A proposta deste blogue é incentivar boas discussões sobre o mundo econômico em todos os seus aspectos: econômicos, políticos, sociais, demográficos, ambientais (Acesse Comentários). Nele inserimos as colunas "XÔ ESTRESSE" ; "Editorial" e "A Hora do Ângelus"; um espaço ecumênico de reflexão. (... postagens aos sábados e domingos quando possíveis). As postagens aqui, são desprovidas de quaisquer ideologia, crença ou preconceito por parte do administrador deste blogue.
PENSAR "GRANDE":
[NÃO TEMOS A PRESUNÇÃO DE FAZER DESTE BLOGUE O TEU ''BLOGUE DE CABECEIRA'' MAS, O DE APENAS TE SUGERIR UM ''PENSAR GRANDE''].
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“Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...” (Abraham Lincoln).=>> A MÁSCARA CAIU DIA 18/06/2012 COM A ALIANÇA POLÍTICA ENTRE O PT E O PP.
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''Os Economistas e os artistas não morrem..." (NHMedeiros).
"O Economista não pode saber tudo. Mas também não pode excluir nada" (J.K.Galbraith, 1987).
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quarta-feira, julho 23, 2008
REPORTAGEM ESPECIAL REVISTA ''VEJA''
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Vilhena/RO
Cidade em regime de engorda
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Em trinta anos, um entreposto de gado no Norte passou a ostentar indicadores sociais dignos do Sul Maravilha
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[Foto: Manoel Marques. Vilhena já foi apenas uma das fronteiras do gadono Norte do país. Hoje, é também um entreposto comercial que centraliza a economia de outros sete municípios].
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Vilhena está estrategicamente posicionada no meio da Rodovia BR-364, que liga Porto Velho a Cuiabá. Foi povoada por agricultores do Sul e do Sudeste, atraídos por loteamentos feitos por Brasília e slogans como "Integrar para não entregar" e "Terras sem homens para homens sem terras". Foi uma verdadeira conquista do Oeste – ou do Noroeste. Em boléia de caminhão, o percurso até Vilhena levava quinze dias. A estrada só recebeu asfalto em 1982, o mesmo ano em que foi inaugurado seu aeroporto. As obras provocaram um surto de crescimento. A cidade se tornou um dos principais entrepostos comerciais da Região Norte. Em quatro anos, sua população triplicou e atingiu 36 000 habitantes. Ao facilitar o transporte dos bois, a rodovia enriqueceu os criadores de gado e proporcionou à prefeitura sua principal fonte de arrecadação.
A estrada deu novo impulso ao comércio. A BR-364 é cortada diariamente por 700 caminhões de soja, que se dirigem a Porto Velho, onde embarcam o grão nas barcaças que cruzam o Rio Madeira. Vilhena é ponto de parada dos caminhoneiros, que lá abastecem seus veículos e fazem compras. O gado, os serviços e a soja fizeram com que nesta década o PIB municipal crescesse 73% e a população, 25%. Os vilhenenses solicitaram um comércio mais sofisticado. Em 1975, o grupo Pato Branco era só uma mercearia de secos e molhados. Depois que a rodovia foi construída, a empresa abriu um posto de gasolina, uma revendedora de pneus e, hoje, possui o maior supermercado da região. Agora, constrói o primeiro shopping center da cidade. "Quando ele ficar pronto, Vilhena vai parecer uma Suíça rondoniense", sonha Selito Bagatini, dono do Pato Branco.
Como não poderia deixar de ser, apareceu um clã para tomar conta da política. Detalhe: quando os Donadon chegaram, a economia local já estava em disparada. Vilhena já elegeu quatro Donadon: dois prefeitos, um deputado estadual e outro federal. O negócio da família é o gogó. Tanto que ela não se contenta apenas com o poder. Quer dominar também os palcos de Vilhena. Os parlamentares Natan e Marcos exibem um repertório sertanejo em shows. "Quase viramos profissionais", diz o deputado estadual Marcos, que se submeteu até a um implante capilar para não comprometer a estampa da dupla. Suas irmãs, Miriam e Raquel, enveredaram pelo gospel. O prefeito Marlon, primo deles, ataca no pop. Todos cantaram para a reportagem de VEJA.
O eldorado amazônico é o mais bem posicionado do Norte e do Nordeste em todos os rankings elaborados por VEJA. É a única cidade destas regiões a aparecer entre as vinte primeiras colocadas quando é considerado o desenvolvimento da economia e da qualidade de vida (educação, saúde, segurança e acesso à tecnologia). O futuro promete ser alvissareiro. Brasília pretende conectá-la à costa baiana por meio de uma ferrovia. Mais avançado está o projeto de ligá-la a um porto no Pacífico. Os primeiros trechos da rodovia, que se estenderá até a costa do Peru, já estão concluídos.
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