A proposta deste blogue é incentivar boas discussões sobre o mundo econômico em todos os seus aspectos: econômicos, políticos, sociais, demográficos, ambientais (Acesse Comentários). Nele inserimos as colunas "XÔ ESTRESSE" ; "Editorial" e "A Hora do Ângelus"; um espaço ecumênico de reflexão. (... postagens aos sábados e domingos quando possíveis). As postagens aqui, são desprovidas de quaisquer ideologia, crença ou preconceito por parte do administrador deste blogue.
PENSAR "GRANDE":
[NÃO TEMOS A PRESUNÇÃO DE FAZER DESTE BLOGUE O TEU ''BLOGUE DE CABECEIRA'' MAS, O DE APENAS TE SUGERIR UM ''PENSAR GRANDE''].
***************************************************
“Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...” (Abraham Lincoln).=>> A MÁSCARA CAIU DIA 18/06/2012 COM A ALIANÇA POLÍTICA ENTRE O PT E O PP.
----
''Os Economistas e os artistas não morrem..." (NHMedeiros).
"O Economista não pode saber tudo. Mas também não pode excluir nada" (J.K.Galbraith, 1987).
"Ranking'' dos políticos brasileiros: www.politicos.org.br
=========valor ...ria...nine
folha gmail df1lkrha
***
terça-feira, março 02, 2010
"QUEM LÊ TANTA NOTÍCIA"?
02 de março de 2010
O Globo
Presidente Bachelet envia tanques e 7 mil militares às regiões
Os saques e as prisões se multiplicaram ontem no Chile, elevando o clima de tensão nas áreas mais atingidas pelo terremoto de sábado. Uma onda de desespero tomou conta dos 600 mil moradores de Concepción, onde a situação de terra arrasada é agravada pela falta de luz, água e comida há três dias, relata o enviado especial Flávio Freire. Um supermercado foi incendiado por saqueadores. A cidade foi ocupada por tanques do Exército e por sete mil militares, e o toque de recolher foi estendido das 20h ao meio-dia. A presidente Michelle Bachelet fez um apelo, afirmando que pilhagem e delinquência são inaceitáveis. A contagem oficial já chega a 723 mortos, e estima-se que as buscas de pessoas presas nos escombros ainda demorem ao menos uma semana. Um avião que levava uma equipe de resgate caiu, matando as seis pessoas a bordo. (págs. 1 e 24 a 28)
Solidariedade só internacional
Em contraste com a atitude adotada no Brasil, de não visitar zonas de catástrofe, o presidente Lula desviou voo de volta do Uruguai, onde foi à posse de Mujica, para se solidarizar com Bachelet no Chile. (págs. 1 e 26)
Foto legenda: Do alto de um tanque, soldados chilenos observam o trabalho dos bombeiros para apagar um incêndio em supermercado de Concepción: saques se disseminam no país
Receita aperta cerco a grandes empresas
Metrô tem nova pane, com mais transtornos
Coronel suspeito de negociar com bandido cai
Sob a guarda do tráfico
A Justiça devolvem aos donos - denunciados por tráfico de drogas - carros de luxo, como Ferrari e BMW, apreendidos pela Polícia Federal em Mato Grosso. Para a Justiça, os carros ficarão mais bem conservados com eles que no pátio aberto da PF. (págs. 1 e 11)
Cemig, dona da Light, quer agora a Ampla
Palocci critica ideias governistas sobre imprensa
------------------------------------------------------------------------------------
Folha de S. Paulo
Manchete: Governo maquia dados e esconde atraso do PAC
O governo federal maquiou balanços para encobrir um mega-atraso nas principais obras do Programa de Aceleração do Crescimento, relatam Eduardo Scolese e Ranier Bragon.
Confrontando o primeiro balanço do PAC com os seguintes, houve atraso em 75% das obras - algumas cujo cronograma foi estendido mantiveram carimbos com a palavra "adequado".
Há metas que passaram de conclusão da obra a "entrega do projeto" e ações atrasadas que sumiram de balanços. O PAC é gerido por Dilma Rousseff (PT), pré-candidata ao Planalto.
Segundo o governo, a avaliação do PAC concentra-se nos riscos à realização das obras, e o cronograma é só um dos elementos. Os atrasos são atribuídos a fatores como fortes chuvas. (págs. 1 e B1)
Após tremor, até quartel é alvo de saques no Chile
Não houve obediência imediata ao toque de recolher. A segunda maior cidade do país teve um morto e 160 pessoas detidas, relata o enviado Leonardo Wen.
Até quartéis foram saqueados. A presidente Michelle Bachelet anunciou o envio de 7.000 soldados à região. Um brasileiro desapareceu em Concepción.
