Tibete fazem protesto em cerimônia olímpica na Grécia. Pelo menos quatro homens da organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF) conseguiram entrar no estádio de Antiga Olímpia durante o discurso de Liu Qi, presidente do Comitê Organizador dos Jogos, nesta segunda-feira (24) na Grécia. Os ativistas superaram as estritas medidas de segurança em Olímpia e conseguiu levantar brevemente um cartaz que convocava o boicote dos Jogos devido à repressão policial chinesa no Tibete. "Boicote ao país que pisa nos direitos humanos" eram os dizeres do cartaz e outro gritou "Liberdade, Liberdade" na tribuna oficial. A polícia agiu rapidamente e a televisão estatal da Grécia cortou a transmissão ao vivo para outra imagem. G1, com Agências. Foto: Mal Langsdon/Reuters.
Cesar Maia ironiza tendas estaduais e diz querer "eliminar óbitos". O prefeito do Rio, Cesar Maia, foi criticado hoje quanto à escalada da dengue na cidade tanto pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão, quanto pelo governador Sérgio Cabral, os dois do PMDB. Em e-mail à Folha Online, ele afirmou que a prefeitura trabalha sozinha no combate do que chama de "novo surto" da doença desde novembro de 2007 e ironizou as três tendas de hidratação inauguradas hoje por Cabral. "Fico feliz em ver que o ministério e o Estado estão entrando em campo. Temos 123 pontos de hidratação. Mais dois ou três vão ajudar. Mas nosso foco são os óbitos, que praticamente zeramos, em março, em nossas unidades", escreveu Maia. GABRIELA MANZINI, RENATO SANTIAGO; da Folha Online.
Nenhum comentário:
Postar um comentário