O governo pediu ajuda às Nações Unidas. Avião que saiu de Santiago para verificar o estado de albergues no sul do país caiu. Os seis tripulantes morreram. (págs. 1 e Mundo)
Carlos Heitor Cony
Natureza tem suas leis, sem depender de ações humanas (págs. 1 e A2)
Foto legenda: Morador de Talcahuano caminha em meio li devastação causada por tsunami na região costeira como consequência do terremoto
Empresa de game virtual é acusada de desviar doações (págs. 1 e A12)
Aécio convida Dilma e Ciro para evento e contraria Serra
Serra irá, mesmo contrariado com a possível presença de adversários, entre eles Ciro Gomes (PSB). A ministra Dilma Rousseff (PT), embora convidada como integrante da equipe de Lula, já disse que não vai. (págs. 1 e A4)
Brasil: Marina Silva decide priorizar classes C e D e 'mulheres cristãs' (Págs. 1 e A6)
Aumenta a competição de redes de varejo na internet
Há quatro anos, as vendas on-line representavam 1% do comércio tradicional. Agora respondem por 3%. Nos EUA, são 7%. (págs. 1 e B5)
Negociação com ladrões resulta em morte de policial no Rio
Alves de Lima disse que só acompanhou sua mulher na negociação com os ladrões, feita à sua revelia. O coronel teve nomeação para a Polícia Rodoviária suspensa; a PM fará sindicância. (págs. 1 e C6)
Novo reitor da USP retira aval para a PM entrar no campus
Editoriais
------------------------------------------------------------------------------------
O Estado de S. Paulo
Manchete: Sobra vaga em universidade federal
A terceira etapa de inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para entidades federais de ensino superior começou ontem com quase metade das vagas ainda disponíveis. Das 47,9 mil oferecidas, sobraram 21.701 (45,3% do total) após duas rodadas de matrículas. Um exemplo é a Universidade Federal de Pelotas, que colocou todas as vagas do curso de direito no Sisu, mas apenas 18% foram preenchidas até agora, e a escola adiou o início das aulas. O Ministério da Educação culpou a falta de compromisso social de estudantes que se inscreveram sem intenção de se matricular. Segundo o MEC, o baixo índice de matrículas surpreendeu, pois o mesmo sistema é usado no Programa Universidade Para Todos sem que tivesse havido um número significativo de inscrições não confirmadas. O MEC afirmou que não haverá vagas ociosas porque foi instituída uma lista de espera após a terceira etapa. (págs. 1 e A17)
Chile tem saques apesar de reforço
O governo chileno ampliou o toque de recolher e reforçou com 10 mil soldados, além de tanques, a presença militar em Maule e Concepción, as cidades mais afetadas pelo terremoto de sábado, que matou ao menos 723 pessoas. As medidas não interromperam a onda de saques a mercados e lojas. Saqueadores atearam fogo a um supermercado após constatarem que não havia mais nada para ser levado. Os moradores consideram o contingente militar “insuficiente”. Há pelo menos um brasileiro desaparecido. (págs. 1 e A10)
Testemunha de quatro tremores
Testemunha de outros três terremotos (em 1939, 1960 e 1985), o engenheiro Reigner Salazar, de 80 anos, disse ao Estado que o tremor de sábado foi o pior. "Principalmente pelo comportamento das pessoas, que saquearam sem necessidade.” (págs. 1 e A12)
Nas ruas, navios e contêineres
O tsunami provocado pelo terremoto arrastou navios de pesca para as ruas em Talcahuano, um dos principais portos do Chile. Contêineres foram parar a três quarteirões do cais, sobre casas. "A água destruiu mais do que o terremoto", disseram moradores. (págs. 1 e A12)
Foto legenda: Tsunami - Destruição causada por maremoto no corto de Talcahuano, cidade próxima a Concepción, a mais atingida pelo tremor no Chile
Juiz da Espanha acusa Chávez de ajudar ETA
PM do Rio afasta coronel que negociou com ladrões
Dora Kramer: Os próximos gestos de Serra
Notas e Informações: A ascensão de Dilma
------------------------------------------------------------------------------------
Jornal do Brasil
Manchete: Chile, enfim, pede socorro
No Haiti, a miséria não tem lágrimas
Grandes bancos miram os jovens
Em Minas, último apelo a Aécio
Coisas da política
Informe JB
Anna Ramalho
Hildegard Angel
Editorial
Sociedade Aberta
Cientista político
Lula e as Malvinas: é hora de apostar no bom senso. (págs. 1 e A11)
Sociedade Aberta
Economista e professor
A Alemanha, a França e o tiro no pé. (págs. 1 e A12)
------------------------------------------------------------------------------------
Correio Braziliense
Manchete: Câmara vai aceitar cassação de Arruda
Pela autonomia
Procurador-geral da Câmara Legislativa apresenta justificativa para convencer o presidente do STF, Gilmar Mendes, a rejeitar o pedido de intervenção no Distrito Federal. Principal argumento é de que os poderes locais estão empenhados em punir os envolvidos no escândalo. (págs. 1 e 45)
É sua vez, Brunelli
Deputado distrital flagrado na oração da propina está com a carta de renúncia escrita e deve abrir mão do mandato hoje. Eurides Brito parte para o ataque e diz que o dinheiro escondido na bolsa era para a campanha de Roriz. Ex-governador considera versão “fantasiosa”. (págs. 1 e 46)
Foto legenda: A crise e os distritais: Cabo Patrício falará com Gilmar Mendes; o gabinete vazio de Leonardo Prudente; Chico Leite, relator
Foto legenda: O Chile pede socorro
Desaparecidos: Dois meses de desespero em Luziânia
Carga tributária: Brasiliense paga R$ 26 mil em impostos
Seu bolso: Banco estatal comanda alta dos juros
--------------------------
http://clipping.radiobras.gov.br/clipping/novo/Construtor.php?Opcao=Sinopses&Tarefa=Exibir
------------
Nenhum comentário:
Postar um comentário